
Um botafoguense replicou no meu correio eletrónico a resposta do Botafogo a um seu pedido de esclarecimento de como devia proceder em determinado caso. Eis as suas palavras:
“Ontem percebi mais uma evidência de porque o nosso clube está na situação que está.
Aproveitando que meu filho de 5 anos cada vez mais mostra seu lado de torcedor do Fogão tentei matriculá-lo na escolinha de futebol do Botafogo.
Mandei um e-mail para o clube para saber como fazer. Vejam o que me responderam:
Prezado [Fulano de Tal]
Estamos ampliando nossas franquias de escolas de futebol do Botafogo, no momento não temos nenhuma próxima ao bairro do Flamengo.
Agradecemos sua mensagem.
Atenciosamente,
Departamento de Marketing
Botafogo de Futebol e Regatas”
Isto é que o que se chama de eficiente e eficaz gestão, não acham caros leitores e amigos?... Ou indigestão…
“Ontem percebi mais uma evidência de porque o nosso clube está na situação que está.
Aproveitando que meu filho de 5 anos cada vez mais mostra seu lado de torcedor do Fogão tentei matriculá-lo na escolinha de futebol do Botafogo.
Mandei um e-mail para o clube para saber como fazer. Vejam o que me responderam:
Prezado [Fulano de Tal]
Estamos ampliando nossas franquias de escolas de futebol do Botafogo, no momento não temos nenhuma próxima ao bairro do Flamengo.
Agradecemos sua mensagem.
Atenciosamente,
Departamento de Marketing
Botafogo de Futebol e Regatas”
Isto é que o que se chama de eficiente e eficaz gestão, não acham caros leitores e amigos?... Ou indigestão…
2 comentários:
Rui,
Lições ao departamento de marketing (?) do Botafogo:
Marketing é a entrega de satisfação para o cliente (leia-se: TORCEDOR) em forma de benefício (KOTLER e ARMSTRONG, 1999).
Não é à toa que o site do Botafogo é o 19o do ranking nacional de clubes, com ínfimos 17 mil acessos/mês (ver pesquisa em http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1315035-9842,00-PESQUISA+APONTA+QUE+CLUBES+BRASILEIROS+AINDA+ENGATINHAM+NA+INTERNET.html)
PS.: Se o marketing visa fidelizar; se o torcedor de futebol é o único realmente fiel (que não muda nunca de fornecedor); não investir em quem pode se fidelizar (o filho pequeno de um torcedor) é de uma irresponsabilidade sem tamanho.
Roma, concordo com o conselho implícito de leitura dos gurus do marketing (Kotler e Armstrong). É realmente uma irresponsabilidade sem tamanho não investir nos clientes do futuro, sendo certo que a maioria dos torcedores são 'formados em família' e o departamento de marketing devia estar atento à 'pequenada' gerada pelos nossos torcedores.
Abraços Gloriosos!
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