quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Botafogo 1x1 Athletico


por RUY MOURA

Editor do Mundo Botafogo

E a saga (pode também ler-se ‘zaga’) continua… No Blog do Mansell publica-se um artigo sob a designação ‘Gols no fim irritam no Botafogo. Parece sempre faltar algo…’

Há muitos anos que digo isso entre amigos – e escrevo –, mas com muito mais precisão: FALTA SEMPRE ALGO!

Ou porque era problema de goleiros, ou porque o técnico era ‘burro’, ou porque a zaga não marca, ou porque os laterais não recuam a tempo, ou porque o meio campo não cria, ou porque o ataque desperdiça gols, ou porque as ‘linhas’ estão distantes, ou porque os árbitros ‘roubam’, ou porque tivemos azar, ou – como dito agora – porque a equipe é imatura… Sempre acompanhado de um ‘levantar a cabeça’ que não ocorre, de satisfação do técnico com o suposto ‘crescimento’ que não se concretiza, de ‘aprendizagem com os erros’ que nunca se faz…

Certo, certo, é que há 25 anos que o futebol do Botafogo não conquista um único título relevante.

O que ocorre tem uma explicação breve: sucessiva falta de capacidade e maturidade técnica de quem dirige o futebol e os plantéis do Botafogo, raramente se conseguindo obter exibições regulares e consistentes (a exceção foi o período Loco Abreu / Seedorf), nem futebol de propositura e ousado, nem persistência e resiliência para alcançar resultados mais elevados, nem criar implicação e ambição dos jogadores.

Em suma, vive-se de ilusões de altos desempenhos que não existem no futebol brasileiro e de clubes (sucessivas descidas de divisão dos grandes clubes, incluindo campeões neste século como Corinthians ou Cruzeiro – e também Flamengo, se não fossem as ‘golpadas’) mercê da falta de planos e de estratégia que conduziram o futebol brasileiro aos resultados da Copa de 2014, sem treinadores reconhecidos a trabalhar no estrangeiro, mas com todos os bons jogadores na sua fase mais brilhante a jogar fora do país – para onde todos almejam jogar.

É monótono, entediante e triste acompanhar partidas de futebol geralmente com desempenhos irregulares em que o melhor ainda são os jogos ditos ‘eletrizantes’ porque ninguém é capaz de os controlar com racionalidade e então mexem com a emoção – mas apenas com a emoção primária e nada mais.

E depois muitos se admiram por tantos brasileiros adotarem clube estrangeiros para torcerem, assistirem aos jogos do campeonato inglês e espanhol e à Liga dos Campeões e travarem ‘renhidos’ combates nas redes sociais pelos seus grandes ídolos CR7 e Messi. Porém, coragem para modernizar o futebol do país e criminalizar os comportamentos que todos sabemos que ocorrem à margem das quatro linhas, está sempre fora dos planos – completamente fora de questão!

FICHA TÉCNICA

Botafogo 1x1 Athletico

» Gols: Victor Luís, aos 80’ (Botafogo); Ravanelli, aos 88’ (Athletico)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 09.09.2020

» Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)

» Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP); Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)

» Disciplina: cartão amarelo – Lucho González (Athletico)

» Athletico: Santos; Jonathan (Khellven), Aguilar, Thiago Heleno, Márcio Azevedo; Erick (Ravanelli), Lucho González (Christian); Nikão, Léo Cittadini (Jaime Alvarado), Fabinho (Geuvânio); Bissoli. Técnico: Eduardo Barros.

» Botafogo: Diego Cavalieri; Marcelo Benevenuto, Rafael Forster, Kanu; Kevin, Caio Alexandre, Luiz Otávio (Carlos Rentería), Victor Luís; Salomon Kalou (Rhuan), Bruno Nazário; Matheus Babi. Técnico: Paulo Autuori.

Sem comentários:

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...