sexta-feira, 7 de junho de 2019

ETIQUETAS


[Nota preliminar do editor: as expressões escritas simultaneamente em letras maiúsculas e em negrito no texto reproduzem as designações de etiquetas do Mundo Botafogo, enfileiradas na vertical ao lado direito do blogue, que Lúcia Senna utilizou sob o signo da sua notável criatividade.]

por LÚCIA SENNA
Escritora e Cantora
Cronista do Mundo Botafogo

Há exatos três anos, em UM DIA do mês de Junho – precisamente dia 7, número mágico botafoguense –, tive a honra e a felicidade de ser convidada a participar do Mundo Botafogo.

É você, amigo leitor, SABIA QUE os dias que antecederam a minha entrada no MB foram de grande ansiedade? Havia, obviamente, um teste para que o editor pudesse avaliar se os meus escritos estavam dentro do padrão por ele exigido.

Meu conhecimento SOBRE O BLOGUE era praticamente nenhum. Sabia, no entanto, que Ruy Moura era um homem culto, elegante, competente ao extremo, educado e, consequentemente, cheio de ETIQUETAS.

Todas essas virtudes do editor deixavam-me nervosa. Eu queria muito que as minhas crônicas pudessem ser publicadas e vistas por um público de alto nível, em um blogue de elevado conceito mundo afora. Precisava de uma boa HISTÓRIA, acompanhada de belas IMAGENS que agradassem ao ’poderoso chefão’.

Vivia com as mãos frias como se eu, sem estar preparada, tivesse que dar SALTOS ORNAMENTAIS, e ser observada por um júri pra lá de exigente.

A noite chegava, o sono não vinha e o cansaço deixava-me com meus parcos NEURÔNIOS à beira de um ataque de nervos, pois nenhuma história me parecia boa o suficiente para apresentar ao editor.  Chegava a ouvir VOZES vindas sei lá de onde, verdadeiros MOSAICOS de ideias desencontradas, carregadas de SÍMBOLOS confusos que, na realidade, não me ajudavam em nada. Ao contrário, parecia um enigmático tabuleiro de XADREZ, a me torturar.

O dia D se aproximava e borboletas faziam cócegas na minha barriga. Resolvi fazer ENQUETES entre os amigos mais próximos. Afinal, que assunto devo abordar para ser aceita no MB?

Alguns achavam que eu deveria escrever um texto sobre ANTIGUIDADES. Antiguidades? Como assim? – retrucava eu. Outros diziam que poderia ser um artigo sobre ESCULTURAS E PINTURAS, para passar uma imagem de mulher culta. Detestei a ideia da máscara de pessoa culta. Alguém, ainda me lembro, sugeriu uma crônica sobre as CURIOSIDADES tão ESPECIAIS existentes no Rio de Janeiro, como as famosas ESCULTURAS DE AREIA das praias de Copacabana. E um outro pensou em um texto sobre as FIGURAS estranhas que caminham pela orla e suas TATUAGENS exóticas e criativas. Era uma MISCELÂNEA de sugestões, as mais loucas possíveis...

E o interessante é que houve até TORCIDA organizada. Os TORCEDORES, cada vez mais animados, apresentavam cartazes com as suas apostas.

Diante de todas aquelas manifestações, fiquei atordoada e... decidi que não era nada daquilo que eu queria escrever. Tinha que ser algo repleto de COISAS & LOISAS e que falasse de AMOR COM RAZÃO E EMOÇÃO.  Logo me veio a ideia de contar a lenda do Boi-Bumbá. Na ocasião, estava lendo LIVROS sobre as lendas e os folclores da região amazônica e, de repente, tudo pareceu se encaixar com perfeição.

Sentei em frente ao computador e pus-me a escrever a crônica que poderia me abrir as portas para um novo mundo. Surpreendentemente o texto fluía como uma cachoeira e o ponto final não demorou a acontecer. Consultei o dicionário dezenas de vezes, li e reli outras tantas. Com muita preocupação, através de e-mail, enviei os escritos para a apreciação e julgamento de ninguém menos do que RUY MOURA, o editor do MB.

Alguns dias – que, a mim pareciam meses, anos talvez – se passaram e nenhuma notícia.

Mas, no dia seis de junho, pela manhã, recebi a visita solene, do ARAUTO do rei RUY, que em alta voz proclamou: “Nosso monarca ordena que a sua mais nova súdita Lúcia Senna se apresente ainda hoje, na sede do MUNDO BOTAFOGO, munida de seu ARCO E FLECHA, para receber de Vossa Majestade o passaporte para a entrada triunfal no seu  Glorioso reino Alvinegro”.

Fiquei extasiada!!! Não havia dúvida, eu tinha sido aceita naquele reino de encantos. Ao me deparar com o meu REI, imponente com o seu MANTO GLORIOSO, fui incapaz de pronunciar uma palavra sequer; permaneci muda de emoção!  Recebeu-me com honras de Estado. Sob fortes APLAUSOS e sons de inebriantes HINOS – em louvor ao seu time de coração, o BOTAFOGO’S, – adentrei naquele paraíso, sufocada pelos mais profundos sentimentos. Como se todo aquele maravilhoso aparato não bastasse, LANÇAMENTOS de fogos de artifício iluminavam o céu, repleto de astros visíveis a olho nu.

Foi nesse momento que caí da cama. DEUS, meu!!! Então, tudo não havia passado de um sonho? Desanimada, levantei-me e fui direto checar MENSAGENS, via e-mails. E lá estava uma de RUY MOURA!!!!

Sim, ele havia gostado da minha crônica e me convidava a participar do blogue. Dei pulos de alegria e, depois, balancei-me bem alto na rede, hábito que tenho quando não caibo em mim de contentamento.

E, assim, entrou pelo pé do pato, saiu pelo pé do pinto e, quem quiser... que leia todas elas que estão agrupadas na ETIQUETA intitulada LETRAS LUCIASENNA.

Obrigada a todos vocês, queridíssimos leitores, pelo carinho que têm me dispensado durante todo esse tempo. Obrigada, RUY, por tudo e por tanto...

P.S.: O nome da primeira crônica: ‘Depressão pós-festa’.

68 comentários:

Anónimo disse...

Ruy, que moça mais criativa...
Não me canso de repetir a mesma coisa!
Como alguém aqui já disse, LÚCIA É GENIA!
EDSON

Anónimo disse...

Lúcia SEnna, você não existe.
Esse texto é totalmente original! Meus parabéns, cara cronista!
AMAURY

Anónimo disse...

Lúcia só poderia ter entrado para o nosso MUNDO no dia 7. Ela é o nosso MANÉ das crônicas!
Que orgulho temos de ti,
ABRAÇOS GLORIOSOS

Anónimo disse...

Pera aí, deixa eu entender...
Queres me dizer, RUY, que a Lúcia nos contou a sua história através das etiquetas que crias para selecionar os diversos assuntos por temas? INACREDITÁVEL! E deu certinho! FENOMENAL!
Saudações e toda a minha admiração! ALCEGLAN

Anónimo disse...

Minha amiga,
A mim, já não admira nada que venha de ti, em termos de ideias criativas. Mas, dessa vez, foi mesmo muito bem bolado. Quem mais poderia pensar em escrever um texto tão pessoal, a partir de etiquetas criadas pelo editor? Muito maneiro, queridona!
Beijos da ISABEL,

Mãe Natureza disse...

Ainda bem que foi aprovada. Aguardo ansiosamente e não perco uma. Detalhe: pela experiência a próxima é melhor ainda. Parabéns e obrigado Lúcia e Ruy.

Anónimo disse...

Lúcia, prima querida,
Eu acompanhei toda a tua aflição até saber que o Ruy havia gostado da crônica. Vi também a tua felicidade quando recebeste o e-mail dele te aprovando. MUITO GIRO!!!!
Beijos da CHESCA,

Anónimo disse...

Adorei o sonho com ARAUTOS, MANTOS SAGRADOS, HINOS e ARCO E FLECHA!!!!!
Só mesmo em sonho para encaixar etiquetas tão dificeis como essas...
BELEZA PURA,
SANDRA

Anónimo disse...

Acabei de ler , Lúcia, a tua primeira crônica : DEPRESSÃO PÓS-FESTA.Fiquei encantada! Eu não conhecia a lenda do Boi-Bumbá. Sabia da existência da festa, obviamente, mas a magnifíca lenda, não tinha a menor ideia. E com que graça escreveste o texto...
Que os deuses te protejam e que continues nos fascinando com as tuas histórias.
DENISE

Carlos Eduardo disse...

Lúcia,a sua ansiedade foi a minha quando estreei a minha coluna aqui no blog também,o #CrônicasDeQuinta.
Mas já tinha colaborado no blog sempre com alguma informação interessante,e já tinha experiência escrevendo em blog,seja meu ou de outro.
E ter um cantinho no mundobotafogo é motivo para se sentir honrado,escrever sobre esporte/Botafogo num blog tão bem administrado,importante e que é referencia sobre o BOTAFOGO é especial.
Confesso que meus textos sempre tem uma ajudinha do Ruy(que organiza melhor as ideias,é quem revisa antes de publicar);sobre as inspirações eu geralmente escrevo um dia antes kkkkk pior é quando vc tem um texto na cabeça e quando vai escrever,eis que surge o famoso branco kkk aí tem que improvisar...
Estreei oficialmente dia 2 de maio,ou seja,2+5=7.
Olha o 7 aí também.Botafogo e superstição seria sinônimos ou redundância hein???
Abraços!!!

Anónimo disse...

Amiga, querida
Sabes o que significa a palavra PRIMOR? Se não sabes , digo que PRIMOR é o texto que acabas de escrever a partir das etiquetas tão bem organizadas pelo RUY MOURA.
És uma guria muito GIRA!!!
Beijocas da ELIZA

Anónimo disse...

Mulher bonita , criativa e inteligente deve ser aplaudida de pé. Obrigado, RUY MOURA, por ter percebido o talento da Lúcia e ter nos presenteado com esse encanto de cronista!
GABRIEL, um fã entre tantos.

Anónimo disse...

Lúcia, fazer um texto interessante usando etiquetas tais como : NEURONIOS, MISCELÂNEAS, COISAS & LOISAS, MOSAICO, XADREZ e SALTOS ORNAMENTAIS entre tantas outras, é coisa pra MALUCA BELEZA. E, isso, sabes, é o maior elogio que eu poderia te dar, já que eu adorava o RAUL SEIXAS. parabéns, pelo repertório criativo que tens.
Beijos DA CLARA

Anónimo disse...

Apesar dos teus amigos terem te sugerido vários temas, acho que acertaste em cheio em não concordar com nenhuma das propostas. O Boi Bumbá foi uma escolha perfeita. Acho até que o Ruy deveria republicá-lo. Como não eras conhecida, o número de comentários à crônica ficou muito aquém do merecido. Um abraço e minha admiração
JOÃO MARTINI

Ruy Moura disse...

É genial, Edson, GENIAL! E ÚNICA!
Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Quero te dizer, e redizer, Alceglan, que ela é INACREDITÁVEL e FENOMENAL!!!
Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Mãe natureza, estamos aqui para ti e para todos os nossos leitores. Obrigado!
Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Que giro, Chesca!
Beijos Gloriosos!

Ruy Moura disse...

2+5=7??? Genial, Carlos Eduardo!!!
Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Obrigado, Eliza!
Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

E como foi fácil, Gabriel!!! Li e a coisa bateu no peito instantaneamente. E quando uma coisa bate no peito assim, ela é a COISA!
Abraços Gloriosos.

Anónimo disse...

Oi, prima
A família toda fica babando de entusiasmo com o teu sucesso no blog mais GIRO DO MUNDO!
BEIJOS ,
Silvia e família ( rsrs)

Anónimo disse...

Bacana teres escrito sobre todo o angustiante processo pelo qual passaste até ser aceita no MB. Mais bacana ainda foi teres feito o texto utilizando as etiquetas do blog! Sensacional!
MARCELO

eunice oliveira disse...

Lucia,
Isso tem um nome ... chama-se TALENTO!! ou você tem, ou você não tem!!
Sua capacidade incomum para criar e recriar situações e magnifica !!
Você esta no lugar certo!!
Parabéns!

Anónimo disse...

Lúcia,
Você ê um ser iluminado!
É isso, é tudo isso é nada mais que isso.
Abraços iluminados!

Anónimo disse...

A facilidade que você tem para dar um toque mágico em tudo que escreve é...MÁGICO ( rsrs).
Adorei o texto em si. Vai do real, passando pelo sonho, volta pro real e o resultado é SURREAL!
BEIJOCAS, minha linda!
Beth

Anónimo disse...

O que mais admiro em alguém é a capacidade de se reinventar. Parabéns, cronista!
TADEU.

Anónimo disse...

Parabéns Ruy e Lúcia ,
Ruy, pelo " faro" que tem em descobrir talentos. Lúcia, pelo " faro" que tem de sacar histórias que irão se transformar em ótimos textos.
Parabéns duplo,

Anónimo disse...

Gosto que me enrosco dessa cronista! Uma vez escreveu um texto maravilhoso com o título: FURO DE REPORTAGEM: GARRINCHA VIVE. Através dos nomes dos jogadores mais famosos do Botafogo, criou um texto dando vida ao nosso Mané. Agora, escreve sobre a própria história, baseada nas etiquetas criadas pelo nosso grande editor Ruy Moura. Então, como não admirar tanta originalidade? BRAVO, Lúcia!!!!!
RODRIGO

Anónimo disse...

Prima,
Luquita, nós de Brasília, te enviamos todo o nosso carinho.Estamos ligados no blog e, em ti,.especialmente! A crônica é show de bola. Beijos, muitos.

Anónimo disse...

Lendo o comentário de Rodrigo que lembrou- se da crônica FURO DE REPORTAGEM: GARRINCHA VIVE, ótima por sinal, lembrei -me de uma outra intitulada COLCHA DE RETALHO , se não me engano, quando ela completou um ano no MB. Aproveitou os títulos das crônicas anteriores e fez surgir uma novinha em folha. MANEIRISSIMO!
LÚCIA, minha amiga querida, parabéns!
LÉA

Anónimo disse...

Crônica nova fora de hora? Coisa Boa!
Surpresas têm sabor de festa. E os teus textos são festas com purpurinas.
Vida longa pra nossa Rainha do BLOG!
Abraços Gloriosos.

Lúcia Costa disse...

Ah, EDSON, assim eu fico sem graça...
Bem, eu adoro ficar sem graça com seus elogios... ( rsrs)
Valeu, querido leitor
Obrigada,

Lúcia Costa disse...

Ah, Ruy, vou continuar sem graça...
Mas, adoro teus elogios ( kkk)
Beijos, querido.

Lúcia Costa disse...

Obrigada, AMAURY!
Acho que vou já já me embalar na rede...( kkk)
Grande abraço

Lúcia Costa disse...

Tu achas mesmo que sou o MANÉ das crônicas?????
Assim já é demais!!!! Vou sair voando por aí de tanta felicidade!!!
Obrigada, Glorioso leitor!

Lúcia Costa disse...

AlCEGLAN, caro leitor, o Ruy Já fez as etiquetas de acordo com a minha história. Ele adora ver os seus ' súditos' brilharem no blogue ( kkk)
Assim, ficou fácil, fácil...
Ele é o máximo, não é mesmo?
Obrigada e aceite um forte abraço,

Lúcia Costa disse...

Inacreditável e fenomenal és tu que consegues transformar o MB no blogue mais famoso do MUNDO. Pra ti, tiro o meu chapéu e aposento o meu Arco e Flecha ( kkkk)
Beijocas

Lúcia Costa disse...

Tu, por exemplo. Sim, BEL, és criativa do fio do cabelo até o dedão do pé. Portanto, amiga, tua generosidade é que é grandiosa.
Beijos, amigona

Lúcia Costa disse...

Mãe natureza, com que prazer te recebo aqui no meu / nosso espaço !!!!
Tua natureza maternal e gloriosa será sempre muito, muito benvinda!
Obrigada pela bela participação.
Grande abraço,

Lúcia Costa disse...

Tu és a minha melhor testemunha ocular.
Acompanhas a minha vida desde sempre e quando eu ficar bem velhinha e totalmente desmemoriada , ainda te terei para me lembrares de quem sou, quem eu fui, etc... ( KKKKKKK) Beijocas, querida.

Lúcia Costa disse...

Bem, para o encaixe das etiquetas, bolar um sonho foi necessário. Agora, ter sido aceita no blogue, foi o melhor dos sonhos.
Beijos, Sandrinha

Lúcia Costa disse...

Que os deuses me protejam e façam com que eu consiga ter vocês por perto, SEMPRE!
Gosto muito de ler sobre lendas e mitos. São mágicos e fascinantes. LÚDICOS!
Obrigada, DENISE. Beijão.

Lúcia Costa disse...

KKKKK.Adorei GURIA GIRA!
Obrigada pelo PRIMOR de comentário.
Beijocas,

Lúcia Costa disse...

Ah, GABRIEL, estou super sem graça...
Obrigada, mil vezes obrigada por estares sempre me presenteando com palavras tão encantadoras. Grande abraço, querido leitor.

Lúcia Costa disse...

A COISA que bateu no meu peito e, quase me fez cair dura de emoção ,foi receber o teu e-mail naquela manhã do dia 06/06/2016. E foi aí que eu me dei conta que a COISA ia rolar e fiquei na maior ansiedade para ver o PRETO no BRANCO. Dia seguinte, a COISA foi postada. Tive outro piripaque de emoção e a COISA se transformou numa COISA maravilhosa : fazer parte dessa COISA incrível que é o MUNDO BOTAFOGO. BEIJOS carregados de COISAS & LOISAS.

Lúcia Costa disse...

Raul Seixas é notável. E receber um elogio desses é motivo pra ter uma COISA e cair fulminada no chão ( KKKK).
Valeu, Clarinha.
Beijocas,

Lúcia Costa disse...

Obrigada, JOÃO! Também gostei de não ter optado pelas sugestões dos amigos. Sendo eu da Região Norte, nada poderia ser mais apropriado do que escrever algo sobre a mitologia daquele povo. Afinal, era uma espécie de carta de apresentação e cartas de apresentação têm que ter a nossa essência , não é verdade? Que bom que o Ruy gostou e, só por isso estou aqui, compartilhando um pouco da minha vida com vocês.
Grande abraço,

Lúcia Costa disse...

Êta família mais coruja, essa que eu tenho...
Corujas e muito queridos. Beijos e obrigada pessoal.
Ah, e continuem me corujando que eu ADOOOOORO!!!
Beijos, muitos

Lúcia Costa disse...

Pois é, MARCELO... foram , realmente, momentos de grande ansiedade. E, agora, quis falar sobre aqueles bastidores, fazendo um texto que, de certa forma, fosse também uma pequena homenagem ao MB, que tão bem me acolheu. Que bom que você gostou.
Abraços, amigo leitor

Lúcia Costa disse...

Poxa, minha amiga!
Que bom comentário! Pelo jeito, hoje já não saio mais da rede a me embalar lá no alto, bem alto, cada vez mais alto... tão alegre estou! Obrigada, queridona. Beijocas,

Lúcia Costa disse...

Estou até com os olhos embaçados de tanta luminosidade. Mas, é preciso que se diga, que toda essa luz vêm de cada um de vocês, queridíssimos leitores. Eu apenas recebo e devolvo, tal qual um espelho a refletir o brilho que emana de vocês.
É exatamente isso, é tudo isso e nada mais que isso.
Abraços luminosos.

Lúcia Costa disse...

BETH, amiga querida,
O que seria da vida se não fosse pela magia, pelo sonho, pelo mistério e pelo Surreal?
Overdose de realidade , aniquila, destrói, enverga e mata. É pior do que o CARCARÁ lá do sertão. Muito, pior ( KKKK)
Beijão,

Lúcia Costa disse...

Obrigada, TADEU. É o que procuro fazer, embora não seja tarefa simples, porém fundamental. Aliás, quem foi que disse que o caminho mais simples é o melhor? ( KKK)
Grande e glorioso abraço,

Lúcia Costa disse...

Original seu comentário, Glorioso Anônimo !
Queria agora ter 'faro" pra descobrir o dono ou a dona de tão simpática mensagem...
Abraços,

Lúcia Costa disse...

Gostei de ver, RODRIGO! Fiquei muito feliz ao perceber que já conheces muitas das minhas crônicas. Que grande satisfação!!!! Te agradeço muito mesmo pois nada pode ser melhor para quem escreve do que saber que águas passadas ainda continuam movendo moinhos...(kkk). Grande abraço.

Lúcia Costa disse...

Alô, pessoal de Brasília! O melhor que vocês fazem é mesmo ficarem ligados no blogue, pois as notícias da capital ... bem, deixa pra lá ( kkk).
Adorei a visita. venham, sempre, meus amores.
Beijos, muitos!

Lúcia Costa disse...

Colcha de Retalho? Isso mesmo, Léa! Adorei escrevê-la! Foi exatamente quando completei um ano no MB. Sinto uma alegria enorme quando alguém cita uma crônica antiga e... com detalhes do tipo : " foi quando ela completou um ano no blogue...". Que emoção! Valeu demais, Léa. Muito mesmo! Beijão

Lúcia Costa disse...

Coisas boas não devem ter hora pra acontecer, né mesmo? ( KKKK)
E o seu comentário, tão festivo, é um exemplo disso.
Pena que não tenha se apresentado...
Fica pra próxima, ok?
Gloriosos Abraços,

Anónimo disse...

Que história tão fenomenalmente bem contada! Que maravilhosa barafunda! Tudo na cronista tem um aroma atrativo, autêntico, verdadeiro. Ah, que leitores privilegiados desse MUNDO MONUMENTO em contato com a verdade… com toda a verdade… a descoberta de tão grande SENNA! Vale bem tanta admiração por uma soberba mulher que sem nenhum escrúpulo nos conta, crônica após crônica, toda a sua VERDADE! – FMP, profundo admirador da cronista, invejoso de tanta beleza, de tanta luz brilhando na minha vida de escuridão.

Ruy Moura disse...

Obrigado! Sou um caça-talentos ou... caça-talentas! Seguindo essa mania que agora tudo tem que ser masculino e feminino (rsrsrs). Ainda teremos que transformar amante em amanto e amanta; presidente em presidento e presidenta; residente em residento e residenta... (rsrsrs) O que me vale é que também sou exagerado! (rsrsrs)
Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Ela é super original, Rodrigo. Nunca conheci uma mulher simultaneamente tão original, tão alegre e tão encantadora! Obrigado pela deferência, Rodrigo.
Abraços Gloriosos.

Anónimo disse...

Tens razão, Ruy Moura. Só pelo teor das crônicas nota-se perfeitamente que é original, alegre e ... encantadora ( rsrs).
Abraços, meu amigo.

Lúcia Costa disse...

É um comentário simplesmente Glorioso. Fico profundamente sensibilizada com a beleza de suas palavras. Comentário após comentário, deixas-me com a emoção à flor da pele. Gratidão eterna.

Lúcia Costa disse...

Oi, Carlos Eduardo
Não havia como fugir da ansiedade numa situação de estreia no Mundo Botafogo, né mesmo? Bem, parabéns a nós dois que passamos pelo crivo do nosso querido editor (kkk). Saiba, caro colega, que eu também sofro com os famosos brancos. O escritor que não sofrer com eles que atire a primeira pedra... (kkkk)
Tenho sentido falta das tuas CrônicasDeQuinta que apesar de ser de QUINTA, é de primeiríssima categoria.Esperamos que voltes logo, a próxima quinta está a caminho...
Gostei de saber que o 7 anda nos rondando. É um número cabalístico, mágico, assim como o nosso BOTAFOGO.
Sucesso sempre pra ti e que continues brilhando, não só nas CronicasDeQuinta, mas também, na sexta, no sábado, no domingo, na seg...
Grande abraço,

Anónimo disse...

Lote de tuas crônicas são parte de ti
Uma análise profunda da mulher que és!
Cataste escritos teus entre os esparços papéis,
Inclusive alguns que, antecipadamente, os li
A fim da aprovação pelo Mundo Botafogo!

Serena, vez em quando, também afogueada,
Eis que te tornaste a preferida do editor!
Nasciam os textos seguindo as regras do jogo,
Numa cornucópia original, bem cuidada,
Aonde, com certeza, depositaste amor!

Cem comentários passaram a ser mui frequentes,
Os assuntos palpitantes, as posições quentes,
Serenavam, um pouco, as ânsias do teu leitor:
Trens para as estrelas, tu chegavas, entrementes,
Aliviando a, do fã, toda saudade / ardor!

Sérgio Sampaio,
www.umpoetinha.com.br

Lúcia Costa disse...

Lindo, lindo, lindo!!!!!!!
Simplesmente GLORIOSO!!!
OBRIGADA POETINHA!

Lúcia Costa disse...

Muito obrigada mais uma vez, Rodrigo.
Grande abraço GLORIOSO.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...