quinta-feira, 1 de abril de 2010

O dia do Pinóquio

.

Algumas simples constatações:

1. Em futebol, a arrogância das vitórias antecipadas paga-se em campo quase sempre.

2. Continua a ser um grande erro não priorizar a Copa do Brasil, a única competição interessante ao nosso alcance que vale a pena ganhar (considero o campeonato carioca competição menor e o campeonato brasileiro excessivamente forte para nós).

3. O Santa Cruz foi melhor em posse de bola, em número de passes certos, em escanteios, em chutes à baliza, etc., frequenta a 4ª divisão nacional e confirmou a nossa prática de eliminação no Engenhão por equipas teoricamente muito inferiores (a lição do Americano em 2009 de nada serviu).

4. Uma equipa que joga na defensiva sendo favorito em casa, que não se encontra, e que passa subitamente para quatro atacantes, costuma gerar desequilíbrios fatais – e continuo a dizer que Joel saberá muito mais do que eu sobre futebol, mas enxerga pouco em determinadas ocasiões.

5. Tenho referido insistentemente que o trio de atacantes (Herrera, Loco e Caio) não funciona em conjunto, porque o melhor esquema de jogo para o nosso elenco é o 4x4x2, não o 4x3x3 e menos ainda o 3x5x2.

6. A melhor equipa do Rio em resultados concretos não tem consistência futebolística, nem calma a jogar, nem concentração em continuidade e menos ainda capacidade para encarar o campeonato brasileiro – e ontem nem mesmo Jefferson ou Caio se salvaram do naufrágio comandado por Lúcio Flávio (inacreditável…).

7. Quando Joel Santana não consegue esconder a fraqueza dos jogadores do Botafogo através de desempenhos coletivos bem focados, vem à tona a realidade de uma equipa que só tem consistência permanente no goleiro e nos atacantes – como tenho afirmado várias vezes.

8. O desequilíbrio entre goleiro e atacantes versus defesa e meio campo quase inexistentes mostra à saciedade a incompetência da diretoria botafoguense, e em especial do vice de futebol e do gerente de futebol na contratação de jogadores.

9. Os supersticiosos dirão que talvez tenha que ser assim: ganhar quando tudo parece adverso e perder quando tudo parece favorável; mas eu digo, apesar de contente com o saldo positivo da equipa no campeonato carioca, que os nossos resultados têm escondido a insuficiência individual dos jogadores e, sobretudo, ocultam o desastre organizativo e financeiro para o qual nos encaminha esta diretoria.

Parabéns ao Santa Cruz, que mereceu prosseguir viagem.

FICHA TÉCNICA
Botafogo 2x3 Santa Cruz
» Gols: Herrera, 20' e 85’ (Botafogo); Leo 7’, Brasão, 70' e Souza 89' (Santa Cruz)
» Competição: Copa do Brasil
» Data: 01/04/2010
» Local: Estádio: Olímpico João Havelange (Engenhão), Rio de Janeiro (RJ)
» Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (DF); Renato Miguel Vieira (DF) e Ciro Chaban Junqueira (DF)
» Cartões amarelos: Leandro Guerreiro e Fahel (Botafogo); Goiano, Leo e Brasão (Santa Cruz)
» Botafogo: Jefferson, Antônio Carlos, Danny Morais e Fahel (Gabriel); Somália, Leandro Guerreiro, Eduardo (Caio), Lúcio Flávio (Edno) e Marcelo Cordeiro; Herrera e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana.
» Santa Cruz: Tutti, Wellington, Alysson, Luiz Eduardo e Edson Miolo (Marcos Mendes); Goiano (Souza), Léo, Dedé (Marcelinho) e Elvis; Joelson e Brasão. Técnico: Dado Cavalcanti.
.

21 comentários:

rafael botafoguense disse...

cara,nem tem o que dizer.

só tentar digerir mais um vexame gratuito e inexplicável que o botafogo nos empurra.

TORCIDA MAIS APAIXONADA DO BRASIL disse...

Santa Cruz, time MUITO INFERIOR?? Um time de muitas glórias meu caro amigo, só passa por dificuldades nos últimos tempos, mas nunca deixou de ser um TIME GRANDE, capaz de competir com vocês que dizem ser time de elite e ainda levar a melhor. Nada melhor do que ganhar DESSE TIME DE ELITE no Engenhão. Além de ter sido uma vitória heróica e histórica, quebramos um tabu de vitórias do Botafogo no Engenhão.
Obrigado pelos parabéns.

Anónimo disse...

Caro Rui, será bom para nós ganharmos o carioca? Este titulo, não esconderá a fragilidade desse time para o campeonato brasileiro? Eu já nem sei. Como botafoguense apaixonado que sou, parece loucura estar fazendo essas perguntas, mas o jogo de hoje me deixou com medo. O que aconteceria se pegassemos o santos pela frente? Tomamos 3 gols de um time da 3º divisão brasileira, jogamos mal. A historia parece se repetir. Só que desta vez, eu não sei se teremos tanta sorte para escapar do rebaixamento. Estou sendo trágico, pessimista demais? Eu já nem sei Rui...

Roma disse...

Nada de novo!
No fundo, o lodo

Tudo como dantes
A mesma rota errante

Deste bando incompetente
Que só engana a gente

Óbvio ululante,
Gritante, revoltante

Não tem mais crente
pois há quanto se mente!

Tinha que ser 1º de abril
E era, veja só!

Mas ninguém riu
E tudo virou pó.

Valeu, Rui
Fui!!

Aurelio Bulhões Pedreira de Moraes-Jornalista disse...

Caro Rui, veja se concorda com minha análise:
http://aureliojornalismo.blogspot.com/2010/04/el-dia-em-que-me-quieras-botafogo.html

Ruy Moura disse...

Companheiro da "mais apaixonada", em toda a minha vida fiz o possível por não confundir o que é diferente. Isto para lhe dizer o quê?

1ª Que aprecio que se tenha estreado neste espaço; que é bem-vindo se for por bem.

2ª Creia que nunca escrevi nada em nenhum espaço do adversário após uma derrota dele, porque não sou daqueles torcedores que preciso da desgraça alheia - basta-me ser feliz com o meu clube. Flamenguista é que costuma fazer disso; ou melhor, os torcedores de torcidas 'maioritárias' é que o costumam fazer.

3º Não confundo "clube" com "time". O meu clube é enorme, Gloriosíssimo, a equipa de futebol é fraca e a Diretoria execrável; o mesmo é dizer que não tenho dúvidas que um clube da tradição do Santa Cruz militando na 4ª divisão só pode ser muito mau - não representa o grande clube Santa Cruz, mas é claramente um time muito inferior de uma divisão muito inferior.

4º Ter no seu clube um time de futebol inferior não deve lançá-lo contra botafoguenses como eu que acha que o nosso time atual de futebol é inferior em termos de tradição do Botafogo. Claro que é. Então, amigo, não se engane: o seu time é muito inferior atualmente a todos os que estão, pelo menos, na 1ª e na 2ª divisões nacionais - ganha uma batalha - como o BFR ganhou aí -, mas não ganha guerras.

5º Cuide-se, amigo, porque quasndo chega ao ponto de confundir "time" e "clube", misturando a pequenez de um com a grandeza de outro, e quando considera "heróica e histórica" uma mera vitória contra um time de individualidades perebas como o Botafogo tem atualmente, está a evidenciar a enorme superioridade do meu clube e uma inferioridade psicológica sua muito grande. Compreendo a sua dor psicológica pelo que o Santa Cruz tem passado, mas a sua nota demonstra que não está no bom caminho, amigo...

Sei que não vai acontecer, mas desejaria que esta derrota do Botafogo fizesse mudar as coisas em G. Severiano. Mas não vai mudar: time ruim e diretoria muito ruim não tem jeito mesmo, vai continuar a fazer mal a um dos maiores clubes do mundo do século XX - o indiscutível Botafogo de um passado dourado e de um futuro incerto.

Boa sorte para que rapidamente o seu clube encontre times de futebol à altura da sua tradição.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Rafael, releve. Este é apenas o Botafogo de uma diretoria cujo futuro é a cloaca da história. Não é o nosso Botafogo realmente.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Amigo 'anónimo', às vezes o afundamento d eum clube, de uma instituição ou de uma pessoa são favoráveis a verem as coisas de outro modo, mas parece que depois d etermos niso partar à 2ª dibvisão ainda conseguimos ter diretorias que rivalizam com a de 2000-2002.

Em certos ocasiões, pode crer que ganhar é mau porque mascara o que é mau. Repare que Pinóquio Omissão veio logo dizer, a seguir à vitória da Taça Guanabara, que as decisões administrativas e organizativas estavam todas certas, porque o que apenas estava mal eram os resultados do futebol. Portanto, ganhar, no caso desta diretoria, pode corresponder a enterrar mais o clube com uma equipa de futebol miserável e uma gestão incomensuravelmente incapaz.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Bem dito, Roma. O Botafogo é conduzido por um 'bando incompetente'. Tenho evitado criticar a diretoria para não parecer estar a dar 'tiros nos pés', mas há limites para tudo. Eu até trocava um ano de 2ª divisão (é um ano apenas...) por uma série de diretorias competentes no futuro - só um homem que não se excede com conjunturas favoráveis e acredita que o bom futuro qassenta numa gestão pelo plano. Estamos sem metas e sem rumo; estamos sem dinheiro, com dívidas aos molhos e entregues a um bando dos piores gestores que conheci.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Jornalisticamente falando concordo globalmente. O Herrera e o Loco ainda se vão chatear por pertencer a um time destes...

Quanto ao excelente Jefferson, até parecia ser candidato a concurso para goleiro do Santa Cruz... (brincadeira...)

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo Federman disse...

Rui, só uma correção: O Santa Cruz ainda briga para disputar a 4ª divisão, ou seja, é pior ainda do que parece (pra gente)!
Abs e SA!!!

Ruy Moura disse...

Sim, eu sei, Rodrigo, mas eu já estava a dar de 'barato' para o nosso amigo da "torcida mais apaixonada" (que critérios objetivos usarão para determinar que é a mais apaixonada?...), que conseguem chegar à 4ª divisão. Pelo menos eu desejo que cheguem porque o passado do clube merece. Mas que a equipa é muito ruim, é.

Aliás, veja-se o que jogam as melhores equipas ndo Brasil da atualidade: São Paulo, Internacional, Cruzeiro. Pouco, muito pouco. Exceção para o Santos que está jogando com qualidade, mas... têm apenas o melhor treinador brasileiro em atividade no Brasil.

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Bom dia.

Ainda não entendi o Joel no 2° turno e também na Copa do Brasil.

Quando Fábio Ferreira estava como titular, inclusive fez um dos gols na decisão da Taça GB, a defesa melhorou, certo? Por que Joel tirou ele do time?

Dois jogadores não tem mais condições de serem titulares no BFR: Eduardo (chuta todas pra fora) e Lúcio Flávio (esconde-se em jogo decisivo).

Caio tem que ser titular.

Acorda, Joel!

Saudações epsortivas

Guilherme Curi disse...

Pode colocar essa derrota na conta do Joel e a sua insistência em escalar o Eduardo ao lado do leandro Guerreiro. O primeiro não deveria pisar em General Severiano há tempos e o segundo encontra-se em péssima fase. Quando ambos jogam, o meio-campo vira uma "peneira", como nos 6 a 0 e ontem.

Percebendo a bobagem que fizera, Joel teve um surto de ousadia e, de maneira inédita, voltou com 3 atacantes pro segundo tempo, talvez considerando que a defesa é o melhor ataque. O problema é que o Lúcio Flávio, mais uma vez, esteve abaixo da crítica e não conseguia municiar os atacantes. Tentou, então, trocá-lo pelo Edno, também sem efeito.

No final, para coroar tanta bobagem, colocou o Gabriel (!!!) para, suponho, ajudar o Edno. Naturalmente, não foi isso que aconteceu (alguém sinceramente esperava algo diferente?).

Enfim, Joel escalou mal, mexeu mal e o time foi um bando em campo. A eliminação foi merecida e não foi ainda mais dolorosa porque Jéfferson fez 5 ou 6 defesas de alto nível (embora tenha falhado no primeiro gol), Herrera foi um monstro e Somália mostrou ser 10 vezes melhor que Alessandro e Jancarlos, mesmo improvisado.

Ruy Moura disse...

Caro Anónimo, concordo inteiramente quanto ao Fábio Ferreira, porque também não entendi. Quanto ao Eduardo entendo: os empresários falam mais alto e os treinadores vergam-se. Porquê?... Não sei, porque suponho que um treinador escolhe o melhor que tem, não o pior. O que me ocorre, como dúvida, é o que é que isso envolve além do futebol.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Guilherme, parte é conta do Joel, mas não se pode pôr de fora dois frangos de um goleiro que está lá para defender pelo menos o que é defensável. E duas bolas que eram absolutamente defensáveis. Nem se pode pôr de parte as inqualificáveis atuações de Eduardo e Lúcio Flávio. Afinal, tratou-se de enfrentar um time que lida com a 4ª divisão.

É só para que a culpa não morra solteira...

Abraços Gloriosos!

Sergio Di Sabbato disse...

Meu querido Rui, perfeitas suas observações. Na verdade, há mais de 1 ano escrevemos as mesmas coisas, mas a arrogância, a soberba e aburrice dessa turma que está no comando do Botafogo não permite que existam mudanças; essa administração é um dos maiores desastres que aconteceu ao Botafogo em toda a sua história. E o pior, é que ainda faltam quase dois anos para que haja uma mudança no comando do clube, isso, se ainda restar alguma coisa. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

"Essa administração é um dos maiores desastres que aconteceu ao Botafogo em toda a sua história."

É verdade, Sergio. Ainda um pouco mais grave do que a administração que nos legou a 2ª divisão, porque a cada ano que passa o nosso endividamento aumenta, o nosso património desportivo delapida-se e o nosso futuro esfuma-se.

E Mister Pinóquio mantém o mesmo rumo pantanoso que é o único que o seu fraco QI conhece. O pior é que talvez estrague o nosso Botafogo para sempre. Resta namorarmos de mãos dadas no futuro com outra ex-glória da 1ª metade do século vinte - 'Senhora' América.

Abraços Gloriosos!

Biriba disse...

Perfeito, Rui. Nada a acrescentar.

Talvez dizer que colocar o Gabriel foi uma 'mandinga' que acabou surrupiada pelo santo do Souza.

Saudações botafoguenses!

Ruy Moura disse...

A escalação e as substituições do Joel foram uma ode ao 1º de Abril. Ele fala que os jogadores não souberam gerir a coisa, mas ele abriu imenso caminho para que os jogadores chegassem ao destino que chegaram.

Abraços Gloriosos!

John Textor, a figura-chave: variações em análise

Crédito: Jorge Rodrigues. [Nota preliminar: o Mundo Botafogo publica hoje a reflexão prometida aos leitores após a participação do nosso Clu...