quinta-feira, 15 de abril de 2010

Chiquinho Pastor, futebolista e reverendo

.
Equipa campeão de aspirantes em 1965: de pé, da esquerda para a direita – Mura, Elton, Hélio, Chiquinho, Adevaldo e Dimas; agachados – Zélio, Aírton, Humberto, Afonsinho e Roberto II (seguido do massagista)

Francisco de Jesus Fernandes, conhecido por ‘Chiquinho Pastor’, ex-zagueiro do Botafogo, nasceu a 21 de Agosto de 1946 e faleceu a 14 de Abril de 2010, em São Paulo. O atleta foi jogador de futebol do Botafogo entre 1968-1971, rumando ao Flamengo para uma estadia entre 1972-1974 e regressando novamente ao Botafogo em 1975. Em 1973 Zagallo convocou-o para dois amistosos da seleção brasileira de futebol.

Chiquinho Pastor fez parte das grandes equipas do Glorioso nos anos sessenta do século XX, tendo sido campeão carioca juvenil de 1964, campeão carioca de aspirantes em 1965, campeão da Taça Guanabara e da Taça Brasil em 1968 e vencedor da Taça Augusto Pereira da Motta em 1975.

Chiquinho Pastor era reverendo e vice-presidente da Igreja Messiânica Mundial do Brasil (IMMB).

Principais jogos pela equipa principal

» BOTAFOGO 4x0 FORTALEZA
» Gols: Ferretti 53’ e 83’, Roberto 10’ e Afonsinho 65’
» Competição: Taça Brasil de 1968 (decisão)
» Data: 4 de outubro de 1969
» Local: Maracanã, Rio de Janeiro
» Árbitro: Guálter Portela Filho
» Botafogo: Cao, Moreira, Chiquinho Pastor (Leônidas), Moisés e Waltencir; Carlos Roberto (Nei Conceição) e Afonsinho; Rogério, Roberto, Ferretti e Paulo Cézar. Técnico: Zagallo.
» Fortaleza: Mundinho, William, Zé Paulo, Renato e Luciano Abreu; Luciano Frota e Joãozinho; Garrinchinha, Lucinho, Erandir (Amorim) e Mimi. Técnico: Gilvan Dias.
Obs.: Botafogo, campeão da Taça Brasil (1968).

BOTAFOGO 2x0 FLUMINENSE
» Gols: Ademir Vicente 20’ e Carlos Roberto 58’
» Competição: Campeonato Carioca (Taça Augusto Pereira da Motta)
» Data: 15/06/1975
» Local: Maracanã, Rio de Janeiro
» Público: 55.978 pagantes
» Renda: Cr$ 988.680,00
» Árbitro: Arnaldo Cézar Coelho
» Botafogo: Zé Carlos, Miranda, Chiquinho Pastor, Artur e Marinho Chagas (Carbone); Carlos Roberto, Ademir Vicente e Dirceu; Cremílson, Puruca (Rogério) e Nílson Dias. Técnico: Mário Zagallo.
» Fluminense: Félix, Toninho, Silveira, Assis (Edinho) e Marco Antônio; Zé Mário, Cléber e Erivelto; Cafuringa, Manfrini e Mário Sérgio. Técnico: Paulo Emílio.
Obs.: Botafogo, campeão da Taça Augusto Pereira da Motta (1975).

Referências:
Pesquisas de Cláudio Falcão, Pedro Varanda e Rui Moura

6 comentários:

Anónimo disse...

Certa vez um réporter indagou ao Chiquinho se ele, como pastor, não achava pecado dar botinadas nos adversários. Chiquinho respondeu:

"Não. Pecado só se for dentro da área".

Uma figuraça nosso gaguinho, irmão de Cafuringa.

Abraços,
Marcelão

Ruy Moura disse...

Essa é de craque, Marcelão!

Confesso que não me lembro do Chiquinho jogando.

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Eu conhecia Chiquinho Pastor como Reverendo Francsico, uma figura simpática engraçada e só elevava nossa igreja messiânica. Uma grande perda.

Ruy Moura disse...

Acredito que sim, amigo Anónimo. Não me lembro dele, mas o seu testemunho e o do Marcelão parece que são muito abonatórios do Chiquinho.

Partiu cedo, mas cumpriu a vida. E isso é sempre o mais importante: o modo como se viveu.

Abraços Gloriosos!

Unknown disse...

Rev. Francisco…
É muito difícil encontrar palavras que possam resumir o que sentimos neste momento da sua ausência tão inesperada. Mas, uma palavra nos vêem à mente imediatamente: Gratidão! Muita e intensa. Somos espiritualistas e entendemos que sua missão continuará ainda com maior grandeza daqui pra frente…. Mas, não pense que será tão fácil assim, pois praticar o desapego agora, será uma oportunidade certamente desafiadora.
Sua trajetória foi em grande estilo e dedicação. Comprometido com a fé, provou o seu imenso amor e sem fronteiras pelo ser humano. Pena que sua passagem por aqui foi tão rápida, mas, tão intensa e grandiosa que deixará saudades, mas, com magníficos exemplos de como ser um ser humano íntegro e verdadeiro.
Saiba que continuaremos nos esforçando em nossos propósitos de contribuir com um mundo que tenha como base a verdade nas leis da natureza com a prática do bem e vivenciado de forma intensamente bela!
Muito Obrigado por tudo e mais um pouco!… Adeus, mas, até um dia…!!
E para homenageá-lo foi criada a comunidade – “Gratidão ao Rev. Francisco”
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=100809825

Um beijo carinhoso e para todo o sempre...

Silvana Boghi

Unknown disse...

Ele simplesmente difundiu e expandiu uma religião asiática no continente Africano, dá para imaginar isso?

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...