segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Terceira excursão internacional do Botafogo (1945-46)


Em finais de 1945 o Botafogo iniciou no Peru a sua terceira excursão internacional, realizando quatro jogos no país vizinho.

A excursão saldou-se por 1 vitória, 1 empate e 2 derrotas por goleada, tendo sido assinalados apenas 4 gols e sofridos 11. Eis os resultados:

Botafogo 3x1 Atlético Chalaco (Peru)
» Gols: Franquito (2) e Lula
» Data: 30/Dezembro/1945
» Local: Lima (Peru)
» Botafogo: Osvaldo Baliza, Gérson e Laranjeira; Zarcy, Spinelli (Papetti) e Negrinhão; Lula, Tovar, Octávio, Limoeiro e Franquito

Botafogo 0x5 Deportivo Municipal (Peru)
» Data: 01/Janeiro/1946
» Local: Lima (Peru)
» Botafogo: Osvaldo Baliza, Gérson e Laranjeira; Zarcy, Spinelli e Papetti (Negrinhão); Lula, Tovar, Octávio, Limoeiro (Izaltino) e Franquito (Oswaldinho)

Botafogo 0x4 Universitário (Peru)
» Data: 06/Janeiro/1946
» Local: Lima (Peru)
» Botafogo: Jurandyr, Gérson e Laranjeira; Zarcy, Spinelli (Papetti) e Negrinhão; Lula, Tovar, Octávio, Limoeiro e Franquito. Obs: Jurandyr (do Flamengo) reforçou o Botafogo

Botafogo 1x1 Combinado Sucre / Alianza Lima (Peru)
» Gol: Octávio
» Data: 13/Janeiro/1946
» Local: Lima (Peru)
» Botafogo: Osvaldo Baliza, Gérson e Laranjeira; Zarcy (Spinelli), Papetti e Cid; Lula (Friaça), Tovar, Octávio, Oswaldinho e Izaltino (Franquito). Obs: Friaça (do Vasco) reforçou o Botafogo

Fontes:
Acervo e pesquisa de Auriel de Almeida, Eduardo Santos, Marcelo Albuquerque, Pedro Varanda, Roberto Nahal e Sérgio Tinoco
Boletim do Botafogo
Jornal do Brasil
Jornal dos Sports
O Dia
O Jornal

9 comentários:

Vinícius Barros disse...

Rui, o Botafogo concerteza ganhou muito dinheiro com essas excursões, além de, é claro ficar famoso o mundo inteiro exibindo seu belo futebol!!! Mas a minha pergunta se refere ao calendário dos clubes brasileiros... mais especificamente na época do Garrincha, quando existia a Taça Brasil, o campeonato carioca e também a Libertadores.. será que essas excursões atrapalharam o foco do time??? Não sei, pois não faço idéia de como era conduzido o futebol de antigamente!!!

Abraços e Saudações Alvinegras,
Vinícius!

Ruy Moura disse...

Atrapalhavam muito, sim, Vinícius. Os jogadores faziam excursões longuíssimas, jogando de cidade em cidade a espaços de 2-3 dias. E Garrincha tinha que estar sempre, senão o cachet baixava para metade. Chegavam estoirados ao Brasil e continuavam as excursões internas. Uma loucura depois de 1958. É por essa razão que o Santos tem dois títulos mundiais e sul-americanos e cinco Taças do Brasil e nós o melhor que fizemos com aquela fabulosa equipa foi ganhar a Taça do Brasil 68. A diretoria que se seguiu à fabulosa gestão de Paulo Antônio Azeredo que retomou os títulos (1957-1962) sou queria contabilizar dólares.

Saudações Gloriosas

Vinícius Barros disse...

Obrigado por responder... esse negócio de excursões e perda de Libertadores me deixa indignado!!! Eu não podia sair acusando todo mundo, porque como disse antes, "não faço idéia de como era conduzido o futebol daquela época"!!! Mas que essas excursões me causavam uma certa desconfiança, causavam!!! Acho incrível um timaço como aquele só ter conquistado um alguns estaduais!!!

Pense bem, só depois da saída de Garrincha o Botafogo foi conquistar um título de real importância(não estou querendo julgar a importância do clube, mas sim dos títulos)!!! Com a saída de Garrincha, provavelmente o número de excursões diminuíram gradualmente e a concentração em títulos de maior expressão foi feita!!!! Por favor, confirme essa tese(ou não)!!!

Saudações Alvinegras,
Vinícius!

Ruy Moura disse...

Creio que tem razão, Vinícius. A grande equipa do bibi-campeonato e da taça Brasil foi pós-Garrincha. Mas também há outra razão para o time ser meio inconstante com Garrincha: é que ele só fazia o que queria. Garrincha era a anti~tese do profissional: era amadorismo puro, sem nenhuma disciplina (ao contrário de Peçé que era rigorosíssimo no Santos, e os resultados apareceram). Garrincha fazia jogos fenomenais e noutros não se mexia. Provavelmente não apenas pelo cansaço das excursões, mas pela vida boémia e alcoolica que levou. Em cada porto Garrincha conhecia a chamada 'Casa da Marocas', fosse no Máxico, na Suécia ou qualquer outra parte. E no dia seguinte jogava, às vezes depois de bebericar cachaça na concentração. Há histórias dessas que já contei no blogue.

Saudações Gloriosas

Ruy Moura disse...

Vinicius, eu escrevi "Peçé", mas devia ter escrito "Pelé".

Abraços.

Vinícius Barros disse...

Eu particularmente, acho que aquele time do Botafogo de 63, era melhor que o do Santos e mesmo assim perdeu de 4 a 0 na Libertadores!!! Enquanto o Botafogo tinha Didi, Garrincha, Nilton Santos, Amarildo e Manga... o Santos tinha Zito e Pelé. Não que o time do Santos era ruim, mas o do Fogão me parece melhor!!!

Ruy Moura disse...

Vinívius, o BFR era muito melhor e mais vistoso, mas a organização da equipa e do clube foi sempre um grande ponto fraco. Ontem como hoje. O Santos tinha menos craques, mas possuía o organizadíssimo Pelé - e que era 'apenas' o melhor do mundo - e teve a trabalhar para ele o Coutinho e o Pepe.

Por isso tanto batalho pela organização no Botafogo, de modo a agir 'profissionalmente'. O João Saldanha já dizia isso do futebol brasileiro nos anos sessenta...

Saudações Gloriosas

zaki ivan taam disse...

Realmente essas excursões atrapalhavam e muito o desempenho das equipes.Essa excursão ao peru, por exemplo, foi motivo para o botafogo perder varias chances de ser campeão na década de quarenta.Conquistamos vário vice-campeonatos e só em mil novecentos e quarenta e oito fomos campeões carioca.

Ruy Moura disse...

Verdade, amigo. E na década de sessenta repetiu-se a cena. Na época do clímax de Garrincha limitamo-nos a três títulos cariocas e três Rio-São Paulo entre 1957-1966. Para quem tinha Nilton Santos, Didi, Garrincha, Amarildo, Quarentinha e Zagalo, é realmente muito pouco. Olhava-se mais para os dólares, mas algo de 'estranho' aconteceu porque em meados da década de 1970 estávamos falidos e entregamos a Sede...

Abraços Gloriosos.

Botafogo conquista Ouros na 3ª Regata estadual

Premiação do Oito Com Aspirante Feminino. Fonte: Youtube FRERJ, captura de tela, 05.07.2025. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O ...