sexta-feira, 6 de março de 2009

Na beira da ordem: BFR 2x0 Dom Pedro

.

Em 2009 o Botafogo atingiu, até agora, o melhor que poderia fazer: campeão da Taça Guanabara e classificação na Copa do Brasil. Neste jogo cumpriu-se o mínimo de dois gols diferença, mas o Botafogo foi alvo de duas bolas na trave e perdeu alguns gols feitos, como, aliás, já acontecera na final de domingo passado.

Os progressos da equipa são notáveis, quer do ponto de vista técnico, físico ou psicológico. O Botafogo fez dois jogos de ataque e criou inúmeras oportunidades. E perdeu mais do que marcou.

Entre outros, parece-me haver dois problemas a ter em atenção: o excesso de individualismo de Maicossuel e Reinaldo em certos momentos; a falta de pontaria que os jogadores têm para a meta e o drible excessivo. Em jogos com equipas grandes não surgirão tantas oportunidades de marcar, e perdendo dois ou três remates de gol feito a equipa pode perder um jogo.

Os jogadores continuam muito motivados, combativos e competitivos, acentuando-se essa faceta típica das equipas de Ney Franco. O treinador tem sido bem mais flexível nas suas mudanças táticas - e tem decidido bem em campo nos últimos jogos -, possui mais vontade de atacar - e fê-lo claramente por duas vezes esta semana - e está dando mais oportunidades a jogadores mais jovens ou que têm jogado menos – Jean Carioca fez a sua estreia como titular, por exemplo, e revelou-se muito importante esta nova opção do treinador.

No entanto, temo que o Botafogo parta para ganhar a Taça Rio, não o consiga e fique com a equipa fisicamente enfraquecida – como aconteceu claramente em 2008 nas semifinais da Copa do Brasil. Planear com priorização é fundamental. Eu priorizaria a Copa do Brasil, já que a final do campeonato carioca está assegurada, fazendo um plano de trabalho meticuloso que privilegiasse as datas das eliminatórias da Copa do Brasil.

Deve-se levar em consideração que a seguir vem o campeonato brasileiro, no qual deveríamos ter como meta o G4 e, por isso, não podemos ter uma equipa permanentemente competitiva ao extremo. Esses erros pagam-se caro.

Mas a equipa está bem e isso é o fundamental neste momento. Gozemos o período de ‘graças’ do Glorioso.

FICHA TÉCNICA
Botafogo 2x0 Dom Pedro
Gols: Jean Carioca aos 29’ e Reinaldo aos 67’
Competição: Copa do Brasil
Data: 05/03/2009
Local: Estádio do Bezerrão, em Brasília
Arbitragem: Elmo Alves Resende Cunha; Marco Antônio de Mello Moreira e João Patrício de Araújo
Cartões amarelos: Maicosuel (Botafogo); Taru, Renaldo, Gabriel (Dom Pedro)
Botafogo: Renan, Emerson (Júnior), Juninho e Leandro Guerreiro; Alessandro, Fahel, Léo Silva, Maicosuel (Wellington Júnior) e Thiaguinho (Lucas Silva); Jean Carioca e Reinaldo. Técnico: Ney Franco.
Dom Pedro: Fernando, Léo, Rafael e Rodrigo Mello; Júlio (Juninho), Taru (Mazinho), Gabriel, Maninho e Maílson; Índio e Renaldo. Técnico: Fernando Tonet.

14 comentários:

Rodrigo Federman disse...

Rui, em compensação, não vemos jogadas trabalhadas e ensaiadas.
Reparou que a nossa forma de jogar é sempre a mesma e nunca temos "alternativas", caso o adversário "mate" os nossos pontos fortes?
Acho que o NF precisa trabalhar urgentemente nesse sentido. O problema é, será que ele entende desta parte? Pois os seus times sempre se caracterizaram por serem competitivos e brigadores, mas nunca por ter jogadas ensaiadas e trabalhadas!
Abs, SA e um ótimo final de semana, amigo!

Ruy Moura disse...

Genericamente tenderia a concordar com isso, Rodrigo. No tempo do Cuca havia muito ensaio de jogada, mas, por exemplo, a cobrança de escanteios melhorou muito no tempo do Ney. Vários gols foram feitos assim, enquanto no tempo do Cuca não acontecia. Quantas cabeçadas fulminantes apareciam?... Agora aparecem...

Lembro-me de uma jogada que dizem ter sido trabalhada pelo Cuca que foi à cabeça de quatro jogadores e redundou em gol. Mas eu acho que isso é um exagero de ensaio. Os ensaios têm que ser de bola parada e de cruzamentos, não no enfiamento dos meias mas da linha de fundo. Os ensaios eram tantos nesse tempo que o LF só sabia fazer esses levantamentos ensaiados e muito manjados pelo adversário.

O que é que prefiro: treinar escanteios e faltas. E penalties. Treinar cruzamentos à linha de fundo. Colocar a equipa combativa como está e dar alguma liberdade à criação, se possível. Eu acho que o Ney tem feito isso paulatinamente. Por exemplo, o Cuca 'prendia' mais os jogadores ao seu esquema. Como os adversários toparam o esquema, começamos a perder. Penso que o Ney tem justamente variado as opções, e por isso penso que não temos jogado sempre da mesma forma. Creio, aliás, que isso era mais evidente no tempo do Cuca. Era sempre igual: domínio de bola e ataque, ataque, ataque... E o contra-ataque?... E a exploão de rapidez?... Por isso tomava muitos gols e de contra-ataque. E nenhuma equipa que toma a quantidade de gols que o Cuca tomava pode ser campeão. Veja agora: 2ª melhor defesa e 1º melhor ataque - assim consegue-se títulos. O Cuca um dia disse que 'arrumar' defesa é fácil. Então, por que não fez isso e não evitou levarmos montes de gols e não termos títulos por isso?...

Ora, com o Ney há mais contra-ataque, mais rapidez e muitos gols. Na veradde, há MAIS SURPRESA do que com o Cuca. Então, tenho que aceitar que o esquema do Ney é diferente daquele do Cuca, isto é, o Ney não aposta em jogadas ensaiadas, complicadas, mas em coisas práticas, em marcação forte e contra-ataque - com muitos gols!

Portanto, eu penso que devemos esquecer o modo de treinar do Cuca, que nunca deu resultado em lado nenhum. Nem antes nem depois do Botafogo, pelo menos até agora. O Ney, em muito menos tempo de treinador, é muito mais eficaz.

Rodrigo, esqueça o Cuca. Há vida para além do Cuca... até porque ele agora ama o Flamengo... E quando se ama uma mulher e depois outra, não é possível jamais tornar a amar a primeira - o Cuca já não é 'nosso'...

Abraços Gloriosos!

Rodrigo Federman disse...

Rui, mas eu sequer mencionei o nome do Cuca, que aliás, já esqueci há bastante tempo (apesar de tecnicamente, considerá-lo superior ao NF).
O que eu quis dizer, é que faltam jogadas ensaiadas e alternativas táticas (de jogo, não de posições) ao time do NF.
Concordo que a bola aerea (principalmente ofensiva) melhorou, mas é um assunto que eu sempre discuti com o Fábio Snoopy: O problema era o treinamento ou a qualidade dos jogadores? Ou seja, fizemos alguns gols em escanteio agora por causa de "intromissão" do NF, ou pq o Maicosuel cobra bem melhor que o LF e o Fahel sobe com muito mais precisão do que o ZC, Túlio ou qualquer outro da equipe do ano passado.
Entende o que quero dizer?
Não é crítica ao NF e menção ao Cuca. Longe disso. Apenas reforço que a nossa forma de jogar é bastante previsível e pragmática, independente do esquema utilizado.
Uma jogadinha surpresa aqui e outra acolá não fariam mal a ninguém e certamente podem nos livrar de algumas situações delicadas no futuro próximo. Principalmente contra equipes de melhor nível técnico.
Abs e SA!!!

Anónimo disse...

Rui,

Tem que analisar com cuidado essa gana de ganhar a Taça Rio de qualquer jeito. Pois umas das vantagens de vencer a Taça GB é descansar nas finais do returno e preparar o time para a grande final. Não por acaso desde que o Campeonato Carioca é disputado nessa fórmula, os campeões são os vencedores da GB (exceto o Volta Redonda em 2005).Se formos para a final da Taça Rio teremos que ganha-la (tomara) ou perderemos nossa vantagem.

Patrick Dias

Fernando Lôpo disse...

Concordo com o Rodrigo. Apesar de organizado, esse time não tem variação. Nos dois últimos jgos, o time entrou organizado, fisicamente bem, concentrado e com disposição. Assim, nossa qualidade técnica se fez prevalecer.

Mas reparem. Ontem, conseguimos a façanha de levar duas bolas na trave daquele time. Émerson mais de uma vez falhou bisonhamente errando até tempo de bola. Fossem mais qualificados os jogadores deles e um golzinho fariam.

No fim do jogo, de novo várias faltinhas próximas à área e escanteios desnecessários. Aliás, sorte nossa que contra o flor o Thiago "Passo Atrás" Neves não acertou um cruzamento sequer, pois lhe demos inúmeras chances de acertar um.

Ontem o Leo Silva enfileirou adversários, Jean deu vários dribles, Thiaguinho fez gracinhas... O time deles é bem frágil, e reparem que esses times de centros menores costumam ter uma disparidade física em relação aos grandes. Não é muito parâmetro.

Mas uma coisa que tem sido marca desse time é a roubada de bola do meio pra frente, iniciando o contra-ataque mais pra frente e portanto mais perigoso.

Um jogo que estou aguardando com ansiedade é o do Vasco, porque não acredito que o Vasco venha pra cima da gente. Aí seria um bom teste. enfrentaríamos um time grande, qualificado, e que joga da mesam forma que nós, o que nos obrigaria a ter alternativas, como pede o Rodrigo. Se o Vasco vier pra cima, aí poderemos jogar como sempre.


Uma cosia interessante: Ney franco vive pedindo um lateral-esquerdo daqueles ofensivos que chegam na linha de fundo, etc. Bom, sobre isso todos concordamos, certo? Mas se ainda não temos um lateral assim, por que jogamos com 3 zagueiros? Pra ficarem o Thiaguinho e o Alessandro o jgo inteiro pegando bola e cortando pra dentro?

Alessandro teve uma queda técnica, que pode ser momentânea ou não. Caso persista, uma opção é o Thiaguinho na direita e o batista na esquerda.


Outra coisa que andei pesquisando na internet e talvez vocês se surpreendam. Andei fuçando blos de outros clubes. Fui no fórum do netvasco e no blog flusocio. Olha, é incrível, mas vascaínos acham que seu time é o escrete húngaro de 1954 e os tricolores acham que o time abóbora é a laranja mecânica de 1974.

Nós, botafoguenses, que em 10 jogos vencemos 8 e perdemos um, fomos campeões da Taça GB, avançamos com certa tranquilidade ontem, mesmo assim estamos sempre criticando o time, criticando o técnico (mas de forma legal, sem pedir cabeça de ninguém), pedindo reforços, cientes de que o time precisa jgar melhor e que precisamos de mais jogadores para fazer boa campanha ao longo do ano.

Não achei nada dos urubus, um blog ou fórum que fosse aberto à visitação e representasse mais ou menos o pensamento médio deles. Mas não precisa, eles sempre se acham o máximo também.

Rodrigo Federman disse...

Fernando, concordo contigo!!!
Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

rui,
sobre seu post, eu discordo em um ponto: ontem, faltou motivação e competitividade. no meu ver, até houve combatividade.
falo isso porque o time me pareceu muito sem sal, correndo apenas atrás de seus objetivos. depois que os conseguiu, passou a jogar displicentemente.
além disso, não pode um time ser competitivo levando duas bolas na trave daquele time fraquíssimo, com todo respeito ao dom pedro.
no mais, concordo contigo.
assim como concordo com o rodrigo também. se o time tem se mostrado competitivo (como falei, com exceção de otnem), ele não tem variações.
é previsível. aliás, eu diria que o nenCCC se assustou com a competitividade do time e por isso não nos venceu. é início de temporada e está se acertando. mas acho que o time deles é melhor do que o nosso. e há vários times melhores do que o nosso e quando os encontrarmos pela frente, vai ser difícil vencermos.
e também não vejo no comentário do rodrigo uma alusão ao cuca.
o que um pode ter, outro pode não ter. então, para que possamos melhorar, porque não trabalhar aquilo que os outros têm que pode nos servir?
esses jogadores têm se mostrado eficientes taticamente. então, acho que eles se sairiam bem ensaiando mais jogadas e variações táticas.
finalizando, o comentário do fernando foi ótimo. aliás, como sempre.

um abraço e sds. botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

Querido amigo Rodrigo, sei que não falou do Cuca, mas ele está sempre muito presente por causa do peso que teve nas equipas de 2007-2008. Para abreviar a minha concordância genérica, cito e apoio a sua asserção:

"Uma jogadinha surpresa aqui e outra acolá não fariam mal a ninguém e certamente podem nos livrar de algumas situações delicadas no futuro próximo."

Mas se o Ney conseguisse (não sei se consegue) dar liberdade à criação, isso aconteceria seguramente Mas também se pode ir pela jogada ensaiada, lá isso pode. E nunca fará mal a tal 'surpresa'.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

É isso, Patrick. Acho que devíamos definir como metas a final do campeonato carioca e a final da Copa Brasil. Assim, apenas faríamos o nessencial na Taça Rio. Isso é que é priorizar. E seria isso mesmo que eu faria se fosse treinador: não priorizar a Taça Rio e priorizar as duas finais. Atá porque não podemos 'rebentar' porque temos logo a seguir a dura campanha do brasileirão...

Abraçso Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Está feita uma triangulação estratégica contra mim: Fernando - Rodrigo - Snoopy. rsrsrs...

Está bem, acho que têm genericamente razão, mas se realmente nós é que estamos a ganhar, não os outros três que se acham o maior, será que não conseguimos dar uma folga a uma equipa que supostamente ainda está em construção?... Queremos tudo ao mesmo tempo?... Eu acho que as remontagens de equipa feitas em 2008 pelo Cuca e em 2009 pelo Ney foram muito capazes. Nessa altura elogiei o Cuca, como agora me apetece fazer com o Ney.

Lembram-se que se dizia que o Cuca tirava 'leite de pedras'?... Ora, se a equipa era individualmente muito melhor do que esta, o Ney tirará leite de onde?...

Aliás, nunca vi construirem-se equipas em tão pouco tempo. nenhum botafoguense acreditava no time há dois meses atrás... e no entanto a 1ª taça foi nossa.

Isto não implica deixarmos de criticar. Eu também critico bastante. Mas, caramba, até o São Paulo faz más partidas e a seguir ganha outras muito mais difíceis.

Eu acho que continuamos a ser a torcida mais exigente - às vezes até ao paroxismo. Até no tempo do Mane criticávamos o Mané... Agora só elogiamos...

Eu estou feliz, pronto!

Abraços Gloriosos!

Impasse Livre disse...

Acho que o Botafogo conta com uma série de fatores conspirando a favor, os jogadores muito bem sem contusões, o tecnico criterioso nas contratações e os atletas em forma técnica acima do normal para o período. Mas, considero um time limitado tecnicamente e aplicado táticamente. mas, muito dependente de maicossuel e Reinaldo. E com um goleiro bem instável e um lateral esquerdo, que deveria ser meia direita(volante tvz) , o Thiaguinho. mas, pra quem tava na beira do caos há bem pouco,estar adois passos do paraíso já é uma vitória! abs,RUy

Fernando Lôpo disse...

Seria viável que nos próximos anos o Botafogo mandasse pelo menos uns 2 jogos da Taça Gb e 2 da Taça Rio em outros estados?

Esses joguinhos contra pequenos no engenhão nunca darão público. Talvez Juiz de Fora, João Pessoa, Brasília e outros locais assim. O clube pequeno poderia receber parte da renda ou uma cota mais as passagens.

Talvez fosse interessante.

Ruy Moura disse...

Caro amigo 'Maldito' não concordo completamente. Creo que o time vale mais do que parece. Repare que muitos deles foram promessas que ainda podem desabrochar e outros podem retomar a sua antiga forma. O time já jogou sem Maicossuel ou sem Reinalo ou sem Victor Simões e muitas vezes sem Fahel e só por uma vez falhámos e perdemos. Também acho que o Renan é muito seguro. Eu sempre o preferi ao Castillo. Pode aprender bastante mais, mas acho-o bastante bom e creio que nos assegurou vitórias já.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Fernando, a ideia é boa, ma so problema é que o Brasil é muito extenso e as viagens são cansativas. Dois jogos por semana e viagens pelo meio é complicado...

[a média anual é de 1,5 jogos por semana!]

Abraços Gloriosos

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...