domingo, 10 de fevereiro de 2008

Fechar em 1º lugar sem brilho

Devo começar por dizer que não vi jogo (só o verei em diferido amanhã à noite), não consegui nenhum relato da rádio e apenas vi os gols e li os comentários dos sítios desportivos da Internet.

O que se disse na Internet coloca o Botafogo num jogo bastante ruim, mais uma vez com os jogadores completamente desentrosados, sem lucidez no ataque e abrindo brechas para o contra-ataque do Madureira. Isto é, semelhante ao que já se conhece do esquema do Botafogo.

Durante a semana o treinador reconheceu, como eu já mencionara opondo-me, que provavelmente a opção pela realização de dois ‘treinos’ em jogos oficiais prejudicou o entrosamento de uma equipa que ainda se conhece mal, mas afirmou que a opção mais certa seria utilizar os reservas. Só desejo que o seu reflexo não seja a eliminação da Taça Guanabara.

Ainda durante a semana o treinador considerou que a defesa acabaria por acertar com o entrosamento decorrente dos jogos, mas é precisamente sobre essa ideia que discordo. A defesa não se acerta por si só; a defesa treina-se, tal como se treina o ataque e as jogadas ensaiadas. Isto é, treina-se marcações e posições da defesa, sob pena de cada um fazer por si o que devia ser feito em conjunto. Se o treinador continua a pensar deste modo, em minha opinião não teremos equipa para finais. Repito que urge treinar a defesa e talvez seja necessário um treinador auxiliar que saiba montar uma boa defesa.

Além disso, há muitas críticas de botafoguenses em diversos sítios acerca do clube desconsiderar a sua torcida ao apresentar, em dois jogos consecutivos, uma equipa mista, afastando os torcedores do estádio. Em nove jogos de 2008 o treinador assumiu que quatro deles foram para ‘treino’ e ‘análise’. Resta averiguar da sua eficácia na semifinal.

Sobre a equipa pouco poderei dizer face às limitações iniciais que referi, mas pelo visionamento dos gols pareceu-me que o 1º gol do Madureira resulta novamente de uma falha por excesso de lentidão defensiva e também me pareceu não existir penalty a favor do Botafogo.

Os relatos que li evidenciam que o Botafogo iniciou o jogo com posições mal escaladas, as quais o treinador tentou emendar tardiamente na segunda parte, foi pouco eficaz e muito desarticulado, como, aliás, seria de esperar face às opções escolhidas. Aparentemente a equipa vai disputar a semifinal com muito pouco entrosamento e com uma defesa que ainda não tem um esquema bem elaborado. Que a combatividade esteja com os jogadores!

FICHA TÉCNICA
Botafogo 1x2 Madureira
Gols: Lúcio Flávio 18’ 1ºT (pen.); Amaral 4’ 1ºT e Everton 30’ 2ºT
Competição: Campeonato Carioca
Estádio Olímpico João Havelange, o ‘ Engenhão’, 10 de Fevereiro de 2008
Arbitragem: Agnaldo Xavier Farias; Jorge Luiz Roque e Beival do Nascimento Souza (RJ)
Cartões amarelos: Eduardo, Triguinho, Wellington Paulista (Botafogo), Paulo César, Amaral, Renan (Madureira)
Botafogo: Castillo, Robston (Índio), Edson, Triguinho, Abedi (Escalada), Eduardo, Wellington Júnior (Jougle), Lúcio Flávio, Zé Carlos, Wellington Paulista e Fábio. Técnico: Alexi Stival, o ‘Cuca’
Madureira: Renan, Paulo César, Odvan, Marcílio, China, Felipe Alves (Wagner), Doriva (Paulo Vítor), Amaral, Everton (Amarildo), Muriqui, Derley. Técnico: Carlos Tozzi

6 comentários:

Anónimo disse...

OI
Excelente comentário.
Continuo acreditando que se o Bota não ganhar o Campeonaoto Carioca, a Diretoria terá que repensar tudo que foi feito refente ao comando do futebol.
Um abraço.

Ruy Moura disse...

Estimado amigo Geninho, no ano passado, quando falhámos clamorosamente por várias razões (más escalações, mau esquema defensivo, más arbitragens, mau comando tático-estratégico, etc.), reparou que praticamente só os jogadores foram apontados como culpados, pipoqueiros, jogando de sapato alto?... Será que mais ninguém teve culpas?... Conhece o fundamento teórico do bode expiatório, não conhece?... Esta cena acontece para que uns lancem as culpas exclusivamente noutros... Percebo que a frustação tivesse que ser lançada sobre alguém, naturalmente. Mas porquê somente sobre os jogadores?... Porque não assumiram todos culpas repartidas como gente adulta?... Não creio que mesmo perdendo no sábado seja repensado o comando de futebol. A não ser que tomemos uma goleada! [que o Diabo seja cego, surdo e mudo!]

Estou torcendo muito para vir a ter um sábado feliz, mas o que já li esta segunda-feira faz-me temeroso. Por exemplo: a) que "mesmo que não cheguemos à decisão, vamos jogar bem" [dito e redito o ano passado com os resultados que sabemos]; b) depois de tanta 'análise' e 'treino' durante jogos oficiais (que penso terem prejudicado o entrosamento dos titulares) li que a escalação no sábado inclui o... Alessandro e... o Renato Silva!...

Saudações Botafoguenses

Francisco Lima disse...

Caro Rui, não se apoquente (êpa!). Vamos tirar o FlorMinense de letra. Garra não vai faltar, porque sábado será a primeira de duas decisões e esse time tem vontade de sobra, diferente daquele do ano passado. Além do mais, a previsão do tempo prevê chuva nesse dia e não um calor de 40 graus, como fez no Engenhão. Isso fez o time - já classificado em primeiro lugar na chave com duas rodadas de antecedência - andar, em vez de correr.

Aproveita e anota um outro blog alvinegro, o La Fogoneira. Avalie para ver se vale a pena linká-lo:

www.lafogoneira.blogspot.com

Saudações botafoguenses do outro lado do Atlântico.

Anónimo disse...

OI
Certo.....realmente meu comentário ficou ,eio no ar....Faltou incluir parte Diretoria.....
Realmente Rentao e Alessandro...sómente um milagre.
Um abração e saudaçoes Botofoguense..

Ruy Moura disse...

Amigo Francisco:

Nem calcula como estou apoquentado e temeroso. De um ponto de vista técnico receio muito o embate de sábado, porque acho que a equipa não se preparou para ele, não se focalizou nele. O Cuca focalizou-se, segundo palavras suas, em analisar o banco todo e fazer um... relatório! Porém, isto faz-se simultaneamente, não de uma só vez, e não desfocalizando e desentrosando os titulares. A minha esperança reside naquilo que o Francisco diz ser a 'garra' da equipa. É precisamente na combatividade do time que deposito algumas esperanças. Que os Deuses o ouçam!!!

Já fui ao seu blogue e deixei um comentário genérico. O blogue tem muito trabalho incorporado e constitui uma boa peça botafoguense!

Amigo Geninho:

É, o nosso Botafogo também tem muitas deficiências departamentais. Sei que analisar de fora é sempre mais fácil, mas a minha sensação, por exemplo, é que o departamento de comunicação falha por vezes na relação com o exterior, que o departamento médico leva muito tempo a recuperar jogadores, que o preparo físico demora a deixar um atleta em forma, que o departamento jurídico é meio desajeitado, etc. Isto sem falar no comando técnico, que considero ter erros demasiados e, sobretudo, aprender pouco com as 'enormidades' cometidas em 2007. Diz-se popularmente que à primeira cai qualquer um, à segunda só cai quem quer. Os teimosos, por exemplo.

Abraços Fancisco, Abraços Geninho, com SAUDAÇÕES BOTAFOGUENSES

Ruy Moura disse...

Ah!... Francisco: vou referenciar o seu blogue na Estrela Solitária.

Abraços.

John Textor, a figura-chave: variações em análise

Crédito: Jorge Rodrigues. [Nota preliminar: o Mundo Botafogo publica hoje a reflexão prometida aos leitores após a participação do nosso Clu...