quarta-feira, 21 de abril de 2010

A Joana d’Arc botafoguense

.

A ideia corrente de que quem está de fora vê melhor do que quem está dentro, aplica-se muitas vezes à realidade. Quantos botafoguenses arriscariam dizer, no dia seguinte à goleada de 6x0 sofrida perante o Vasco da Gama, que o clube da Estrela Solitária seria campeão carioca?

Provavelmente, nenhum de nós, porque o que nós pressentíamos era a aproximação ao fundo do poço devido a uma gestão calamitosa. Mas o nosso estimado leitor tricolor PC Filho, usando a frieza da razão, viu mais longe. Leiam o que ele escreveu no blogue no dia seguinte à goleada:

“O que será do Botafogo a partir de agora? Não temos como saber. (Sempre desconfie do cidadão que disser que conhece uma nesga que seja do futuro.) Mas eu tenho um palpite, contrário ao da maioria. A crônica esportiva berra em suas manchetes: "o Botafogo é uma piada", "Hiroshima, Nagasaki e General Severiano!". Já eu digo que os resultados alvinegros melhorarão. Digo isto porque acredito no poder de um martírio. Nos próximos jogos, o Botafogo há-de jogar por música. E haverá, por trás das grandes atuações, o irresistível estímulo do martírio da camisa. Os onze jogadores alvinegros estarão potencializados por essa força sobrenatural.

Nos últimos três anos, o Botafogo bateu na trave e terminou vice-campeão. Pode ter faltado um martírio para a conquista. A Joana d'Arc botafoguense talvez ainda faça o clube campeão.”

E a camisa queimada fez a nossa Joana d’Arc.

Referência:
http://jornalheiros.blogspot.com/2010/01/joana-darc-botafoguense.html

4 comentários:

Aqipossa Informativo disse...

Rui, amigo.

Eu.

Lembra de que cheguei até a comparar o fato deste incendiário com o caso da Sonja? Guardada as devidas proporções, como da outra vez, disse que a partir de momentos assim, se faz o milagre.

Sonja, chorou após um jogo contra o Vasco e fomos campeão. Justamente contra o mesmo Vasco, mais uma emoção que não foi contida. Relacionei os fatos, as coincidências e "alertei" sobre a chance de nos tornarmos campeões.

Ps. Novamente, peço desculpas a Sonja, por ter tocado no nome de nossa eterna criança, em fato tão brutal como o manto sendo queimado.

Mande minhas lembranças a Ela.

Mas que eu achei que seríamos campeões, isso eu achei.

SA

Mauro Axlace

Ruy Moura disse...

É verdade, Mauro. Agora me recordo disso.

A única real diferença entre ambos os atos é que uma criança chora cândida e espontaneamente, enquanto o adulto exerce a violência (no caso incendiária) como modo de manifestação.

Abraços Gloriosos!

snoopy em p/b disse...

impressionante, amigo!
boa lembrança a sua!

eu chamaria o autor do texto de louco na ocasião....

abraços

Ruy Moura disse...

Snoppy, o PC Filho é um tricolor bem interessante. No blogue dele fala de todos os clubes, e raramente analisa com excessiva parcialidade o seu clube (às vezes isso pode acontecer, mas acontece com todos nós dado o amor que se tem pelos clubes).

Abraços Gloriosos!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...