quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Ténis botafoguense nas décadas de 1930-40


Existe um consenso de que foi na França que surgiu o ténis através do ‘jeu de paume’ (jogo da palma), no final do século XII e início do XIII.

Primitivamente as raquetes não eram utilizadas, pois os atletas usavam as mãos nuas e, mais tarde, optaram por luvas. No século XIV havia atletas que usavam um utensílio de madeira em forma de pá (o ‘battoir’), que mais tarde foi acrescido de um cabo e de cordas trançadas. Foi o surgimento da raquete, uma invenção italiana.

Primeiro praticado com a bola contra o muro, o ténis passou a ser praticado num campo rectangular dividido ao meio por uma corda. Surgiu, assim, o ‘longue-paume’, que permitia a participação até seis jogadores de cada lado. Mais tarde apareceu o ‘court-paume’ disputado em recinto fechado, mas de técnica mais complexa e exigindo uma superfície menor para sua prática.

Em plena "Guerra dos Cem Anos", o rei Carlos V condenou o desporto ao declarar que “todo o jogo que não contribua para o ofício das armas será eliminado”. Com tal proibição o novo desporto alcançou uma grande popularidade na França.

Porém, atribui-se ao major britânico Walter Clopton a invenção do ténis moderno. Os ingleses divulgaram a modalidade pelo mundo, especialmente na Austrália e na África do Sul, e ainda no século XIX foram construídas as primeiras quadras nos Estados Unidos da América. O torneio de Wimbledon, o mais antigo do mundo, teve sua primeira edição em 1877.

Entretanto o ténis entrou no Brasil e o Botafogo adoptou a modalidade, obtendo alguns resultados interessantes na década de 1930 em divisões secundárias e na década de 1940 na divisão principal.

Entre 1930 e 1936 o Botafogo foi campeão estadual de:

· Segundos quadros, 2º divisão, 3ª divisão e 4ª divisão, obtendo cinco títulos (ver etiqueta ‘títulos’).

Na década seguinte, entre 1942 e 1945, o Botafogo foi campeão estadual de:

· 2ª classe, 3ª classe e 4ª classe, obtendo quatro títulos (ver etiqueta ‘títulos’).

Fontes:
Acervo e pesquisa de Claudio Falcão (colaborador do blogue)
Acervo e pesquisa de Rui Moura
http://www.cbt.esp.br/
http://www.pedala.com.br/

6 comentários:

Saulo disse...

Não sabia também que o Botafogo foi campeão estadual no tenis. Como vai aí na Croácia?

Ruy Moura disse...

Oi, Saulo. Nem eu sabia... Descoberta do meu amigo Claudio...

Mas hoje ainda melhora: houve escotismo no BFR!!!

Saulo, a Croacia e muito interessante. Tambem estive em Montenegro e na Bosnia, que tem cidades tipicas, especialmente Mostar - a da famosa ponte reconstruida pela UNESCO apos a guerra da Bosnia -, mas a Croacia e um pais mais moderno. E Dubrovnik uma bela cidade.

E amanha nao consigo ver o nosso Botafogo... Vou acompanhar pela Internet apenas...

Abracos com Saudacoes Gloriosas!

Ruy Moura disse...

Saulo, na Bosnia, entre despojos de guerra varios e muitas bugigangas, havia latinhas dos principais clubes da Europa, e algumas bandeiras, mas nao estava la o nosso Botafogo... Injustica... Estes europeus nao sabem nada de paixao clubista... eheheh...

Saudacoes Gloriosas

Saulo disse...

Ha, ha, ha... É verdade Rui, esses europeus não sabem de nada a respeito do Botafogo. Não sabem que o Botafogo é um dos maiores clubes do mundo. Isso é uma injustiça mesmo.
É interessante mesmo a Croácia.
Você vai ver os gols do Botafogo na internet e a classificação para o G-4 novamente.
Valeu e até mais.

Ruy Moura disse...

Que os deuses te oicam!

Saudacoes Gloriosas

Saulo disse...

Eu acredito em deuses e eles já me ouviram.

Botafogo conquista Ouros na 3ª Regata estadual

Premiação do Oito Com Aspirante Feminino. Fonte: Youtube FRERJ, captura de tela, 05.07.2025. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O ...