sexta-feira, 18 de setembro de 2020

No meio do caminho tinha uma pedra…

 

por CARLOS EDUARDO

Crônicas de Quinta, no Mundo Botafogo

 

No meio do caminho tinha uma pedra / Tinha uma pedra no meio do caminho / Tinha uma pedra / No meio do caminho tinha uma pedra / Nunca me esquecerei desse acontecimento / Na vida de minhas retinas tão fatigadas / Nunca me esquecerei que no meio do caminho / Tinha uma pedra / Tinha uma pedra no meio do caminho / No meio do caminho tinha uma pedra.” – Carlos Drummond de Andrade.

E é assim que poeticamente se pode resumir os acontecimentos do Botafogo nas últimas semanas.

No meio do caminho tinha uma pedra / Tinha uma pedra no meio do caminho”: o VAR, esse personagem que se tornou mais importante que o próprio GOL, que andou tomando alguns pontos cruciais do Glorioso nessas rodadas do Campeonato Brasileiro.

Em um outro texto no blogue foi explicado o que poderia acontecer com essa tecnologia no Brasil – Bingo!!!

Por onde anda a tecnologia que traria justiça às partidas de futebol, como foi bradado retumbantemente? Aqui há a mania de se estragar aquilo que viria para ajudar todos, usando-se apenas em benefício de algun$...

Sou a favor do VAR desde que usado corretamente e com rapidez, e sobretudo com transparência, divulgando-se o áudio das conversas entre os juízes de campo e a cabine do VAR.

Mas… “No meio do caminho tinha uma pedra / Tinha uma pedra no meio do caminho”: a FIFA não autoriza a divulgação, a única maneira de se manter a integridade de um instrumento que está com a reputação manchada por aqui.

E é óbvio que o Botafogo, ao se posicionar contra a volta do futebol contrariando a (con)federação, acabaria por sair prejudicado.. é o lado mais fraco da corda nesse cabo-de-guerra... só estão seguindo a ‘cartilha’ do jogo.

E novamente “No meio do caminho tinha uma pedra / Tinha uma pedra no meio do caminho”: se a equipe não tivesse sido espoliada de diversos pontos, estaria no alto da tabela e certamente a sua postura seria totalmente diferente do que a de um time postulante ao Z4.

Ainda assim, acaso não tomássemos gols nos derradeiros minutos as coisas seriam diferentes, mas…No meio do caminho tinha uma pedra / Tinha uma pedra no meio do caminho”: a desatenção absurda da equipe em uma sucessão de gols adversários sofridos nos acréscimos das partidas e a incapacidade básica de conseguir ‘segurar o resultado’.

Ainda assim, Drummond volta ao ataque anunciando novamente que “No meio do caminho tinha uma pedra / Tinha uma pedra no meio do caminho”: a preparação física da equipe é pífia, os atletas não aguentam jogar 90 minutos e torna-se um verdadeiro sofrimento chegar ao final vendo os jogadores se ‘arrastando’ em campo.

Mas se não fossem suficientes as interferências externas e os falhanços em campo, ocorre uma vez mais que “No meio do caminho tinha uma pedra / Tinha uma pedra no meio do caminho”: os salários ciclicamente atrasados e os erros elementares da politicagem botafoguense, áudios vazados de ‘dirigente’ normalizando a derrota após o último clássico... e não é de admirar, porque já tivemos outro ‘baluarte da politicagem do clube’ afirmando que o Botafogo é um clube que não tem muitos títulos.

Aliás, tem um texto no blogue falando a respeito dessa sandice absurda e do desconhecimento da grandeza do clube por ‘dirigentes’ que fazem questão de sapatear na história e nos torcedores do Glorioso.

E, finalmente, “No meio do caminho tinha uma pedra / Tinha uma pedra no meio do caminho”: planejamento não faz parte nem de dirigentes nem de comissões técnicas, coisa que causa calafrios no ‘bando de incompetentes’.

“Nunca me esquecerei desse acontecimento / Na vida de minhas retinas tão fatigadas / Nunca me esquecerei que no meio do caminho / Tinha uma pedra” – e merecíamos caminhos melhores, prezado torcedor!

2 comentários:

Gil disse...

Rui,
Perfeito!

Abs e Sds, Botafoguenses!

Ruy Moura disse...

Abraços Gloriosos, Gil, chutando a pedra...

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...