segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Paulo Valentim & Hilda Furacão

.

Paulo Valentim nasceu na Barra do Piraí a 20 de Novembro de 1932 e faleceu em Buenos Aires a 9 de Julho de 1984.

Centroavante raçudo e artilheiro, Paulinho notabilizou-se no Botafogo em 1957 quando assinalou cinco gols na final do campeonato carioca em que o Botafogo bate o Fluminense por 6x2.

Além de um futebol notável, Paulinho também desenvolveu o seu temperamento boémio, muito típico nos jogadores daquele tempo. Ao participar do campeonato sul-americano de 1959, em Buenos Aires, Paulinho encantou os argentinos e mudou-se para o Boca Juniors.

Porém, antes disso, decidiu casar com a conhecida Hilda Furacão, figura mineira da ‘vida fácil’ de Belo Horizonte. Durante a cerimónia de casamento, o padre exortou Hilda a abandonar a ‘vida fácil’ e Paulinho Valentim quis esmurrar o padre, tendo valido, nessa ocasião, a intervenção decidida do padrinho, João Saldanha, que acalmou os ânimos e a cerimónia prosseguiu.

Mais tarde, a mulher de Paulinho inspirou a personagem Hilda Furacão, criada em 1991 pelo escritor Roberto Drummond e tornada famosa em 1998 em minisérie da TV Globo.

No Boca Juniors, Paulinho Valentim rapidamente se destacou e tornou-se ídolo da torcida. A sua esposa Hilda era tratada como ‘primeira-dama’ do clube, assistindo aos jogos na Tribuna de Honra da Bombonera.

Porém, Paulinho não abandonou a vida antiga e, gradualmente, foi perdendo vigor. Em 1965, já com 33 anos e debilitado pela vida incerta, o craque transferiu-se para São Paulo, sem obter sucesso. No final da década de 1960, Paulinho e Hilda foram para o México, mas ele não consegui melhor do que um emprego no cais do porto.

Em 1978 regressou com Hilda a Buenos Aires com dinheiro emprestado por amigos brasileiros, mas não conseguiu os intentos de vir a ser treinador. Paulinho acabou pobre e doente com excesso de álcool e de fumo. Hilda ficou com Paulinho até ao fim.

Fontes principais
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_valentim

3 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite.

Ao falecer em 09-07-1984, na Argentina, Paulinho Valentim deixou um filho de 17 anos, Ulisses Valentim.
Fonte: Jornal do Brasil.

Saudações Alvinegras.

Altair disse...

Olá, parabéns. Estou criando um blog , se quiser dar uma força o link é futebolnotavel.blogspot.com

Ruy Moura disse...

Obrigado, Altair. Quanto ao seu blogue, digito o endereço futebolnotavel.blogspot.com e ele não aparece. Já está no ar?

Abraços Gloriosos.

Botafogo é bairro, palmeiras são árvores

Numa rua de Filadélfia E por falar em Botafogo, o nosso Bairro continua sendo um centro cultural, dinâmico e lindo. É um Bairro maravilhos...