quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Botafogo 0x1 Bahia Apito: «mataram o jogo»

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Leonardo Gaciba, por videoconferência:

«A expulsão do Gregore é para mim uma expulsão exagerada. […] Primeiro, eu não consigo enxergar um erro claro e óbvio na jogada. Não vejo lance de interpretação do VAR. Mesmo que tenha tido um contato no rosto, e eu acho que até teve, um contato de raspão, e aí eu acho que é legal a gente entender o futebol como um todo e seus movimentos. Esse movimento do Gregore foi um movimento agressivo ou uma atitude que a gente pode até chamar de hostil? Agredir um adversário […] é questão de cartão vermelho. Quando se coloca que eu joguei o braço pra trás sem ter cuidado se eu poderia ou não atingir o rosto, peguei de raspão, a gente muda a graduação da punição. Eu pra mim é assim: se o VAR me chamasse e eu fosse o árbitro de campo, eu voltaria de dentro da área de revisão com tiro de livre direto e cartão amarelo por atitude hostil. Eu não consigo ver uma atitude agressiva, uma conduta violenta, do Gregore para aplicação do cartão vermelho.

É uma atitude [do VAR], mais do que intervencionista, eu acho que está faltando, e eu já venho falando isso há bastante tempo aqui nos microfones das câmeras da ESPN, tá faltando entendimento da regra do jogo. O pessoal não está entendendo o futebol, o pessoal está utilizando de uma frieza a ponto de transformar as ações dentro do campo de jogo. […] É isso que está faltando um pouco na arbitragem brasileira. […] A gente sabe que esse braço para um lado e pro outro acontecem todo jogo, infinitas jogadas dentro do campo de jogo. Por isso que eu acho que é perigoso ter uma linha de intervenção como essa, porque a partir de agora, qualquer braço jogado pra trás que atingir o rosto de um adversário, ou passar perto do rosto do adversário quando é jogado pra trás, vai ter que expulsar. E aí vai ser um show de expulsão.»

 Comentador no estúdio:

«Então, nós temos uma súmula testando algo que nenhuma imagem mostra. (riso) O VAR, que se baseia em imagens, não tem imagens. O árbitro, mais uma vez eu reforço, tá na hora desses árbitros também reafirmarem as suas posições. Hoje era muito mais fácil reafirmar a posição dele do que voltar atrás por uma imagem que ele não tem. Então, erra o VAR, mas erram também os árbitros de campo que perdem excelentes chances de reafirmar as suas posições quando eles acertam

Apresentador, no estúdio:

«Concordo contigo, professor

De novo Leonardo Gaciba, em videoconferência:

«Só pegando esse ganchinho. Isso é muito importante. Quando o árbitro é chamado à beira do campo, ele é chamado para um possível cartão vermelho. E ele tem que sair lá da casinha, lá, da olhada do vídeo, com a melhor decisão para o jogo. Protocolo é isso. […] Esse movimento pode ter um pequeno contato com o rosto do adversário, mas que pra ele continua ser sem o que ele viu no campo, uma conduta agressiva, então, sai com falta e cartão amarelo, meu amigo. Não tem problema nenhum. O protocolo te permite mais do que isso, te dá obrigação que você saia com a melhor decisão da frente da casinha

Confira tudo em https://www.youtube.com/watch?v=3e9rjuNBukI

Em suma, os excertos apresentados passam dois atestados: um, por interpretação do que não se viu – que geralmente se designa por preconceito em relação a… (no caso, ao Botafogo), ou mais popularmente ‘má-fé’; outro, por ceder a uma indicação de expulsão através imagens que não se veem, o que popularmente se designa por ‘covardia’.

Os leitores do MB querem mais comentários? Aí vão:

«É simplesmente revoltante, num jogo pegado e tão bem disputado, ver a equipe de arbitragem expulsar um jogador porque a mão dele resvalou no rosto do adversário.  Volante Gregore, ex-Bahia, recebeu o cartão vermelho injustamente e deixou o Botafogo com um jogador a menos num duelo que estava extremamente equilibrado, disputado sem violência e num ritmo de dar gosto assistir.» – Gilmar Ferreira, colunista do jornal Extra.

«Que coisa inacreditável que estão fazendo na Fonte Nova. Pô, não dá mais. O mais triste é que vai ter gente defendendo essa expulsão. Coisa ridícula. Futebol tem que ser definido no campo, não por abutres que odeiam futebol e querem aparecer a qualquer custo. Não aguento mais a arbitragem brasileira. Mais um jogo estragado por eles. Surreal!» – Gabriel Simões, jornalista.

«É o VAR sempre tentando participar do jogo no futebol brasileiro. É um exagero. A intervenção do VAR já me pareceu despropositada no lance. É mais um equívoco bem grande nesse ano difícil da arbitragem brasileira. Muito, muito complicado. É muito intervencionismo do VAR no futebol, brasileiro, e mais uma vez acontece.» – Lédio Carmona, comentarista.

E assim vai o futebol brasileiro, nos sucessivos abismos cavados de VAR a árbitro, ao sabor dos interesses e das incompetências que prestam um enorme desserviço ao ex-melhor futebol do mundo, até se alcançar o ‘fundo dos fundos’, e que quando um dirigente (o único do futebol brasileiro) denúncia casos estranhos com indícios objetivos para averiguação, é perseguido com laivos de xenofobia para ludibriar os mais incautos: – “Que seja expulso do país!

Como Artur Jorge entende realmente de futebol e do jogo em si, sintetizou:

«O tal detalhe que nós não controlamos estraga o jogo, estraga tudo aquilo que era um espetáculo de futebol.» – E acrescentou: «Eu não consigo compreendo é como é que nós acabamos por matar um jogo de futebol, matar um jogo de futebol, com uma decisão desta quando temos oportunidade de ver, recorrer e perceber que é um lance em que nada justifica para que nós tivéssemos menos um jogador em campo. […]

O Botafogo não merece isto, o Botafogo merece respeito. […] Tenho a certeza de que hoje haverá gente saindo envergonhada desse estádio, e não sou eu, nem os meus jogadores. Não acredito que haja alguém do Botafogo envergonhado. Mas que haverá, acredito que sim.»

https://www.youtube.com/watch?v=Q5nb-IGNs6o&t=461s

Comentário final do Mundo Botafogo: Se esta equipe de arbitragem é FIFA, pobre FIFA!...

FICHA TÉCNICA

Botafogo 0x1 Bahia

» Gols: Luciano Rodríguez, aos 86’

» Competição: Copa do Brasil

» Data: 07.08.2024

» Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)

» Público: R$ 1.202.669,50

» Renda: 36.549 pagantes; 36.812 espectadores

» Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS); Bruno Boschilia (PR) e Michael Stanislau (RS); VAR: Daniel Nobre Bins (RS)

» Disciplina: cartão amarelo – Thiago Almada, Alexander Barboza e Bastos (Botafogo) e Caio Alexandre, Luciano Rodríguez e Everton Ribeiro (Bahia); cartão vermelho – Gregore (Botafogo) e Rafael Ratão (Bahia)

» Botafogo: John; Mateo Ponte (Óscar Romero), Bastos, Alexander Barboza e Cuiabano; Gregore, Marlon Freitas (Allan) e Thiago Almada (Danilo Barbosa); Luiz Henrique (Carlos Alberto), Igor Jesus e Savarino (Tchê Tchê). Técnico: Artur Jorge.

» Bahia: Marcos Felipe; Santiago Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre (De Pena), Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly (Biel); Thaciano (Luciano Rodríguez) e Everaldo. Técnico: Rogério Ceni.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sobre o jogo eu observei o seguinte: no 11 contra 11 o Botafogo venceria, era apenas uma questão de tempo, o Bahia não conseguia articular jogadas , o Botafogo estava ganhando todas e levando perigo. Com a expulsão o jogo mudou no segundo tempo, mas mesmo assim, devido ao esforço do time do Botafogo com um a menos o cansaço prejudicou muito o time, que até então tinha se defendido bem. Porém, eu não tiraria o Luís Henrique, mas com um a menos a situação ficou difícil. O árbitro e o var mudar o jogo.
E não me venham com esse papo que o jogador do Bahia teve uma ferida no rosto, pois se assim fosse, toda vez que a uma disputa de bola e um dia jogadores sangra, o que provocou o sangramento deveria ser expulso. Há uma clara diferença entre agressão e ao que aconteceu ontem, o movimento do Gregore para grande parte dos comentaristas isentos consideraram acidente de percurso, prá mim movimento natural da queda do jogador do Botafogo.
Ruy desculpe um texto tão grande, mas se o que está acontecendo com o nosso Botafogo não é intencional, então estou com sérios problemas de interpretação. Há momentos em que tenho vontade de parar de assistir o futebol brasileiro. Abs e SB!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...