sábado, 29 de novembro de 2008

Obrigado, Luiz Tovar!

.
Luiz Paulo Neves Tovar, habilidoso craque botafoguense dos anos 40, benemérito do Botafogo desde 1945 e médico de profissão, faleceu ontem, dia 28 de Novembro, aos 85 anos de idade.

Relembra-se o texto em que o Mundo Botafogo destacou a vida gloriosa de Luiz Tovar:

“Luiz Paulo Neves Tovar, habilidoso atacante, nasceu em Vitória (ES) em 19 de setembro de 1923 e, tal como René, foi tricampeão carioca de primeiros-quadros amadores (1942-1943-1944). Por diversas vezes integrou a equipe de jogadores profissionais do clube, porém sempre como atleta amador, já que nunca aceitou remuneração para defender o clube de sua paixão. Compôs, juntamente com o grande Heleno de Freitas, o grupo de atletas da seleção brasileira na disputa do campeonato sul-americano extra de 1945, em Santiago do Chile. Ainda em 1945, por proposta do então presidente Adhemar Bebiano, foi-lhe concedido, pelo conselho deliberativo do Botafogo, o título de benemérito. Sua formatura em Medicina deu-se em 1946. Especializado em Traumatologia e Ortopedia, foi membro da Sociedade Brasileira da especialidade (SBOT-RJ). Conceituado ortopedista, atuou nos hospitais Geral de Bonsucesso e dos Servidores do Estado (onde ingressou após ser aprovado em primeiro lugar no concurso de 1955), bem como no extinto Hospital da Cruz Vermelha Brasileira. Reside no Rio de Janeiro (informação colhida no dia de seu aniversário de 85 anos, 19 de setembro de 2008).” (Claudio Marinho Falcão: Botafogo: um clube de atletas-médicos, Mundo Botafogo, 18.10.2008).

Miguel Netto, seu sobrinho, enviou algumas fotos representativas do craque nos seus anos de glória. Agradecemos ter aberto o seu acervo pessoal ao Mundo Botafogo, Miguel.

Luiz Tovar aparece sempre ao lado direito de Heleno de Freitas (portanto, nas fotos, aparece-nos à esquerda). A última foto mostra Luiz Tovar ao serviço do escrete canarinho.






OBRIGADO, Luiz Tovar! Obrigado por nos ter dado o privilégio de fazer parte das gloriosas hostes botafoguenses. Fique em paz, porque a sua vida cumpriu-se inteiramente.

.

[Acréscimo à posteriori ao artigo, no dia 30 de Novembro:

A comunicação social, embora breve, fez nota da titude de Tovar que o tornou eterno no Botafogo. Sob o título “Morre no Rio Tovar, ex-atacante do Fogão” e o subtítulo “Ex-jogador ficou conhecido por se recusar a receber dinheiro para atuar pelo clube”, o sítio da Lancenet noticiou o seguinte:

“Morreu na última sexta-feira no Rio de Janeiro o ex-atacante do Botafogo Tovar, que atuou na década de 40. Convocado para a Seleção Brasileira em diversas oportunidades, ele se tornou famoso por não aceitar dinheiro para envergar a camisa do Glorioso. Ao lado de Heleno de Freitas formou um poderoso ataque. (...) Encerrou a carreira de maneira precoce aos 23 anos para dedicar-se à medicina.“]

12 comentários:

Anónimo disse...

pena q ele desistiu da carreira de futebol poderia ser mais lembrado

Fernando Gonzaga disse...

é uma pena que estes craques do passado são pouco mencionados atualmente, particularmente, pouco ouvi falar dele, mas com certeza, ele se vai com a honra de ter ajudado a construir a história do nosso glorioso...

abraço!!

Ruy Moura disse...

Rafael e Fernando, na etiqueta 'figuras' já estão alguns jogadores. Irei continuar a publicar sobre outros. O Quarentinha fica para o dia 8!

Saudações Gloriosas!

Saulo disse...

Valeu Luiz! A sua estrela vai brilhar no céu.

Ruy Moura disse...

Oi, Saulo!... Seja bem-vindo novamente ao nosso mundo alvinegro. Correu tudo bem durante a semana?...

Saudações Gloriosas!

Vinícius Barros disse...

Rui, me explica o que foi esse campeonato amador? Pesquisei um pouco e diz que era um campeonato carioca organizado por uma tal de LFRJ!

Abs!

Anónimo disse...

Tenho jogado bola no seu antigo
sítio(que hoje é do pai do Ronaldo
fenômeno,Nélio Nazareno) na estrada
do Bandeirantes,Jacarépaguá,RJ.Há
dois belíssimos campos de futebol
lá.Grande Tovar,que Deus o tenha!

Ruy Moura disse...

Que privilégio, Muga!

Saudações Gloriosas!

SILVIO ARAUJO DE OLIVEIRA disse...

CONHECI O Dr. TOVAR EM 1972 NO HOSPITAL GERAL DE BONSUCESSO, ELE QUE CUIDOU DE MIM QUANDO FUI ATROPELADO COM 13 ANOS, ISSO FOI HÁ 40 ANOS ATRÁS. O MEU PAI QUE ME DISSE QUE ELE ERA O TOVAR DO BOTAFOGO, QUANTA HONRA.

Celi Campos disse...

Conheci Dr.Tovar em 1982 no Hospital Bonsucesso. Ele salvou minha perna esquerda por causa de um tombo numa escadaria da Embratel. Foi um excelente médico sempre. Obrigada Dr.Tovar sou grata até hoje.

Anónimo disse...

tive o prazer de trabalhar com ele na Cruz Vermelha Brasileira

Ruy Moura disse...

Deve ter sido realmente um prazer trabalhar com uma pessoa com princípios éticos tão raros. Abraços Gloriosos.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...