O futebol e o pudor parece serem coisas absolutamente incompatíveis, e
aparentemente ninguém se importará porque tudo continua sem nenhuma ponta
de vergonha.
A imagem acima refere-se ao momento em que o Flamengo cobra uma falta
que redunda na abertura do placar num gol clarissimamente em impedimento contra
o Corinthians.
A Globoesporte refere o seguinte: – “A
assistente Tatiana Jaques de Freitas não viu impedimento quádruplo no gol do
Fla. Um deles era Renato Santos, que tocou a bola para dentro do gol.”
Quem acredita em simples incompetência da assistente ou mera falha de
visão, especialmente tratando-se de um lance de bola parada que facilita à
arbitragem acertar nas decisões? Quem acredita que a assistente não chegará a ter
ao peito a sigla FIFA?
Mas o texto
citado é escrito muito tempo após o término do jogo que o Flamengo acabou
perdendo justissimamente por 3x2 contra um time desfalcado de 7 titulares. Na
verdade, o texto inicial do acompanhamento on
line feito pela Globoesporte dizia o seguinte: – “GOL DO FLAMENGO! RENATO SANTOS! No cruzamento de Ibson, que cobrou
falta pela intermediária, o estreante Renato Santos se estica para empurrar
para as redes e abrir o placar no estádio do Pacaembu. Mengão na frente, 1 a 0.”
Portanto,
on line e sem se imaginar que a
derrota acabaria por surgir, o ‘escritor’ não faz uma única referência à
ilegalidade do gol.
Se isso não bastasse, no vídeo do gol o locutor não faz por menos quando
a imagem evidencia o quádruplo impedimento e narra a ‘coisa’ do seguinte modo:
– “O estreante Renato Santos jogou o corpo à
frente e numa finalização belíssima… Aí o super tira-teima pra você. Vai lá o
Renato Santos pra estufar a rede do Corinthians e levantar a massa rubro-negra
do Pacaembu e todo o Brasil. Com o pé direito. Que estreia!”
O “super tira-teima pra você” é a linha amarela que aparece na imagem,
mas o locutor continuou a ignorar a aberração sancionada pela assistente,
tecendo fortes elogios ao atacante que... “jogou o corpo à frente” numa
“finalização belíssima”.
No texto do portal Renato Santos “esticou-se”, no dizer do locutor o
atleta “jogou o corpo” – a assistente ‘encolheu-se’, entretanto…
Se eu fosse a tal ‘assistente’, o tal ‘escritor’ e o tal ‘locutor’,
pintava metada da cara de vermelho e a outra metade de negro. Pelo menos
assumia o impudor e a falta de caráter que continuarão a afundar o futebol
brasileiro de clubes e a colocá-lo à margem dos interesses futebolísticos das
populações do planeta que acompanham a modalidade esportiva.
Foi e é gente dessa que em três décadas fez despencar do topo para a
base a qualidade do futebol brasileiro, desqualificando-o em vez de o
qualificar.
8 comentários:
Rui, tenho comentado pouco pois a situação do nosso Botafogo é desanimadora. Sobre as arbitragens, eu tenho a ligeira impressão que a coisa é conduzida de forma intencional. Veja o caso do fluminense, em todos os jogos os erros a favor deles é algo acintoso, inconcebível. Já são 7 ou 8 jogos com erros absurdos. Num país como o nosso, onde o crime compensa, eu duvido que os "erros" de arbitragem não sejam intencionais. Ano após ano vemos os campeões brasileiros sendo ajudados com arbitragens estranhas e entregadas nojentas, que é a triste realidade de nosso futebol, reflexo dessa cultura do jeitinho que assola o país. No caso específico do campeonato deste ano, acho que a intensão além de prejudicar o Atlético Mineiro do Kalil, inimigo do ricardo teixeira e por tabela beneficiar o fluminense do corrupto joão havelenge. Infelizmente essa é a nossa triste realidade, que destroi ano após ano aquele que já foi o melhor futebol do mundo, ou pelo menos o que teve jogadores inigualáveis. Abs e SB!
Sergio, o que me espanta é que os dirigentes dos clubes sistematicamente prejudicados não se juntem, não façam pressão, não tomem medidas. Incluindo apelos às torcidas organizadas e aos torcedores para se movimentarem pelos meios legais, mas fazendo muito barulho, muita pressão, envergonhando publicamente quem têm que envergonhar. O futebol brasileiro precisa de mudanças para ser salvo e não apenas o celeiro de atletas para a Europa, que é o que tem sido desde a última década do século passado. Não evoluiu em nada: nem em métodos de treino, nem em táticas, nem em disciplina, nem em arbitragens, nem em gestão. Nada de nada.
Abraços Gloriosos.
Repetindo o Rui:
"os dirigentes dos clubes sistematicamente prejudicados não se juntem, não façam pressão, não tomem medidas. Incluindo apelos às torcidas organizadas e aos torcedores para se movimentarem pelos meios legais, mas fazendo muito barulho, muita pressão, envergonhando publicamente quem têm que envergonhar."
Respondendo o Rui:
RABO PRESO!
Se movimentando para salvar o futebol:
"AQIPOSSA"
Dirigentes nada farão, Rui. Quem deve fazer é a torcida. Ela sofre a cada ano com os erros grotescos. Mas ela passou a ver os erros se repetirem cada vez mais, e isso é algo que não se pode tampar com uma peneira.
Passam a ver de forma clara também, qual dos clubes vermelho e preto que ficam na beira de uma Lagoa está sempre do lado favorecido nesses erros constantes de arbitragens e proteção da mídia.
Proteção essa, que passou a ser irritante para todos os torcedores normais, causando-lhes tremenda raiva. Esses, são os que podem e DEVEM fazer algo.
Orgulho-me de estar presente de forma ativa no resultado das buscas de torcedores pela Internet, acerca de conhecer a FlaPress.
Presente na lista de resultados do Google (basta procurar por "site contra a FlaPress" no Google - 10 entre 10) e presente como o primeiro a começar de fato a explicar o que é essa corja cancerígena que influi no futebol.
AQIPOSSA - Contra a FlaPress.
Um grande abraço de um botafoguense a todos os botafoguenses.
Mauro Axlace
Rui. O tal locutor parecia estar parindo um filho. Diga-se um filho catartídeo. Que coisa horrorosa é um profissional se comportar como o tal locutor. Se eu trabalhasse desta forma no meu emprego acho que seria demitido por justa causa e poderia até ser preso. Uma vergonha para o pseudo "profissional" pois a linha amarela estava ali para todos os espectadores olharem. Este era o fato. Incontestável. E o pseudo "profissional" teimava em enfatizar o que o patrão (Rede Engobo) escreveu em sua cartilha antes de contratá-lo como locutor. Por pouco mais do que isto Sócrates tomou cicuta. Loris
Mauro, claro que penso que as torcidas deviam fazer muitíssima pressão e ações inovadoras para envergonhar os dirigentes, mas temo que as organizadas sejam de má qualidade para o efeito e que os torcedores não organizados sejam demasiado comodistas para o efeito.
E como a envolvente política e social é o que é não espanta que no futebol aconteça o que acontece. Mas, sinceramente, tudo isso envergonha a cidadania. Se as coisas continuarem assim o país e o futebol não terão praxis cidadã nem daqui a 50 anos.
Abraços Gloriosos.
Não há palavras, Loris. O pensamento, a fala e a emoção desses locutores passa previamente pela cloaca de cada um deles.
Acabei de assistir ao Palmeiras x Coritiba na TV Benfica, aqui em Portugal, e é espantoso como um benfiquista português, a viver em Portugal, consegue ter muito maior capacidade de análise técnica do que se está a passar em campo, incluindo pormenores históricos de cada jogador, do que um locutor brasileiro a viver no Brasil. O sujeito fez um relato e uma análise a anos luz de distância da generalidade dos maus locutores brasileiros sob a batuta do grupo Globo, que não entendem nada do que vêem. São ruins, parciais e funcionalmente analfabetos. Uma catástrofe.
Abraços Gloriosos.
Rui,
Infelizmente nada mudará!
Veja as reportagens abaixo!
Se fossemos um país sério isso nunca aconteceria ou pelo menos acabaria.
Abs e Sds, Botafoguenses!!!
http://www.lancenet.com.br/atletico-mineiro/Kalil-absurdado-saber-futebol-brasileiro_0_789521234.html
http://esporte.ig.com.br/futebol/2012-10-11/revoltado-alexandre-kalil-dispara-contra-relator-do-caso-ronaldinho-gaucho.html
http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/2012/10/11/o-amor-de-jonas-lopes-neto-ao-flamengo-comprometeu-o-empolgante-brasileiro-de-2012-o-facebook-denunciou-toda-sua-magoa-com-ronaldinho-gaucho-o-stjd-nao-pode-ser-um-local-de-vinganca-de-torcedores/
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2012/10/alexandre-kalil-chama-relator-de-moleque-e-pede-expulsao-do-stjd.html
Sinceramente, Gil, não compreendo como é que a sociedade brasileira suporta esse estado de coisas em pessoas ligadas à justiça. Magistrados, advogados, etc., fazem piadas públicas do pior mau gosto. Denigrem os seus clientes e os réus sempre que lhes apetece e nada acontece. Uma lástima!
Abraços Gloriosos.
Enviar um comentário