sexta-feira, 12 de setembro de 2008

As primeiras vitórias d’O Glorioso


Na partida de estreia, em 2 de Outubro de 1904, a equipa do Botafogo Football Club perdeu para o Football and Athletic Club por 3x0.

No jogo seguinte, um empate sem gols com o Club Sportivo Internacional abriu caminho para a vitória no dia 21 de Maio de 1905 frente ao Petropolitano Football Club por 1x0, gol de Flávio Ramos.

A revanche contra o Athletic aconteceu a 4 de Junho, na rua Conde de Irajá, e o Botafogo devolveu a derrota ao superar o adversário por 2x1, com gols de Flávio Ramos e Luiz Pederneiras, e alinhando com Álvaro Werneck, João Leal e Octávio Werneck; Adhemaro de Lamare, Pereira da Cunha e Luiz Pederneiras; Normann Hime, Eduardo Pederneiras, Flávio Ramos, Arthur César e Emmanuel Sodré.
.
1ª vitória em jogos amistosos:

· Botafogo F. C. 1x0 Petropolitano F. C. (RJ)
Gol: Flávio Ramos
Data: 21/Maio/1905
Botafogo: Álvaro Werneck, João Leal e Raul Barreto Maranhão; Waldemar Pereira da Cunha, Octávio Werneck e Adhemaro de Lamare; Carlos Bittencourt, Alexandre Mayo, Octávio Pereira da Silva ‘Tupin’, Flávio Ramos e Ithamar Tavares

1ª vitória no campeonato carioca:

· Botafogo F. C. 1x0 Bangu A. C. (RJ)
Gol: Gilbert Hime
Data: 27/Maio/1906
Botafogo: Álvaro Werneck, Octávio Werneck e João Leal; Raul Rodrigues, Antônio Rodrigues e Carlos Bernaud; Normann Hime, Flávio Ramos, Ataliba Sampaio, Gilbert Hime e Rolando de Lamare

1º jogo internacional:

· Botafogo F. C. 2x1 Amethyst (Inglaterra)
Gols: Flávio Ramos e Gilbert Hime
Data: 12/Setembro/1909
Botafogo: Álvaro Werneck, Raul Rodrigues e Dinorah; Rolando de Lamare, Lulu Rocha e Edgard Pullen; Millar, Flávio Ramos, Abelardo de Lamare, Gilbert Hime e Emmanuel Sodré

Fontes principais
Acervo e pesquisa de Rui Moura
Castro, Alceu Mendes de Oliveira (1951), O Futebol no Botafogo (1904-1950), Rio de Janeiro: Gráfica Milone

5 comentários:

Saulo disse...

O Botafogo adora ganhar dos Atléticos.

Ruy Moura disse...

Eheheh... Saulo, isso é 'malvadez' sua com o nosso querido Galo 'Freguês'...

O Galo é nosso!...

Saudações Gloriosas

Anónimo disse...

Ruy,
O segundo gol do Botafogo foi de Luiz Pederneiras.
Fontes: 'JC' e 'JB'.


A revanche contra o Athletic aconteceu em 4 de Junho e o Botafogo devolveu a derrota ao superar o adversário por 2x1. Flávio Ramos e Luiz Vianna fizeram os gols do alvinegro.

BOTAFOGO 2 x 1 ATHLETIC (RJ)
Data – 04 / 06 / 1905
Local – Rua Conde de Irajá (Rio de Janeiro)
Competição – Amistoso
Botafogo – Álvaro Werneck, João Leal e Octávio Werneck; Adhemaro de Lamare, Pereira da Cunha e Luiz Pederneiras; Normann Hime, Eduardo Pederneiras, Flávio Ramos, Arthur César e Emmanuel Sodré. Gols: Flávio Ramos e Luiz Pederneiras. Obs: Nos 15 minutos finais, Arthur César (Tutú) foi para a meta. Fontes: Jornal do Commercio e Jornal do Brasil.

Saudações Botafoguenses.

Não sei porque, gosto mais de escrever Saudações Botafoguenses do que alvinegras, e ainda com letras maiúsculac (S e B). E talvez esteja até errado.

Ruy Moura disse...

Amigo Auriel, 'Luiz Vianna' e 'Luiz Pederneiras' são as mesmas pessoas. De qualquer modo emendei como você pretendia.

Sempre me despedi com saudaçõe sbotafoguenses e nnca saudações alvinegras. Estas costumo utilizar quando saúdo torcedores de outras equipas alvinegras (Vasco, Atlético Mineiro...). Mas agora mudei, porque gosto de variar. Passei a SAUDAÇÕES GLORIOSAS!

Alvinegos há muitíssimos, botafoguenses há em 72 clubes em todo o mundo, mas Gloriosos são bastante menos... rsrsrs...

SAUDAÇÕES GLORIOSAS!

Anónimo disse...

Rui,
Em que lugar está escrito, por favor, que Luiz Vianna e Luiz Pederneiras são as mesmas pessoas?

Negativo.

Saudações Botafoguenses,
Pedro Varanda.

Botafogo conquista Ouros na 3ª Regata estadual

Premiação do Oito Com Aspirante Feminino. Fonte: Youtube FRERJ, captura de tela, 05.07.2025. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O ...