sábado, 6 de outubro de 2012

Botafogo 0x1 Fluminense


A pedido de um leitor do Mundo Botafogo para eu não introduzir poesia nem fazer críticas aos obscenos jogos do Botafogo em 2012, hoje decidi dar a palavra a David Nunes e Eduardo Samico.

David Nunes, ‘O Gajo’, figura simpática da Rádio Botafogo, publicou um artigo comparando (que coisa abstrusa…) as condições atuais do Botafogo às do Flamengo e estranhando que a média de espectadores dos cathartiformes seja superior à do Botafogo. Subliminarmente, o nosso estimado David critica a torcida do Glorioso, coisa, aliás, que a Rádio Botafogo tem insistido muito e que por essa razão me fez afastar do seu convívio.

Em um dos comentários ao artigo publicado, Eduardo Luiz Samico, leitor do Mundo Botafogo, respondeu do seguinte modo:

“Prezado Gajo, ônibus, CT, salários em dia, receitas crescentes e etc não levam torcida ao estádio. Não sei a sua idade (tenho 52), mas eu peguei os tempos bicudos do fim dos anos 70 em diante. Vi muito jogo naquele arremedo de arquibancada de Marechal Hermes. Fui a praticamente todos os jogos da Segundona, no Caio Martins. Sol e chuva na cara, a torcida estava lá. Sabe por quê ? Porque era um time comprometido com a volta à 1a divisão. Um time limitado (o craque era, em fim de carreira, o Valdo), mas sempre engajado.

Aí nós temos tudo aquilo que você cita. E que, não tenha dúvida, é importante, estruturalmente importante para nos tornarmos grandes novamente.

E aí a gente perde, e não foi nem a primeira nem a segunda, nem será a última vez, como perdemos para o Bahia.

E aí, um dos destaques do time, um de seus líderes dá a declaração abaixo:

"- Faltou acima de tudo ter a consciência da importância do jogo. Acho que o Bahia mereceu porque teve a chance e concluiu a gol". (Andrezinho)

Ou seja, quem realmente importa, quem entra em campo, quem bota (ou tira) o pé da dividida me sai com uma dessas. É mole ou quer mais?

Quer mais?

"- Sabemos que essa última rodada foi boa para o Vasco. Agora, vamos ter uma boa sequência só contra equipes que estão brigando no topo. Espero que todos estejam com o mesmo pensamento de vencer aqui no grupo". (Elkesson)

Ok, O Elkesson há muito não joga nada. Acho que ele é um jogador muito pouco, quase nada, inteligente. Mas ele luta. E do jeito que fala, dá a entender que tem gente no elenco que não está se importando com os resultados.

Mais?

"- O Fábio é um jogador diferente, tem um comportamento diferente, até porque joga na zaga. É o jogador do Botafogo que mais atuou nesse ano e por isso se expõe mais ao erro. Porque quem joga menos, provavelmente errará menos. Ele tem qualidades que têm sido muito úteis para nós, e tem feito jogos muito bons". (Prof. Dr. PhD. Ilmo. Oswaldo de Oliveira)

A torcida apóia o time quando rola sinergia. Quando sente que estão (estamos) todos juntos. Quando percebe que o time pouco se lixa, joga de salto alto, não chuta a gol, não se mata em campo, deixa de ir.

Outra coisa, comparar com o lixo não dá. Vai ver o tamanho da torcida deles. O ingresso estava a 5 reais, ou coisa assim.

Compara com o time do plano de saúde (que treina em campo esburacado, tem rato no vestiário, etc.), com o Grêmio, com o Vasco. Não estamos tão mal assim na fita.

20 mil pessoas, na atual conjuntura, é um público bastante razoável. E, venhamos e convenhamos, quantas decepções o time do Botafogo, esse time, dessa gestão, não nos aprontou ultimamente?

Sei não... Agora virou mania todos cobrarem a torcida do Botafogo. Como se somente nós não nos fizéssemos presentes no estádio, como se somente nós vaiássemos jogadores, como se fosse nossa responsabilidade o time ter encerrado o ano de 2012 ao ser ridiculamente eliminado pelo ridículo time do Palmeiras na SA.

E pelo Vitória, na Copa do Brasil.

E, sendo o único dos grandes que disputou apenas o Estadual, enquanto os demais jogavam também a Libertadores, cair de quatro nas finais.

Ok, você não acusou a torcida, está bem claro. Mas fica sempre essa mensagem subliminar. Igual à do aprendiz de feiticeiro Caio Jr., e agora, do Intelectual de Bangu, ambos querendo ensinar a torcida a torcer.

Pois eu prefiro discutir porquê prorrogar o contrato do Fábio Ferreira, notadamente um péssimo zagueiro, jogador de 2a divisão. E olhe lá.

Ou porquê contratar um artilheiro (média de 0,3 gols/jogo) do campeonato japonês com contrato até 2015!

Ou por que manter um gerente de futebol como o que temos, com os resultados que estamos tendo.

Eu não estou satisfeito.

É a minha opinião.

Abs e sds gloriosas.”

FICHA TÉCNICA
Botafogo 0x1 Fluminense
» Gols: Fred 72’
» Competição: Campeonato Brasileiro
» Data: 06.10.2012
» Local: Estádio Olímpico João havelange, ‘Engenhão’ (RJ)
» Árbitro: Felipe Gomes da Silva (RJ); Assistentes: Rodrigo Henrique e Correa (RJ) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ)
» Público: 16.917 pagantes
» Renda: R$ 494.515, 00
» Disciplina: cartão amarelo – Seedorf e Márcio Azevedo (Botafogo) e Thiago Neves (Fluminense).
» Botafogo: Jefferson; Lucas, Fábio Ferreira, Dória e Márcio Azevedo; Jadson (Vitor Júnior, 82'), Gabriel, Fellype Gabriel (Lodeiro, 67'), Andrezinho e Seedorf; Elkeson (Rafael Marques, 85'). Técnico: Oswaldo de Oliveira.
» Fluminense: Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Digão e Carlinhos; Edinho, Jean, Deco (Valencia, 82') e Thiago Neves (Wágner, 88'); Wellington Nem (Marcos Júnior, 76') e Fred. Técnico: Abel Braga.

14 comentários:

Dig disse...

Parabéns Rui,
É isto aí. Quiando vejo o Rafael Marques entrar em campo tenho vontade de desligar a tv. São 10 jogadores contra doze. Será que o O2 tem, um caso com o RM ? sei não, sei não.
dig

Lorismario disse...

Prefiro as poesias. Pelo seguinte motivo. Vai haver diversificação, enquanto culpara presença de torcedores é repetitivo. Além do que, atrpás da TV (pay per view)está repleto de botafoguenses. É que a globo não divulga os números do pay per view. Loris

Ruy Moura disse...

Dig, confesso que ja nem sei o que dizer. Escalar Rafael Marques e Vitor Júnior para tentar resolver desafios é o máximo da parolice futebolística.

E se o Rafael Marques é tão bom, segundo as palavras do sargento Zr-Zero, então porque só o põe a jogar nos fins dos jogos?... Aliás, o mesmo já ele disse de Vitor Júnior, que "tem ajudado muito o Botafogo". Não há paciência para tanta mediocridade técnica.

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

É verdade, Loris. Dois deles somos nós. Também prefiro as poesias, mas elas vão voltar, porque como prenunciei durante as 3 vitórias (jogando mal) do Botafogo, as derrotas iriam chegar bem depressinha. Não é pessimismo; é realismo face a vitórias meramente casuísticas sem mérito estratégico ou tático.

Abraços Gloriosos!

Luis Eduardo Carmo disse...

Rui, as críticas da Rádio Botafogo à nossa torcida, alinhadas vírgula por vírgula ao discurso oficial da diretoria, não foram fator decisivo para a minha desistência em debater por lá.

O que me fez desistir de vez de ‘conviver’ por ali foi a forma retórica como os colunistas ‘argumentam’, mais uma vez alinhados à atual diretoria do clube, sempre tendenciosa. Se antes era a própria matemática que eles jogavam no lixo, agora é o bom discernimento, que obviamente levaria qualquer um a creditar o alto comparecimento de uma torcida adversária ao preço dos ingressos a 5 reais.

Mas, afinal, não se pode esperar independência de um grupo que tenta se afirmar como meio de comunicação oficial do clube. Quando o negócio é ‘o negócio’, a lógica é ‘de mercado’.

Saudações botafoguenses!

Ruy Moura disse...

É verdade, Luiz. Quando o 'amadorismo' simpático e sadio resolve dar lugar a 'esperanças oficiais', outros valores mais altos se erguem.

É pena, porque no início o projeto era muitíssimo interessante. Mas eu nunca me dei bem com quem alinha "vírgula por vírgula ao discurso oficial". Nem mesmo quando desempenhei funções públicas oficiais alinhei no discurso oficial vírgula por vírgula. Ensinaram-me a manter a coluna vertical ereta...

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Mas eu sou um caso perdido: sou fã de João Saldanha... sou fã de Afonsinho... Sou fã de Paulo César Cajú...

Abraços Gloriosos.

Anónimo disse...

Oi Ruy e todos os amigos do Mundo Botafogo. A muito não olhava o Blog, que aliás me veio a cabeça quando um mebro da Rádio Botafogo postou um dos seus textos. acabei me deparando com alguns comentários que me deixaram preocupado com a percepção de vocês sobre a Rádio Botafogo. A Rádio não tem nenhum vínculo com o Botafogo, exceto pelo Amor e pela ajuda que tentamos dar com nosso apoio ao time. Entretanto, quem lê todos as minhas postagens e nosso podcast´s percebem que não temos nenhum tipo de "rabo preso" com quem quer que seja. ALgumas insinuações surgiram nas respostas. Lamento! A única coisa que deixamos claro na Rádio é o respeito as pessoas e a entidade acima de tudo. Lá talvedz seja um dos poucos espaços na internet em que o membro pode colocar a postagem que quiser, dentro das regras de conduta. O que vimos muito por lá e esses nós tiramos, foi alguns membros com nomes fakes tentando fazer política nas horas em que o Time precisava de ajuda. Esses, queremos distância. Quando você colocou minha postagem sobre o Velho Guerreiro e o trofeu abacaxi que dei ao Presidente, era minha opinião. Da torcida, apenas deixei claro que ela não estava indo mao estádio, mesmo com tudo que o Clube estava fazendo. Insatisfeitos estávamos todos. Não estava culpando a torcida como muitos vociferaram. Estava tentando entender o que mais precisava para o torcedor ir ao estádio....Se alguns acham que não ir ao Estádio é uma forma de protestar, respeito, mas não entendo. Na minha opinião, confundem a administração com o BOTAFOGO. Esse, assim como minha família, não abandono nunca.Fiquem em paz e aguardamos vocês na Rádio com imenso prazer. Saudações Alvinegras e abraços gloriosos à todos! David Nunes - O Gajo

Ruy Moura disse...

Caro David, o 'Gajo', apesar de não nos conhecermos pessoalmente, tenho estima por si e por opiniões bem abalizadas que ouvi.

Porém, em 2012 afastei-me efetivamente da Rádio Botafogo, o que é pena porque eu costumava ver o jogo sem o som da Flapress no televisor e com o som da RB - apesar de haver descoincidência de segundos entre a imagem e o som.

No que respeita aos meus comentários, caro Gajo, eu não insinuo. Eu afirmo - assertivamente. E afirmei claramente que o seu texto tinha uma crítica subliminar à torcida e que a RB assumia linha por linha o discurso oficial. Não me pode desmentir, caro amigo, porque eu ouvi muitas vezes no podcast esse discurso - se era intencional ou não, não sei, mas pela insistência parecia intencional. Foi por isso que deixei de publicitar o vosso podcast. Mas há mais: a forma como eram relatados os jogos(não sei se ainda é ou se melhorou) era muito imprópria, com alguns palavrões pelo meio - o que, em minha opinião, é inaceitável num meio d ecomunicação com responsabilidades públicas. E mais: deixei a RB também devido à forma displicente e de pouca ética com que o amigo Gajo era tratado pelo locutor.

Aliás, na RB, com efetiva qualidade, eu só o via a si e ao Gigante.

No entanto, não vos nego o direito de fazerem a RB como queram, mas eu tenho o direito de opinião e de não gostar da linha editorial que era (ou é) prosseguida.

Não obstante, garanto-lhe que ouvirei o vosso próximo podcast e o vosso próximo relato para avaliar se as condições se mantêm as mesmas ou se poderei retornar à Rádio Botafogo - o que seria, em minha opinião, um sinal de progresso na linha editorial da RB.

Aceite a minha sincera admiração pelo facto de todos vós fazerem gratuitamente a divulgação do Botafogo - tal como eu, aliás.

Abraços Gloriosos do
Rui Moura

Anónimo disse...

Cara Ruy,espero que esteja bem. Retorno aqui não para contestar qualquer opinião, pois respeito à todas, mas para deixar claro ou esclarecer algumas coisas importantes e verídicas. Sim verídicas pois acredito que a palavra de um homem valha mais do que qualquer achismo, impressão ou percepção.
1- Quando me referi a insinuações foi a feita pelo Luiz Docarmo quando escreve: ".. tenta se afirmar como meio de comunicação oficial do clube. Quando o negócio é ‘o negócio’, a lógica é ‘de mercado’...."----> apenas deixando claro que ficamos 3 anos sem ir a 1 jogo do Botafogo para poder transmitir quase 100% dos jogos em parceria com os amigos Gigante e Geronimo. NUNCA recebemos R$0,01, exceto de alguns poucos click em propagandas do google ou boo box. Ao contrário, colocamos dezenas de milhares de reais nesse período. Era e É por Amor. Sacrificamos nossas famílias pela causa e após 3 anos, não conseguimos mais manter no mesmo nível de sacrifício. Hoje, quem narra é o pessoal da Arquibancada Oi - Esporte Interativo, que contém a mesma filosofia de jogos narrados e comentados por botafoguenses.
2- Não fique triste de como o Geronimo me tratava. A ideia do Gajo e da perseguição aparente do Narrador era tudo dentro de um personagem criado. Sou filho de portugueses de Vizeu e tenho dupla cidadania. Ele é um grande amigo e não era essa a intenção. A intenção era sempre criar algo cômico e usar a figura do Gajo. Mas o Gajo sempre dava a volta por cima e acabava sacaneando eles também.
3- Não temos nada com a Direção do Botafogo. Minha opinião, apesar dos inúmeros erros cometidos e GRITADOS em alto e bom som nos momentos pertinentes, a melhor administração de décadas.
4- Quanto aos palavrões, confesso que as vezes nós pecávamos nisso e sempre nos policiávamos a esse respeito. Mas a emoção de torcedor as vezes fala muito mais alto que a de comentarista. Hoje tentamos não mais fazê-lo nas poucas transmissões que fazemos.
5- Não ouça esse podcast no.80. Nesse, Eu, Dupim, Zé Fogareiro e Casé acabamos por falar alguns poucos palavrões dada a ira que estávamos....rsss!
Abraços Gloriosos.
David Nunes

Ruy Moura disse...

Estimado 'Gajo'

Ponto 1: Não tenho nenhuma dúvida acerca das vossas funções desinteressadas e não remuneradas. Penso, aliás, que essa é a maior virtude de cada um de vós.

Ponto 2. Discordo, meu amigo. Em primeiro lugar ninguém imagina que a falta de respeito para consigo são cenas preparadas. Ademais, porque não é tratado assim o 'Gigante'? Mas só assim é tratado o 50% português e 50% brasileiro (e 100% Botafogo, evidentemente!). Acho completamente descabido esse comportamento. As pessoas de classe encontram outros motivos e outras cenas divertidas para animar os ouvintes, sem uso de cenas jocosas.

Ponto 3. Considero que é uma má direção, que tanto contrata Loco Abreu e Seedorf, como contrata Rafael Marques, Jean Coral, Tony e tantos outros em que o Botafogo não foi minimamente beneficiado. E penso que é muito injusto dizer que esta direção foi melhor que a de Emil Pinheiro, que conseguiu reabilitar o Botafogo no fim da década de 1980 e início da década de 1990 - não se falar dele é apenas devido ao seu rótulo de'bicheiro', mas foi ele que levou novamente a glória a um Botafogo exaurido e que ele verdadeiramente amava sem nenhuma pretensão pessoal. E também é pior que a direção de Bebeto de Freitas, que nos arrancou da 2ª divisão, criou times competitivos só batidos pelos árbitros e conseguiu o Engenhão - e teve Montenegro a boicotá-lo dia a dia durante seis anos. Esta direção não tem classe nem percebe de futebol. De resto, apesar dos erros, e á parte a gestão de Bebeto de Freitas, é uma direção bem melhor que as de Montenegro, Rolim e Palmeiro. Mas opinião é opinião.

Ponto 4. Acho quer palavrões numa rádio que todos podem ouvir, não tem jeito nem classe. Fico contente que tenham essa noção e se emendem. Durante toda a vida disse coisas muito duras quando tive que dizer, mas nunca usei o palavrão. A língua portuguesa é tão rica no elogio como na punição, e dispensa palavrões.

Ponto 5. Rsrsrsrs... Não vou ouvir, então!

Apesar das minhas discordâncias, sublinho novamente o elogio às vossas funções DESINTERESSADAS e o grande amor que têm ao Glorioso, com ou sem palavrões. Se os dirigentes do Botafogo fossem empenhados como vós, certamente que eu estaria ao lado da direção, mesmo que tivesse alguns erros crassos. Mas não são tão empenhados nem tão desinteressados como vós.

E depois das minhas opiniões, fecho com a frase que dizem os nossos camaradas torcedores: "pra cima do Vasco hoje!"

PS: Posso ouvir o podcast 81? (rs)

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Adenda à conversa: a cidade dos seus pais cresceu muitíssimo desde o 25 de abril de 1974, e eu considero que hoje é a melhor cidade do interior do país. Vale a pena visitá-la.

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Obrigado pelas palavras. Podes ouvir o Podcast 80. Acho que foi de excelnte nível, exceto por alguns palavrões. O Casé é um Gentleman e a abertura do podcast foi fantástica.

Já estive por duas vezes em Portugal e visitando meus parentes. Na verdade citei Vizeu, mas minha mãe é de Vila Nova de Paiva, antes uma pequena aldeia e meu Saudoso pai de Mangualde, Abrunhosa do Mato.
abraços Gloriosos
David Nunes, O Gajo

Ruy Moura disse...

Caro David, o 'Gajo'

Vou então ouvir o podcast 80 amanhã. Dar-lhe-ei aqui as minhas impressões.

Os sítios citados são uma região interior do país, que faz a ligação entre a Beira Alta e Trás-os- Montes, e os concelhos de Mangualde e Vila Nova de Paiva inserem-se no distrito de Viseu. Um distrito engloba vários concelhos. Por isso, os seus pais nasceram no Distrito de Viseu, que é a capital distrital. Significa que é legítimo dizer que os seus pais são da região de Viseu. Acho particularmente interessante a zona de floresta, que é muito verdejante e montanhosa. E vai até ao famoso Rio Douro, onde se fazem viagens marítimas ecologicamente sensacionais. Além de ser zona demarcada do Vinho do Porto.

Abraços Gloriosos!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...