quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Botafogo 3x2 Atlético-GO

.

Numa vitória construída sem grandes percalços, acabámos tomando dois gols no final e por pouco não ganhámos no sufoco.

Não foi um grande jogo, mas o Botafogo tem sido mais equipa e, finalmente, o seu ataque funciona melhor. Em muitos jogos quem marcou e fez ganhar pontos foram gols de zagueiros e de laterais, mas hoje o ataque fez 100% de gols.

Apesar dos três pontos, da proximidade aos líderes e do sonho do título, o Botafogo continua a carecer de qualidade e maturidade. No 1º tempo o ataque foi muito lento e facilitou a marcação do adversário, que até teve hipóteses de inaugurar o marcador. Entre o final do 1º tempo, com o importante gol de Caio, e a grande penalidade convertida por Loco Abreu, o Botafogo jogou os seus 25 minutos em que deu para ganhar a partida.

Após fazer 3x0 a equipa diminuiu o ritmo de jogo e em alguns casos começou a ‘brincar’. Como o Atlético não desistiu, acabou por marcar dois gols e mostrar, uma vez mais, que o nosso time não sabe administrar os minutos finais, mesmo ganhando com folga. A segunda metade do segundo tempo foi mais ou menos desastrosa.

De realçar que Marcelo Mattos continua sendo fundamental na melhoria da saída de bola da defesa e que os gols de Caio e Jobson podem ter sido importantes para recolocar os dois jovens na senda de melhores desempenhos nesta reta final da competição.

Finalmente, importa destacar que apesar de não 'arrasarmos' os adversários, a equipa mostra uma confiança que não existia desde 2006, o que se deve muito, em minha opinião, ao positivismo de Loco Abreu e de Joel Santana, bem como à alegria dos mais jovens que querem brilhar, apesar de às vezes pecarem por individualismo. E a torcida, evidentemente, está o máximo! Então, no próximo jogo, vamos surpreender novamente e ganhar no sul.

FICHA TÉCNICA
Botafogo 3x2 Atlético Goianiense
» Gols: Caio 43’, Jobson 47’ e Loco Abreu (pen.) 64’ (Botafogo); Juninho 82’ e Róbston 90’+2 (Atlético Goianiense)
» Competição:
» Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
» Data: 3 de novembro de 2010, quarta-feira
» Público: 17.118 pagantes
» Renda: R$ 362.880,00
» Arbitragem: Héber Roberto Lopes (PR); assistentes: José Amilton Pontárolo (PR) e Ivan Carlos Bohn (PR)
» Disciplina: cartão amarelo – Thiago Feltri, Agenor, Pituca e Adriano (Atlético-GO)
» Botafogo: Jéfferson; Antonio Carlos, Márcio Rosário (Danny Morais) e Leandro Guerreiro; Caio, Fahel, Marcelo Mattos, Lúcio Flávio (Edno) e Somália (Renato Cajá); Jobson e Loco Abreu . Técnico: Joel Santana.
» Atlético Goianiense: Márcio; Adriano, Welton Felipe, Daniel Marques e Thiago Feltri (Elias); Agenor, Pituca (Rômulo), Robston e Renatinho; Juninho e Marcão (Josiel). Técnico: René Simões.

Foto: André Mourão / Agência O Dia

7 comentários:

Gil disse...

Rui,

Não consigo entender o Joel. Lucio Flavio continua o mesmo, não marca, não cria, se omite e principalmente, se esconde. Apoio a torcida em não vaiar o jogador, mas gritar o nome é um exagero.
Fahel é um pouco parecido, porém não tem a cobrança e exigência de criação.
Somalia escalado fora de posição (destro na lateral esquerda), e o adversário fazia marcação a distância e antecipava, pois sabia para que lado ele joga e domina a bola. No segundo tempo o Joel trocou posição e ele subiu de produção.
Nessa minha vizão, não sou o dono da verdade, entramos com menos 3 jogadores ou com menos opções de jogadas.

Acho que faltou preparo físico aos jogadores. Trocam comissões mas o preparo físico continua a desejar.

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Zatonio Lahud disse...

Anota aí: se ganharmos do Avaí seremos campeões. E quanto a crônica, quando quiser o espaço é seu e a honra minha. Abraço!

Ruy Moura disse...

Querido amigo Gil, nunca fui um 'apaixonado' do Joel Santana e já escrevi coisas menos favoráveis acerca dele. Sobretudo porque é incerto nos seus acertos (e desacertos). Porém, confesso que não estamos de acordo quanto ao Joel. O Joel erra, mas tem acertado mais do que erra. Às vezes é estranho, mas outras vezes acerta em cheio, como nos últimos dois jogos, por exemplo. E em muitos outros anteriormente. E, todavia, as críticas continuam. Com razão e sem razão.

O que sei, meu amigo, é que com uma equipa desequilibrada e inferior às de 2007 e 2008 o Joel Santana fez a melhor campanha do Botafogo desde 1995: três taças cariocas e disputa palmo a palmo do Brasileirão até ao fim. Isso tem que ser reconhecido, especialmente porque muitos pontos que perdemos foram displicências dos jogadores. Como ontem, quando tomaram dois gols já fora de tempo.

Mas penso que a torcida reconhece, porque a enquete do blogue está a dar 85% favorável ao Joel Santana.

Quanto ao Lúcio Flávio, não sou seu fã, mas também nunca fui detrator. Na verdade, tenho visto o LF fazer grandes passes (ainda ontem fez um passe para gol, desaproveitado), mas os perebas da má pontaria não enfiam a bola dentro da baliza e então a parte positiva do LF não se reflete no jogo. Ele é tudo isso que dizem, mas vejo-o fazer grandes passes para gol completamente desaproveitados. E isso deve ser considerado. Além do mais, há perebas muito maiores no BFR do que o LF. Pior que ele houve muitos mais: Fahel, Alessandro, Emerson, Reinaldo, Victor Simões, Tony, Vanderlei, etc.

Quanto à preparação física, nunca compreendi bem isso. Por um lado, o campeonato brasileiro é absurdo em dureza e provoca muitas lesões, mas, por outro lado, acho que a maioria dos clubes brasileiros não tem bons preparadores físicos. É muita moleza nos treinos... O preparo físico é um dos nossos grande problemas, pelo menos nas últimas cinco temporadas.

E se fossemos campeões?! Nem quero nem pensar nisso ainda...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Zatonio falou, tá falado! Vamos ganhar ao Avaí para sermos campeões!

Que tipo de crónica gostaria que eu escrevesse?

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Amigos, se ficarmos em 3º lugar eu considero a temporada excelente face à matéria-prima fornecida pelo André Silva e Anderson Barros...

E, então, podemos começar 2011 já com mais consistência. Tivemos plantel desfeito em 2006, 2007, 2008 e 2009. Parece que finalmente vamos ter a sequência que eu tanto almejo. É com sequência que se constroem times consistentes. 2011 começará com matéria-prima mais consistente do que antes.

Mas se estivermos à beira de sermos campeões eu tomo um avião e vou direto para o Engenhão!

Abraços Gloriosos!

Muga disse...

Prezado Rui,
eu pensava exatamente o que escreveste a respeito da bela campanha do nosso glorioso neste 2010.Há muito do bom caráter do
Joel (o nosso Mourinho muttattis
muttantis) e do espetacular Loco
Abreu. A diretoria acertou em cheio
nessas contratações e mais o Mago e
o Marcelo Matos. Os caras estão de parabéns! O grupo parece ser muito unido e vamos que vamos.
Forte abraço botafoguense!

Ruy Moura disse...

Parecem-me certas as tuas observações, Muga. Creio que também foi esta diretoria que contratou o Jefferson em 2009.

Outra contratação, contra a qual me posicionei por questões de disciplina, ainda poderá dar bons frutos se o rapaz tiver juízo: Jobson.

Em contrapartida contrataram uma quantidade de perebas que me parece serem negócios menos claros com empresários. Há, por isso, desequilíbrio nas contratações, e por isso mesmo a nossa equipa é desequilibrada. Falta-nos um verdadeiro gestor que perceba de futebol.

Abraços Gloriosos!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...