sexta-feira, 20 de março de 2009

20 de Março


Em 1995 o Botafogo iniciou o ano como equipa sensação. No primeiro clássico do returno carioca, após vitórias sobre Olaria, Barreira, Itaperuna, Entrerriense e São Cristóvão, o Botafogo tinha um teste fundamental contra o Vasco da Gama.

No primeiro tempo o Vasco demonstrou melhor capacidade, mas Jair Pereira, o técnico botafoguense, colocou no segundo tempo uma equipa demolidora, vencendo por 2x0 com dois gols de Túlio Maravilha e excelentes defesas de Vágner.

Túlio marcou aos 52’ e aos 57’ para o Botafogo, perante mais de 33.000 torcedores, num ano que haveria de ficar coroado com a conquista do campeonato brasileiro de futebol.

A primeira página do Jornal dos Sports anunciava: “Com Túlio não tem escrita – Fogão na final da TG: 2 a 0”.

FICHA TÉCNICA
Botafogo 2x0 Vasco da Gama
Gols: Túlio Maravilha aos 52’ e 57’
Competição: campeonato carioca
Local: Estádio do Maracanã
Arbitragem: Vágner Tardelli; Luís Leitão e António Arménio
Cartões amarelos: Adriano e Beto (Botafogo); Paulão, Leandro, Luisinho, Valdir, e Clóvis (Vasco da Gama)
Botafogo: VágnerWilson Goiano, Gotardo, Márcio Teodoro e Jéfferson; Jamir, Moisés (Winck), Sérgio Manoel e Adriano (Narcísio); Beto e Túlio. Técnico: Jair Pereira.
Vasco da Gama: Carlos Germano, Pimentel, Paulão, Tinho (Cláudio Gomes) e Cássio; Leandro, Luisinho, Richardson e Gian (Hernande); Clóvis e Valdir. Técnico: Nelsinho.
.
Fonte
Acervo de Rui Moura

2 comentários:

Fernando Lôpo disse...

Túlio fazia muito gol no Vasco, mas também o que Carlos Germano defendeu de pênalti dele não é brincadeira.

Ruy Moura disse...

Porque o Túlio, em minha opinião, nunca foi realmente um craque. Era / é um excelente 'oportunista' de área, dos melhores que houve, mas craque não penso que fosse. Embora por todos os gols que fez e por aquilo que representa eu considere que tenha sido um grande ídolo que jamais se apagará da galeria dourada do Botafogo.

Saudações Gloriosas!

Botafogo conquista Ouros na 4ª regata estadual

Luna Nicole Mongelot, grande promessa do remo. Crédito: Wallace Lima / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo con...