domingo, 22 de março de 2009

Liderança: Botafogo 4x0 Duque de Caxias


O Botafogo ganhou facilmente por quatro gols contra o Duque de Caxias, mas a bem da verdade diga-se que foi a Estrela Solitária que desmembrou o adversário com a sua superioridade.

Iniciando o jogo com uma forte marcação, o Duque logrou uma situação de perigo aos 3 minutos e não deixou o Botafogo armar jogadas, apertando sempre com os seus atacantes e médios. Mas isso durou pouco tempo, porque num lançamento longo para a deslocação de Maiocossuel, o jogador ganhou a um defesa, driblou o guardião e empurrou a bola para o fundo da baliza.

Desde aí o Duque de Caxias desapareceu e o Botafogo geriu o jogo à sua maneira, a qual era relativamente lenta, serena e despreocupada. Em contrapartida errava alguns passes, mostrando que esse ainda é um factor muito importante a aprimorar.

Na segunda parte, entrando para decidir o jogo, o placar já acusava 3x0 aos 9 minutos. Emerson recebeu um cruzamento da esquerda e com uma soberba cabeçada para o chão colocou a bola no fundo do barbante logo no início da segunda parte. Depois Reinaldo driblou um jogador dentro da grande área e quando ia ficar frente a frente ao goleiro foi derrubado. Victor Simões cobrou superiormente o penalty e ampliou o marcador.

Num jogo que deu direito a tudo, os aniversariantes Emerson (22/04) e Victor Simões (23/04) fizeram o seu gol comemorativo e, mais tarde, foi a vez de Reinaldo se estrear a marcar no Engenhão. O atacante recebeu nova falta dentro da área, cobrou e marcou a grande penalidade.

Neste segundo tempo, com um panorama de 3x0 aos 9 minutos, o Botafogo fez novamente a gestão do jogo e o treinador testou, uma vez mais, alguns jogadores.

Foi uma segunda parte ao ritmo botafoguense, pausado e sem pressas, até porque o calendário de futebol não é fácil e não vale a pena esforços excessivos, porque além de estarmos classificados para a final encontramo-nos no bom caminho na Taça Rio ao assumirmos a liderança do nosso grupo.

Em suma, continuo a gostar da gestão que está a ser feita na equipa e, sobretudo, dos lançamentos para os espaços vazios (como faz muito bem o Vasco) e dos resultados, mas penso que devemos trabalhar mais ainda os passes e a posse de bola, porque o Botafogo sabe jogar bem com ela, mas sem ela, não. Para nós é mais difícil ir buscá-la do que guardá-la.

Por outro lado, creio que se deve treinar mais a velocidade e mudanças rápidas de flanco, bem como os contra-ataques. Sei que quem ataca muito mais do que os adversários é que é contra-atacado, mas não devemos esquecer que o Vasco joga em velocidade no contra-ataque e é o nosso mais perigoso rival para a conquista do título.

Qualidade de passe, rapidez sem correria, mudanças rápidas de flanco, lançamentos para os espaços abertos e cobrança de bola parada podem ser os nossos melhores ingredientes de conquista.
.
FICHA TÉCNICA
Botafogo 4x0 Duque de Caxias
Gols: Maicossuel aos 18'; Emerson aos 48'; Victor Simões aos 55'; Reinaldo aos 71'
Competição: campeonato carioca
Data: 22 de Março de 2009
Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’
Arbitragem: Wagner dos Santos Rosa; Marcelo Braz Mariano e Lilian da Silva Fernandes Bruno.
Cartões amarelos: Victor Simões (Botafogo); Cadu, Geovani, Anderson, Henrique, Douglas Silva (Duque de Caxias)
Cartão vermelho: Henrique (Duque de Caxias)
Botafogo: Renan, Emerson, Juninho (Alex Lopes) e Leandro Guerreiro; Alessandro, Fahel, Batista, Maicosuel (Lucas Silva) e Thiaguinho (Gabriel); Reinaldo e Victor Simões. Técnico: Ney Franco.
Duque de Caxias: Borges, Douglas Silva, Henrique, Eduardo Teles e Alan; Cadu, Pingo (Léo Oliveira), Juninho (Cléber) e Geovani; Deni (Dudu) e Anderson. Técnico: Carlos César.

9 comentários:

snoopy em p/b disse...

rui,
acho difícil avaliarmos nosso time contra adversários tão fracos.
esse time do duque de caxias vai penar na segunda divisão.
mas, em geral, concordo com todo o seu texto.
que venha o americano!

abraço!

Ruy Moura disse...

Snoopy, creio que podemos avaliar a nossa equipa em todos os confrontos tendo o cuidado de referir o nível de dificuldade do jogo. Este foi fácil, mas nem por isso é menos importante. Se perdessemos já daria para malhar... rsrsrs...

Então, creio que traz-nos sempre pistas. Ou então comparamos com outros anos. Por exemplo, no ano passado fizemos uma excelente campanha, disputando o número máximo de jogos porque fomos às três finais. Neste ano vamos pelo mesmo caminho. As campanhas de 2008 e 2009 são muitíssimo semelhantes em V-E-D e em GP-GC.

Se no ano passado tecíamos elogios, porque não este ano?... Especialmente com um time que toda a gente dizia que era constituído de coxos, pernetas, manetas e outras coisas mais...

De resto, eu próprio referi que o jogo contra o Vasco seria o grande teste. Passamos mal nesse, apesar de os 4x1 não espelharem o que se passou em campo. Passou-se um 2x1 até ao penalty inexistente que nos deixou sem hipóteses do empate.

No ano passado ganhamos ao Duque por 4x1. Eu acho que estamos tendo equipa, e a coisa vai melhorar. Mas, claro, jogar contra o Duque e a Cabofriense não é o memo que jogar contra o Vasco e os flores de laranjeira...

Mas que venha o... Americano?... Não... Que venha o flor de laranjeira rapidamente!... rsrsrs... Aí, 3x1 ficava de boa medida... [ainda por cima também não simpatizo com o Parreira...]

Tenho um 'tempinho' e vou ler agora a sua análise.

Abraços Gloriosos!

snoopy em p/b disse...

rui,
tomara mesmo que melhore, em especial contra os times de "maiores investimentos" (não dá pra chamar o nenCCC de grande).
que venham elas logo mesmo! hehe
curioso que também não gosto do parreira, assim como não gosto do felipão.

eu também não considero menos importante por ter sido contra pequeno. todas as partidas são importantes e a vitória é sempre bem-vinda.
eu queria apenas que aquela marcação que o duque de caxias implantou no começo do jogo continuasse.
quero ver testes mais duros para o time.

vamos que vamos!
embora eu seja chato com o ney franco, eu acredito que ele vai nos fazer gritar "é campeão!".

forte abraço!

p.s.: gostei da enquete. hehe

Ruy Moura disse...

Ah... sim. A marcação do Duque devia ter durado mais tempo, sim... Seria bom teste... O problema é que foi precisamente a qualidade do Botafogo que estraçalhou essa marcação. Foi a deslocação notável do Maicossuel que fez isso ao inaugurar o marcador!... Logo... vencemos o teste em 18 minutos... rsrsrs...

A este propósito, bom mesmo seria treinar contra o Vasco com aquelas marcações cerradas... Os times do Dorival são todos assim: marcação cerrada e conra-ataque em velocidade...

Abraços Gloriosos!

Fernando Lôpo disse...

Nesses jogos contra pequenos no Engenhão, o Botafogo joga de forma tão sonolenta, tão irritante, em ritmo de treino, e mesmo assim faz 3 ou 4 gols. Invariavelmente, no meio do 1º tempo eu já pergunto a mim mesmo: o que é que eu estou fazendo aqui?

Mas 4ª feira estarei lá de novo para ver mais um coletivo com cobrança de ingresso.

Ruy Moura disse...

rsrsrs...

Fernando, com um calendário como o do futebol brasileiro, se o BFR jogasse a 100% todas as quartas e domingos, acabava a equipa indo toda para a enfermaria.

Por outro lado, se jogássemos 'a sério' sempre seriam 8 gols todos os jogos. O que não pode ser por duas razões: a) respeito pelo adversário n'é?...; b) com oito gols de quatro em quatro dias, então é que o Fernando bocejava por hábito e deixava de ir aos 'treinos'.. rsrsrs...

Saudações Gloriosas!

Gil disse...

Amigo Rui,
Para que tenhamos essas mudanças que você tão bem sugeriu vamos demorar um pouca para vê-las com o NF.
Acredito que o passe e a saída de bola rápida aconteceriam com o LG de volante e não de zagueiro. Como todos, ou quase todos, comentam, se o Thiaguinho fosse escalado na direita, o Gabriel assumindo a titularidade na esquerda, tem tudo para conseguir essas jogadas e de uma vez por todas ter um time e torcida vibrante.
Li uma entrevista do NF em que diz que o time foi apático e precisou de uma bronca no intervalo. Tudo bem e esse é o seu papel, mas insistir com o Lucas Silva, que é a pura apatia, acho uma incoerência.

Mas, vamos que vamos e torcendo cada vez mais pelo nosso querido GLORIOSO BOTAFOGO.

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Ruy Moura disse...

Pois é... Acho o Lucas muito fraco... Eu acho-o pior ainda do que o Alessandro... Aliás, apesar de eu apoiar, por enquanto, o Ney, eu acho que o time está vivendo muito do Maicossuel, do Victor, do Leandro e do Renan. E isso é perigoso...

Todo o mundo diz que o Ney é sereno e trabalhador. Eu espero que seja muito trabalhador, porque a equipa ainda tem falta de 'óleo' em muitos dos seus mecanismos de ligação.

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Como sempre meu amigo Rui, você faz uma leitura perfeita do jogo. Eu acho que o Botafogo joga apenas o suficiente para ganhar dos pequemos. É bom nos lembrarmos, e não canso de repetir isto, as florzinhas perderam de virada para o fraco Duque de Caxias e também de virada para o Friburguense. O fra, não conseguiu ganhar do Tigres, do Resende e penou para ganhar do Friburguense no Maracanã com umgol mal anulado do Friburguense, que nós goleamos por 5X1 lá em Friburgo. Também acho que o resultado contra o Vasco não espelhou o que foi a partida. Um defeito que tenho notado, e que foi fatal contra o Vasco, é que nos primeiros minutos da maioria das partidads o time do Botafogo parace entrar desligado. Contra o frufru por exemplo, o Tiago Neves perdeu um gol logo no início do jogo, a zaga estava desatenta, depois engrenamos. Ainda acho a dsaída de jogo do Botafogo um pouco deficiente e a defesa lenta, temos que melhorar. Rui, o que você acho do Gabriel. Eu particularmente acho que esse menino tem futuro, se bem trabalhado. Quem sabe, se depois de um longo período nós teremos finalmente um bom lateral-esquerdo, logo nós que tivemos o maior de todos os tempos. Abs e SA!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...