segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Ranking mundial de clubes


A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) mantém o ranking mundial de clubes atualizado mensalmente.

Eis a classificação dos clubes brasileiros e portugueses entre os 100 primeiros colocados a 31 de agosto de 2012 em provas oficiais internacionais  (pontos):

09º Corinthians (242,0)
15º Fluminense (216,0)
17º Sporting (210,0)
19º Vasco da Gama (208,0)
22º Santos (202,0)
31º Internacional (178,0)
62º Benfica (146,0)
71º Sporting de Braga (135,5)
90º Flamengo (123,0)
99º Porto (118,5)

O Botafogo de Futebol e Regatas situa-se em 205º lugar, estando apenas à frente de um único grande clube brasileiro (Cruzeiro).

À atenção da Diretoria: o time do Botafogo, eleito o 8º clube do mundo pela revista World Soccer em 1964 e 12º clube do mundo pela FIFA em 2000, hoje não se enquadra entre os 200 melhores do mundo…

Pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)

8 comentários:

Gil disse...

Rui,

Aqui no Rio de Janeiro os torcedores dos "coirmãos", para encarnar, dizem que somos o último dos grandes ou o primeiro dos pequenos!
Dói, mas é o que os medíocres e incompetentes teimam em tornar uma realidade!
Culpo também todo o quadro social que nada fazem por concordarem ou se locupletarem de alguma forma!

Pobre do atual Botafogo!

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

Gil, como sabes, estamos... COMPLETAMENTE DE ACORDO!

Desde o quadro social aos atletas, a moleza impera em General Severiano. Custa, não é? Mas como não somos cathartiformes a verdade deve ser revelada: somos o último dos grandes e qualquer dia o 1º dos pequenos. Se não assumirmos esta verdade, não seremos capazes de nos reerguer em um futuro próximo.

Abraços Gloriosos.

DRP disse...

Esses critérios me parecem meio estranhos. Digo em relação, por exemplo, ao Sporting estar muito a frente do Porto. Os três últimos títulos relevantes conquistados pelo futebol português foram conquistados pelo Porto: Champions League em 2004 e Europa League em 2011 e 2003. Além disso, dos 10 últimos campeonatos porugueses, 8 foram vencidos pelo Porto, que é o atual bi-campeão. O Sporting não vence a liga portuguesa desde 2002 e nunca venceu nenhum dos dois torneios principais da Europa.

Entenda o amigo que não é provocação, sei bem que és sportinguista. Mas é que, diante de tais dados, parece-me impossível que o Sporting esteja tão a frente do Porto num ranking que meça resultados em campo.

Poderia citar outro exemplo: o Santos, campeão da Libertadores de 2011 e semi-finalista da mesma em 2012, não poderia ficar atrás do Vasco.

Esse ranking com critérios desmedidos e aparentemente ilógicos não me diz muita coisa. Embora eu concorde que seja sintomático que o Botafogo esteja tão mal posicionado nele...

Um grande abraço!
Danilo

Ruy Moura disse...

Meu bom Danilo, os critérios não são os que refere. Se fossem retroativos o Real Madrid estaria sempre em 1º lugar pelo seu passado brilhantíssimo. Os critérios contam apenas a atualidade do último ano em provas oficiais internacionais e o Sporting foi às semifinais da Liga Europa no ano passado e conquistou muitas vitórias que lhe valeram muitos pontos. Aliás, o Sporting também foi finalista vencido desta taça em 2004/05 e venceu a taça homóloga da Liga Europa em 1964, quando se designava Taça dos Vencedores de Feiras e, mais tarde, Taça dos Vencedores de Taças (atual Liga Europa).

Todos os critérios são, eventualmente, discutíveis. Estes são o que são. Cito (pag. da IFFHS):

"The Executive Committee of IFFHS meeting on 6th January 2007 in Salzburg (Austria) decided to make the following changes to the methodology used to determine the Club World Ranking, with effect from January 1st, 2007.

- UEFA Champions League: 14 - 7 - 0 points for win - draw - defeat
- UEFA Europa League: 12 - 6 - 0 points for win - draw - defeat
- Copa Libertadores: 14 - 7 - 0 points for win - draw - defeat
- Copa Sudamericana: 12 - 6 - 0 points for win - draw - defeat
- CAF Champions League: 9 - 4.5 - 0 points for win - draw - defeat
- CAF Confederations Cup: 7 - 3.5 - 0 points for win - draw - defeat
- AFC Champions League: 9 - 4.5 - 0 points for win - draw - defeat
- AFC Cup: 7 - 3.5 - 0 points for win - draw - defeat
- CONCACAF Champions League: 9 - 4.5 - 0 points for win - draw - defeat
- OFC Champions League: 5 - 2.5 - 0 points for win - draw - defeat
- FIFA Club World Cup: 14 - 7 - 0 (finals: 21 - 10,5 - 0) points for win - draw - defeat"

Nota: Sou adepto botafoguense e apenas simpatizante sportinguista.

Abraços Gloriosos.

DRP disse...

Entendi. Bom, então por esse critério e considerando o fisco que foi a participação do Botafogo na Sul Americana, é de se admirar que nós estejamos aparecendo no ranking!

um abraço,
Danilo

Ruy Moura disse...

Sim, Danilo, a nossa participação foi fraca. O IFFHS tem muitos rankimgs, e alguns deles são atualizações mês a mês. Por exemplo, eles atribuem sempre o título de 'clube do mês'. E há também o clube do ano. A estatística que apresentei é móvel, porque se atualiza ganhando o último mês e perdendo o primeiro mês do espaço temporal considerado.

Isso permite sabermos como estamos na atualidade e não na história.

Pessoalmente não desdenharia de um ranking dos últimos três ou cinco anos.

Abraços Gloriosos.

Lorismario disse...

Caro Rui. Então o título deveria ser Ranking Mundial Anual de Clubes. Uma vez que não se faz história em apenas um ano não levo muito isto a sério. A não ser que sejam considerados, por exemplo, os últimos cinco anos. Aí seria a história de cinco anos. E por aí a fora. Acho que ser o 205° no ano de 2012 não significa muito levando-se em consideração o que Botafogo e Santos fizeram pela história do futebol brasileiro. Loris

Ruy Moura disse...

De acordo, Loris. Eu preferia os 3 a 5 anos, mas nesses mesmos três a cinco anos o BFR estaria muitíssimo mal classificado. Também não corresponderia ao que BFR e SFC fizeram pelo futebol brasileiro e mundial.

Interpreto este ranking como outro qualquer. Pode valer mais ou menos, mas tem critérios claros. Permite-nos avaliar 'em andamento'.

Abraços Gloriosos.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...