quarta-feira, 5 de junho de 2019

Caieira: o zagueiro sem… batina!

Imagem: Caieiro ao centro, ladeado por Geninho e Heleno de Freitas. Crédito: revista Grandes Clubes Brasileiros.

José João Perozzi Bonfim, o ‘Caieira’, nasceu no dia 28 de maio de 1915, em Ouro Preto (MG), e faleceu no dia 24 de novembro de 1970, na cidade de São Paulo (SP), tendo jogado na posição de zagueiro.

Em 1929 a família mudou-se para Sabará (MG) e o futebol entrou na sua vida. O atleta ingressou no quadro amador do Alves Nogueira Football Club (MG) e aí recebeu o apelido de ‘Caieira’, que havia de o acompanhar por toda a vida.

Em 1931 a família mudou-se para Belo Horizonte e na capital mineira Caieira recebeu convite do Atlético Mineiro, acabando por ser campeão estadual em 1932.
Em 1933, Caieira firmou compromisso com o Cruzeiro e foi considerado o melhor zagueiro do estado. Então, o América interessou-se por ele, mas as negociações falharam e acabou indo para o Rio de Janeiro para jogar no Botafogo entre 1941-1943, seguindo depois para o Palmeiras.

Estreou-se no Botafogo no dia 1 de junho de 1941 na derrota para o Fluminense por 3x2 e realizou o último jogo no dia 24 de julho de 1943, na derrota para o Vasco da Gama por 4x1. Caieira atuou oficialmente em 62 jogos pelo Botafogo e não conquistou nenhum título.

O bom mineiro definia assim o seu papel dentro das quatro linhas: “Zagueiro bom não usa batina!"

Pesquisa de Rui Moura (editor do blogue Mundo botafogo); Fontes: Castro, Alceu Mendes de Oliveira (1951). O Futebol no Botafogo (1904-1950). Rio de Janeiro: Gráfica Milone; 

Sem comentários:

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...