domingo, 14 de setembro de 2008

A Cantera da Europa

.
O Sporting Clube de Portugal é um dos 32 clubes que participa da Liga dos Campeões Europeus de 2008-2009.

Dessas equipas, apenas três possuem mais jogadores formados nas categorias de base do que o Sporting. Os dinamarqueses do Aalborg dispõem de catorze jogadores formados no clube, os espanhóis do Barcelona dez, os ingleses do Manchester United nove e os portugueses do Sporting oito, ficando-se para trás formações como o Real Madrid, Lyon, Arsenal, Marselha, Milan, Liverpool ou Panathinaikos.

O Sporting é conhecido na Europa como um dos clubes que mais promove a formação, mantendo-se fiel à sua política de aposta nos produtos da cantera. O seu plantel principal dispõe de Rui Patrício (goleiro), Carriço (defesa), Caneira (defesa), Miguel Veloso (médio), Adrien (médio), João Moutinho (médio), Pereirinha (médio) e Yannick Djaló (atacante) formados nas categorias de base.

Porém, o ‘perfume do leão’ está espalhado por outros clubes europeus. Das restantes 31 equipas presentes na Liga dos Campeões, existem mais seis atletas formados nas categorias base do Sporting: Cristiano Ronaldo [Maior artilheiro europeu (Bota de Ouro) 2007-2008] e Nani (ambos do Manchester United); Luís Figo [Melhor jogador europeu em 2000 (Bola de Ouro) e melhor jogador do mundo em 2001] e Ricardo Quaresma (ambos do Internazionale de Milão); Simão Sabrosa (Atlético de Madrid); Paulo Costa (Anorthosis Famagusta).

O treinador do Sporting, Paulo Bento, também foi formado no Sporting, dirigindo as equipas de base e, desde há três anos, a equipa principal.


Nestas três épocas da ‘Era Paulo Bento’ o Sporting foi sempre vice-campeão (acedendo à Liga dos Campeões) e conquistou as Taças de Portugal de 2006-2007 e 2007-2008, bem como as Supertaças de Portugal de 2007 e 2008 que abriram as temporadas futebolísticas.

Nos últimos anos o Sporting dispôs de orçamentos baixos para investimentos, a fim de poder saldar todas as suas dívidas, mas tem um novíssimo estádio de sua propriedade (inaugurado há quatro anos), foi à final da Taça UEFA 2004/2005, conquistou quatro taças nacionais e lidera o campeonato nacional à 2ª jornada.

A gestão equilibrada e profissional dos leões, que promete novos voos futuros, não teria sido possível, face à sua ex-situação financeira periclitante, sem o investimento na cantera da Academia do Sporting.

O futebol moderno e altamente competitivo exige novos diferenciais na performance das equipas. As mais medianas já possuem métodos e condições de trabalho semelhantes às equipas altamente competitivas, bem como capacidade física e ocupação de espaços em campo, razão pelo qual já não são tanto os talentos individuais a desequilibrar os jogos mas as capacidades da equipa enquanto conjunto.

Então, cada vez mais se torna fundamental que uma equipa se estruture ao longo de um certo tempo focada na identificação e assimilação de um modelo de jogo, de uma filosofia de grupo e de um enquadramento específico, razão pela qual a formação nas categorias de base é um elemento estruturante fundamental para se atingir esses fins.

O Sporting possui, hoje, um modelo de jogo, uma filosofia de grupo e um enquadramento específico com oito titulares formados no clube.

Creio que o Botafogo de Futebol e Regatas poderia ir buscar o bom exemplo do Sporting e reestruturar o seu património, as suas finanças e a sua equipa principal sustentando-se em investimento nas categorias jovens.

A sustentabilidade leva, inevitavelmente, a grandes desempenhos.

2 comentários:

snoopy em p/b disse...

muito bacana isso tudo, rui!
a base do botafogo, sem dúvida, é a grande defasagem de todo o processo de evolução que o clube vem tendo nos últimos anos.
e nunca é demais lembrar, também, um bom exemplo do sul: o internacional, que nos venceu ontem.
veja a renda que eles vêm tendo com vendas de jogadores da base.
é praticamente uma grande venda por ano, que serve para saldar as dívidas.

estamos engatinhando, amigo.

que derrota frustrante a de ontem, hein?

forte abraço!

Ruy Moura disse...

Oi, snoppy!...

Justamente... Celeiro de jogadores e fonte de financiamento... É uma tarefa de médio e longo prazo, mas o retorno vale a pena. penso que essa deveria ser uma aposta da nova diretoria que for eleita.

Saudações Gloriosas!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...