domingo, 23 de novembro de 2008

E o juiz amarelou…

.

Durante o jogo Botafogo x Estudiantes para a Copa Sul-Americana o Botafogo foi eliminado e o segundo jogo no Engenhão, a 4 de Novembro, foi de muitos nervos, acabando em confusão. André Luís foi apartar a confusão e recebeu cartão amarelo do árbitro da partida.

Inconformado, André Luís correu para o árbitro, arrancou-lhe o cartão amarelo da mão, mostrou-lho explicitamente e tornou a devolvê-lo, no instante imediatamente anterior ao juiz lhe mostrar o cartão vermelho.

Condenei André Luís pelo ocorrido e, ainda hoje, se fosse dirigente do Botafogo, eu suspenderia o atleta pela indisciplina e pela falta de reflexão que o jogador mostrou nessa e noutras ocasiões anteriores.

Porém, este blogue narra todas as histórias do Botafogo e não podia deixar de gravar a insólita ocorrência. São coisas que só acontecem ao Botafogo, sem dúvida.

André Luís protagonizou um momento ímpar do futebol ao mostrar o cartão amarelo ao árbitro, em protesto contra todas as tropelias que a arbitragem tem feito ao Glorioso. Como dirigente eu tomaria a atitude adequada de autoridade sobre o atleta, mas como torcedor posso dar-me ao luxo de realçar este notável acontecimento, cujo simbolismo evidencia a necessidade de os árbitros serem punidos também pelo cometimento de graves injustiças a equipas de futebol que trabalham duramente durante a semana para verem o seu trabalho destruído em campo no fim-de-semana por atitudes de incompetência, negligência, clubismo ou corrupção das arbitragens.

André Luís mostrou o cartão amarelo ao árbitro. Mais dois cartões e o árbitro terá suspensão automática…

A espontaneidade de André Luís e a incredulidade estampada no rosto do árbitro ficarão gravadas para sempre na memória de quem assistiu a tão insólito caso. O notável vídeo do acontecimento merece ser visto e revisto.

5 comentários:

Gil disse...

Amigo Rui,
No dia do jogo e do lance, a única coisa que me passou pela cabeça foi do AL dar umas pancadas no juiz.
Perguntei-me se AL não podia ter um dia de fúria como esse ou do jogo dos aflitos dentro do vestiário com um monte de jogadores, colaboradores e diretores.
Acredito que essa atitude seja sintomática a tudo que os jogadores passam. Falta de direção, imposição perante as entidades, descumprimento dos compromissos assumidos, etc.
Caro Rui, pelo andar da carruagem ou melhor da abóbora, no próximo ano vai ser tudo igual.
Continuarei torcendo para que tudos seja diferente.
Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Ruy Moura disse...

Amigo Gil, "pelo andar da carruagem ou melhor da abóbora, no próximo ano vai ser tudo igual".

Essa frase espelha bem o que eu defendi o ano passado: que depois da saída inglória da Sul-Americana e da sucessiva perda de pontos cointra os últimos no brasileirão, o ano não havia sido de progresso para o Botafogo.

Ora, 2008 é em tudo semelhante. Espoliados no Cariocão, eliminação na semifinal da Copa do Brasil, esperanças de campeão do brasileirão e queda vertiginosa, eliminação novamente inglória na Sul-Americana, perda de pontos sucessivos nos últimos jogos.

Portanto, 2007 e 2008 foram anos que não acrescentaram nada em termos de qualidade progresiva de gestão. Para mim, o problema é precisamente não evoluirmos e praticarmos JUSTAMENTE OS MESMOS ERROS DO PASSADO! OS MESMOS!!!

Esta diretoria começa mal, em minha opinião, com a srenovações de NF e Fábio. Mas não temos outra hipótese senão apoiar. Eu apoio, em lista e tudo, mas não estou gostando do começo.

Saudações Gloriosas!

Ruy Moura disse...

Amigo Luís Filipe, acho que isso é problema dos figueirenses. Eles é que estão com graves problemas e lançam barro à parede a ver se pega. Na minha opinião é tudo conversa fiada para desestabilizar - que penso até que prejudica próprio Figueirense. Claro que por (alguns) jogadores eu não poderei pôr a mão no fogo (seja de que clube for), mas uma coisa lhe garanto Luís: o BOTAFOGO não entrega jogos - porque O BOTAFOGO SOMOS NÓS!!!

- A TORCIDA MAIS ASSANHADA QUE ALGUMA VEZ A TERRA JÁ VIU!

Saudações Gloriosas!

Saulo disse...

É Rui, são coisas inacreditáveis que acontecem com o Botafogo.

Ruy Moura disse...

O Botafogo é pioneiro de tanta coisa, porque não haveria de ser também na mostragem de cartão amarelo ao árbitro?... Este André Luís foi inventado...

Saudações Gloriosas!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...