domingo, 11 de abril de 2010

Barrichello é botafoguense!

.

[O editor do blogue, num dia de grande alegria após a classificação para a final da Taça Rio 2010, propõe uma boa risada a uma engraçada gozação feita conosco por um blogueiro sem preferência de time. Ele baseou-se no senso comum que vigora na sociedade; neste caso, na forma como alguma sociedade nos pretende ver. As pessoas mais esclarecidas sabem que o senso comum não corresponde, na maioria dos casos, à análise objetiva da inteligência, mas o texto tem graça.]

por Daniel Aleixo

“Há um bom tempo eu escrevi um post sobre Massa. Nele eu fiz uma brincadeira respeitosa linkando o corredor de fórmula 1 com o tradicional clube de futebol carioca, o Vasco da Gama.

Entrementes, é uma pena o clube cruz-maltino estar na segunda divisão. Não sou vascaíno, aliás nem torço pra nenhum time, mas para o futebol carioca é muito ruim ter rodízio de clubes na segundona. Isso só mostra o descaso dos dirigentes e a falta de estrutura dos clubes e, pelo jeito, as coisas ainda vão demorar a mudar. Depois reclamam que a imprensa só fala dos clubes paulistas. Mas isso é tema para outro post. Voltando…

Dessa vez, farei algo parecido com o post do Massa. Depois de muito observar as atitudes de Rubens Barrichello, o nosso Rubinho, cheguei à seguinte conclusão: Barrichello torce para o Botafogo!

Não há como negar. Vejamos os sinais:

1. Ele é reclamão: Alguns pilotos são famosos por seus títulos, outros por sua vida pessoal, mas Rubinho é conhecido por reclamar o tempo todo. Até quando ganha! Palavras do ex-companheiro de Ferrari, Michael Schumacher, sete vezes campeão da fórmula 1: “Barrichello é assim: reclama quando perde e quando ganha”.

2. Acredita em teoria da conspiração: Quem não se lembra das intermináveis acusações de que a Ferrari favorecia Schumacher, dando ao alemão um carro superior, mais bem regulado. Toda corrida era a mesma coisa. Schumacher em primeiro e Rubinho sendo rebocado por problemas no câmbio, na direção, nos pneus, no capacete, na rebinboca da parafuseta. Só não viam problema no piloto…

3. Perde porque é roubado: Como todos bem sabem, a comissão julgadora em uma corrida de fórmula 1 interfere muito pouco, apenas em casos de deslealdade ou irresponsabilidade na pista. Mas, como bom botafoguense, Rubinho não perde a chance de fazer acusações. “Hoje me sinto roubado. Demos um verdadeiro show de como se pode perder uma corrida”. Esta declaração estava no Twitter do piloto, no dia da última corrida, domingo, 12/07/2009. Mas poderia estar em qualquer lugar a qualquer tempo. É um roubo descarado!

4. Chororô: “Foi uma boa sessão para o time, e parabéns ao Button. Entretanto, do meu lado da garagem, o carro estava saindo de frente e não fomos capazes de solucionar esse problema”. “É um saco passar por tudo isso e ver que você fez tudo certo e foi prejudicado”. “Se acontecer novamente, não vou mais seguir ordens do time”. E ninguém cala, esse chororô…

P.S.: Eu sei que não vai adiantar, mas não custa tentar. Caro leitor botafoguense: em nenhum momento o intuito deste post foi denegrir a imagem do tradicional clube alvi-negro. A motivação para este post foi a mesma do post “Massa é vascaíno!”: fazer uma brincadeira com o imaginário do torcedor, com o senso comum que vigora em nossa sociedade. É claro que o Botafogo é muito mais do que um time que reclama. É um time vitorioso. E a história está aí pra não deixar ninguém mentir.”

Nota de Mundo Botafogo: Tal como o Botafogo tem, acredito que Barrichello também tenha… razão!

Fonte:
http://ousejapowerrangers.wordpress.com

4 comentários:

Aqipossa Informativo disse...

É uma pena, Rui, que essa razão que temos seja vista sempre de forma diminuta e que tenha caído na conta do "papo de torcedor".

Assim como há uma "história está aí pra não deixar ninguém mentir", sobre sermos vitoriosos, também há a história que comprova que não estamos mentindo. Mas ninguém quer perder tempo analisando, pois como disse, é "papo de torcedor".

Mauro

Ruy Moura disse...

Mauro, creio que a incompetência do marketing botafoguense também ajuda muito. Tem que haver uma política institucional clara, que não há. Então, a mídia e os cathartiformes aproveitam-se.

Sempre achei que não há culpas só de um lado. Os outros fazem-nos aquilo que nós deixamos que nos façam. Por exemplo, as posições de Pinóquio Omissão são um convite escandaloso para que nos tratem mal. Então, se os da 'casa' se tratam assim a si próprios, como é que os outros hão-de respeitar?...

Abraços Gloriosos!

Aqipossa Informativo disse...

Tenho opinião contrária, caro amigo.

Claro que no que dissestes há correção, mas as "coisas erradas" são tratadas de forma muito rápidas de acordo com os interesses.

Em http://aqipossa.blogspot.com/2010/04/teste-de-percepcao.html podemos ter uma idéia do que digo.

Além disso, sabemos que não é só com o Botafogo - cada um que reclame do seu, como fez o jogador do Vasco ao final do jogo e a Globo teve que mostrar ao vivo, pois foi pega de surpresa.

Se tornou corriqueiro esse tipo de coisa. Sabe-se que irão reclamar, mas sabe-se que não passa disso.

Como já disse, mente fraca, entrada franca. Deixar na conta do "chororô" compensa muito mais por manter alienado o imbecil - ao mesmo tempo que camufla o erro - do que se perde não conseguindo enganar a minoria inteligente.

Na pior das hipóteses, dou graças a Deus por ser "o" roubado. Durmo triste, mas de consciência limpa.

Triste, mas real. O limite do aceitável varia de pessoa para pessoa, e o que se tem feito é transformar o aceitável em INACEITÁVEL. Feito isso, o limite passa a ser baixo e torna-se inaceitável que seja verdade o que um torcedor reclama.

Simples assim, na minha opinião.

Para começar a dar um basta nisso, faço minhas as suas palavras, mas todo mal cortado pela raiz, tende a desaparecer.

Preparem-se:

O TETRA já começou em 2007. Ainda virão as manchetes Globais conclamando o recorde de público, a "humildade" cathartiforme, a força da "união" do grupo rubro-negro (essa é pra concorrer em campeonato de piada), e com certeza, as notícias sobre nós, todas estarão deturpadas. E a de praxe: "Deixou chegar..."

Abraços.
Mauro Axlace.

Ruy Moura disse...

Mauro, também acho é que estão transformando o INACEITÁVEL em ACEITÁVEL devido a tanta falta de ética. Por exemplo, com tanto favorecimento aos catharetiformes já não acho anormal um favorecimento aqui e ali ao Botafogo er ao Vasco. É triste isso...

Abrtaços Gloriosos!

Botafogo qualifica-se para as finais do Campeonato Brasileiro de Basquete sub-15

A chegada das delegações ao Super 15. Fonte: Confederação Brasileira de Basquetebol. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo...