segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Puskas versus Botafogo

.
Na segunda fase de férias passadas em países do Leste europeu procurei relações do nosso clube com países dessa região. Encontram-se algumas relações, tal como, por exemplo, a vitória recente d’O Glorioso sobre um seu parceiro oficial, o Partizan, campeão da Sérvia, por 2x1, com gols de Adriano Felício (o seu primeiro pelo Botafogo em 50 jogos) e Fábio – amistoso que decorreu à margem da OBI-CUP, torneio que o Botafogo disputou este ano e no qual obteve o 3º lugar.

Ainda em relação à Sérvia pode-se referenciar que já jogamos na Sérvia e Montenegro, na cidade de Novi Sad (uma das cem cidades em que o Botafogo jogou em todo o mundo) quando os dois Estados ainda constituíam um único Estado soberano.

Também se pode encontrar, na República Checa, um clube com a designação de ‘Botafogo de Mladá Boleslav’.

Porém, a maior curiosidade que encontrei refere-se ao jogo ocorrido a 22 de Abril de 1956 entre o Botafogo de Mané Garrincha e o Honved de Ferenc Puskas. O Botafogo realizou uma excursão à Europa e fez vinte jogos amistosos, dos quais ganhou 14, empatou 3 e perdeu outros 3. Um dos jogos que o Botafogo perdeu foi precisamente contra o combinado Honved-Kinitz por 6x2.

Meses mais tarde, o Honved estava em excursão no estrangeiro quando as tropas da antiga União Soviética invadiram a bela cidade de Budapeste, em retaliação contra a Hungria que contestava o regime dito socialista imposto pelos soviéticos.

Então, o Honved decidiu prolongar a sua estadia no estrangeiro e aceitar o convite do Botafogo e do Flamengo para a realização de jogos amistosos no Brasil. Um deles foi contra o Botafogo, e apesar de os húngaros se encontrarem fora de forma venceram-nos por 4x2 no Maracanã, com dois gols de Garrincha e Paulo Valentim contra três de Kocsis e um de Puskas. Nesse jogo o Botafogo alinhou com Amauri, Bob, Orlando Maia, Bauer e Juvenal; Pampolini, Didi e João Carlos; Neivaldo, Paulo Valentim e Garrincha.

Garrincha e companhia só obtiveram a revanche no quarto jogo em que o Combinado Botafogo e Flamengo venceu os húngaros por 6x2, com gols de Didi (2), Evaristo (2), Garrincha e Dida contra dois de Puskas para o Honved. O Combinado alinhou com Amauri (BFR), Tomires, Pavão, Bauer (BFR) e Bob (BFR); Pampolini (BFR), Didi (BFR) e Moacir Canivete; Garrincha (BFR), Evaristo e Dida.

Mas escolhi o acontecimento do jogo do Botafogo contra o Honved em Budapeste como a maior curiosidade de todas porquê?... É muito simples: a Revista Horizon, da companhia aérea Malev – Hungarian Airlines, publicou recentemente, em nº de 2007, um artigo de cinco páginas sobre o famoso goleador Puskas.

O artigo inclui uma dúzia de fotografias, sendo meia dúzia delas relativas a fotos do craque em campos de futebol. E entre essas seis fotos, pasmem amigos botafoguenses!, encontra-se esta raríssima foto que digitalizei e reproduzo.
.
.
A legenda (húngara e inglesa) que acompanha a foto é rigorosamente a seguinte:

PUSKÁS EGYKORI
CSAPATA A BRAZIL
BOTAFOGO ELLEN
1956. ÁPRILIS
22-ÉN
THE HUNGARIAN
TEAM WITH
PUSKAS AT THE
TIME AGAINST THE
BRAZILIAN
BOTAFOGO,
22 APRIL, 1956

Trata-se do jogo de 22 de Abril de 1956, realizado em Budapeste, em que identifiquei o jogador Bob, zagueiro botafoguense, em troca de galhardetes com o extraordinário Ferenc Puskas.

Além da honra de nos perfilarmos ao lado do fabuloso Puskas mais de 50 anos após o acontecimento, em todo o artigo não surge nenhum outro símbolo de clube – é o nosso Botafogo de Futebol e Regatas a referência estrangeira húngara na década de 1950!

Fontes:
Acervo e pesquisa de Rui Moura
Revista ‘Horizon’ da companhia aérea Malev – Hungarian Airlines, 2007

20 comentários:

Anónimo disse...

poxa parabens de verdade nunca tinha visto essa foto valeu

Rodrigo Federman disse...

Rui!!! SENSACIONAL, amigo!
Parabéns pela sua incansável procura das curiosidades e informações sobre o nosso GLORIOSO Botafogo!
Essa foto é GENIAL!
Abs e SA!!!

Saulo disse...

Rui, legal essa informação. Não é a toa que o seu blog é muito visitado. Gostei muito dessa foto cara. Valeu e até mais.

Ruy Moura disse...

Caro amigo, asim de repente não sei a que livro se refere. Entre jogos do BFR x FFC conheço o livro do classico vovô. É esse?...

Saudações Gloriosas

Ruy Moura disse...

Rafael, Rodrigo e Saulo, fico muito contente com a svossas apreciações. Eu também delirei com a descoberta.

Saudações Gloriosas

Anónimo disse...

Rui,
Fantásticas suas pesquisas e informações sobre o nosso Botafogo.
Na época começava, incentivado por meu pai, a experimentar os primeiros sintomas da paixão pela estrela solitária...
E, só vc mesmo para garimpar e encontrar um gol do Adriano Felício (rsrs)
Saudações Alvinegras
Reinaldo

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Rui, um bom dia.
Referente aos Botafogos do b
Brasil,nos anos 60 em Inhapim MG,tinha um Botafogo. Vou confirmar,se ainda tem o time ou só permanece o clube.
Um abração.

Geninho

Ruy Moura disse...

Caro amigo, publicarei as súmulas na etiqueta 'nomes e números'. Aguarde um pouco, por favor, porque ainda tenho que publicar nessa etiqueta outros dados antes destes. Entretanto, o jogo BFR 3x1 FFC de 15/04/1951 refere-se à inauguração de quê?... Nas fontes dos artigos a publicar faço referência a quem?...

Saudações Gloriosas

Ruy Moura disse...

Amigo Geninho, todas as informações complementares são importantes. A colaboração dos utilizadores do blogue é muito importante para obtermos toda a história do Botafogo.

Saudações Gloriosas

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Ruy Moura disse...

OK, amigo. Obrigado. Devo citar o acervo e pesquisa de quem, relativamente a estas súmulas?...

Saudações Gloriosas

Anónimo disse...

Rui, as informações são nossas.
Fontes: Boletins do nosso Botafogo FR, Correio da Manhã, Jornal dos Sports, O Estado de São Paulo e O Dia.

Saudações Botafoguenses

Ruy Moura disse...

Caros amigos Auriel, Eduardo, Marcelo, Pedro, Roberto e Sérgio

Obrigado pela excelente informação acerca da excursão do Botafogo.

Entretanto, solicito-vos informações semelhantes, se tiverem, sobre a excursão ao México em 1936 (a 1ª do Botafogo). Penso que houve outra grande excursão nos anos 40. Se tiverem esses dados, eu colocaria todas estas informações, bem como as anteriores relativas a inaugurações de estádios, etc., na etiqueta 'nomes e números' e antes desta informação relativa a 1956 por uma questão de cronologia. Para o efeito, eu irei acelerar as postagens que tenho para essa etiqueta de modo a incluir o mais brevenmente possível todas as informações agora apresentadas.

Entretanto, para que não fiquem nos comentários, e sim nos artigos publicados, eu registei todas as informações no meu arquivo e suprimi-as nos comentários. Obviamente que nas fontes farei referência expressa ao vosso acervo e pesquisa, bem como às fontes primárias que enviaram.

Mias uma vez, obrigado pela excelente informação.

Saudações Gloriosas

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Ruy Moura disse...

Obrigado pela informação sobre as excursões. É muito boa. Bela pesquisa!... Publicarei brevemente.

Saudações Gloriosas

rafael botafoguense disse...

Rui, você sabe se o Botafogo já jogou em Boleslav?

Pois, segundo a wiki, existiam dois clubes lá com nosso nome.

Ruy Moura disse...

Caro Rafael, o Botafogo nunca jogou nessa cidade. Consulte este artigo sobre as 100 cidades em que o Glorioso jogou: http://mundobotafogo.blogspot.pt/2007/12/originalidades-outros-recordes.html

Abraços Gloriosos!

Unknown disse...

Esse mesmo time do Botafogo, com poucas mudanças, jogou nessa época em Belém, mais precisamente no Estádio Francisco Vasques,da Tuna, e empatou de 1 X 1 com o Paysandu. O Botafogo fez 1 X 0, com Didi batendo falta ( a bola molhada enganou o goleiro Sarará , emprestado pela Tuna ao Paysandu ) e Ercio empatou para o Paysandu. Nesse dia estavam dois Quarentinha em campo. O Quarentinha Lebrego, paraense que jogava pelo Botafogo e o eterno e craque Paulo Benedito Braga, o Quarentinha do Papão, que graças a Deus ainda está vivo, mora na Travessa Manoel Evaristo ( Umarizal) e pode contar toda essa história. Ele, por sinal, tem os jornais da época.Um detalhe que eu vi: O Botafogo ficou hospedado em um navio, era uma das Chatinhas da Enasa que estava ancorada em frente a um dos Armazéns da Doca. Fui lá no cais e vi sentados nas cadeiras do navio , Garrincha, Nilton Santos, os que mais me recordo.

Ruy Moura disse...

Seria uma história interessante para contar, quer na base de jornais da época quer do próprio Quarentinha do Papão. Será possível?...

Abraços Gloriosos.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...