domingo, 1 de março de 2009

Botafogo 3x0 Resende - É CAMPEÃO!

.

A emoção pela conquista da Taça Guanabara frente ao Resende não me permite escrever. Peço emprestado ao GLOBOESPORTE a análise do jogo. Abraços a todos os botafoguenses do mundo! Obrigado aos botafoguenses que me telefonaram do Brasil e de Portugal após o jogo!

GLOBOESPORTE

Antes mesmo do início da final, Quinho, interprete do Salgueiro, campeão do carnaval carioca em 2009, e torcedor apaixonado do Botafogo, já soltava a garganta e ensaiava o grito de campeão. E com a bola rolando, o Alvinegro dominou completamente a partida e não deu chance para a zebra. Com gols de Reinaldo, Lucas Silva e Maicosuel, o Botafogo venceu por 3 a 0 o Resende, neste domingo, no Maracanã, e conquistou pela quinta vez na história a Taça Guanabara.

Com o título, o clube garante uma vaga na decisão do Campeonato Carioca contra o vencedor da Taça Rio. Se o Botafogo conquistar também o segundo turno será declarado campeão estadual de 2009 sem a necessidade de disputar a final. E para os supersticiosos alvinegros uma ótima notícia. Todas as vezes que o clube conquistou a Taça Guanabara acabou levando, também, o título estadual. Isso aconteceu em 1967, 1968, 1997 e, por último, em 2006.

Os jogadores do Botafogo nem vão ter muito tempo para comemorar. O time terá que viajar para Brasília, onde enfrenta o Dom Pedro II, na quinta-feira, no estádio Bezerrão, pela primeira fase da Copa do Brasil. E já no próximo domingo estreia na Taça Rio contra o Tigres, fora de casa, no Estádio de Los Larios, em Xerém.

O título premia a equipe mais regular desde primeiro turno do Campeonato Carioca, dona do melhor ataque, com 20 gols, e da segunda melhor defesa, com apenas seis gols sofridos. Como gosta de dizer o técnico Ney Franco, no Botafogo, a única estrela está no escudo que os jogadores carregam na altura do coração.

O goleiro Renan só fez uma defesa difícil durante toda a partida e o Botafogo manteve a tradição de não dar chance a clubes de menor expressão em jogos decisivos no Campeonato Carioca nos últimos anos. Em 2007, o time foi campeão da Taça Rio em cima do Cabofriense. Em 2006, o clube conquistou a Taça Guanabara após vencer o Americano, na semifinal, e o América, na decisão. Depois, o título carioca veio em cima do Madureira.

Com a camisa 7, Reinaldo abre o placar

A torcida alvinegra não lotou o Maracanã. O setor amarelo da arquibancada à esquerda das cabines de rádio ficou praticamente vazio. Havia muito espaço também nas cadeiras inferiores. Mas quem compareceu apoiou o time desde o primeiro minuto.

Apesar do forte calor no Rio de Janeiro, o jogo começou em um ritmo intenso. Leandro Guerreiro chegou de surpresa duas vezes, mas os chutes foram para fora. Aos 14, Alessandro cruzou para a área e Reinaldo cabeceou entre os zagueiros por cima do travessão. Aos 20 minutos foi a vez de Thiaguinho fazer boa jogada e chutar forte da entrada da área. O goleiro Cléber defendeu sem problemas no meio do gol.

O Resende estava muito recuado e tentava explorar os contra-ataques. Apesar de previsível, a jogada sempre assustava. Bruno Meneghel arrancava pela direita e cruzava para Fabiano no meio da área. Por três vezes os defensores alvinegros conseguiram cortar pouco antes da conclusão do atacante.

Maicosuel era o melhor alvinegro. O meia fazia a festa na defesa do Resende e conduzia o time. Mas era pouco. Sozinho, não conseguia fazer milagres. Lucas Silva lutava, mas estava apagado. Assim como Alessandro e Thiaguinho.

Aos 28 minutos, Maicosuel fez grande jogada, foi até a linha de fundo e tocou para a área. Reinaldo não conseguiu concluir para o gol. O atacante teve outra chance logo depois. Alessandro arrancou e tocou para o camisa 7 na área. Mas o chute do atacante foi fraco. Cléber defendeu com tranquilidade.

Mas na terceira oportunidade seguida, Reinaldo não perdoou. Um gol de oportunismo, de artilheiro, de um jogador que tem estrela. Emerson subiu ao ataque e deu um magnífico passe para Fahel, que foi até a linha de fundo pela direita e cruzou para a área. O Breno foi cortar, mas a bola bateu em Naílton, voltou em Breno e sobrou limpa para Reinaldo na pequena área. O atacante só tocou rasteiro, sem chance para o goleiro Cléber. Fogão 1 a 0. Na comemoração, Reinaldo, que havia prometido para o ídolo alvinegro Maurício balançar a rede na final, erguei os braços para o céu e agradeceu.

Após o gol, o Botafogo passou a dominar completamente o jogo e ficou muito perto do segundo gol. Reinaldo teve uma chance. Alessandro, outra. Mas os dois chutes pararam nas mãos do goleiro Cléber. E o técnico Antônio Carlos Roy comemorou o fim do primeiro tempo.

Lucas Silva, o iluminado!

Para o segundo tempo, o técnico Antônio Carlos Roy resolveu arriscar. O comandante do Resende tirou o zagueiro Márcio Gomes e colocou o meia Beto. Saiu do esquema 3-5-2 e passou a jogar no 4-4-2. E a mudança poderia ter dado resultado logo aos três minutos. Bruno Meneghel, artilheiro do Campeonato Carioca, perdeu um gol incrível. Sozinho, o atacante cabeceou e o goleiro Renan espalmou para escanteio.

Percebendo que o Resende passou a dominar o meio-campo, Ney Franco resolveu mudar. Chamou Léo Silva e Jean Carioca para entrar no time. Mas aí Lucas Silva mostrou ser um iluminado.

A placa já havia mostrado que o camisa 9 seria um dos escolhidos para sair. Mas o jogo continuou, o zagueiro Juninho avançou e tocou para o atacante. Lucas Silva teve calma, driblou o goleiro Cléber e só rolou para o gol. Era o segundo gol alvinegro. Léo Silva e Jean Carioca, que estavam na linha lateral, foram correndo abraçar o atacante. Ney Franco pulava de um lado para o outro comemorando. E Lucas Silva deixou o campo como herói muito aplaudido pelos torcedores.

Após sofrer o segundo gol, o Resende foi para o tudo ou nada. Roy tirou o meia Léo e colocou o veterano atacante Viola em campo. E também tirou o lateral Bruno Leite para a entrada do meia Hiroshi.

O Resende passou a jogar, então, com três atacantes. E o Botafogo aproveitava bem o contra-ataque. Reinaldo foi fominha e perdeu uma ótima chance ao tentar driblar o adversário. Maicosuel entrava livre ao seu lado e esperava o toque. Aos 18 minutos, Jean Carioca recebeu passe na área e chutou cruzado. A bola bateu na trave. O terceiro gol parecia questão de tempo.

Maicosuel, então, passou a abusar da habilidade. E irritar os defensores. O camisa 10 foi obrigado a trocar a camisa, que foi rasgada por um adversário. As chances alvinegras foram aparecendo uma atrás da outra. E coube ao melhor jogador em campo fechar o placar. Após mais uma bobeira da defesa do Resende, o goleiro Cléber e o meia Beto se enrolaram e a bola sobrou para Maicosuel na área. O alvinegro não perdoou e tocou para o fundo da rede. O atacante recebeu cartão amarelo ao ir comemorar com a torcida e tirar a camisa.

A torcida já fazia a festa na arquibancada e gritava campeão. E nem ligou para a expulsão de Wellington Júnior. O meia, que entrou no segundo tempo e fez duas faltas duras em menos de seis minutos, acabou recebendo o cartão vermelho.

E ninguém cala... a torcida alvinegra!

FICHA TÉCNICA
Botafogo 3x0 Resende
Gols: Reinaldo aos 34', Lucas Silva aos 51’ e Maicosuel 85'
Competição: campeonato carioca (final da Taça Guanabara)
Data: 01/03/2009
Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro
Arbitragem: João Batista Arruda; Ediney Guerreiro Mascarenhas e Wagner Almeida Santos
Cartões amarelos: Wellington Júnior (Botafogo); Naílton (Resende)
Cartões vermelhos: Wellington Júnior (Botafogo); Naílton (Resende)
Renda e público: R$ 1.251,174 / 72.301 pagantes (75.350 presentes)
Botafogo: Renan, Wellington, Juninho e Emerson (Léo Silva); Alessandro, Leandro Guerreiro, Fahel, Maicosuel e Thiaguinho (Wellington Jr.); Lucas Silva (Jean Carioca) e Reinaldo. Técnico: Ney Franco.
Resende: Cléber, Márcio Costa (Beto), Naílton e Breno; Bruno Leite (Hiroshi), Márcio Gomes, Fred, Léo (Viola) e Marquinhos; Bruno Meneghel e Fabiano. Técnico: Antônio Carlos Roy.

17 comentários:

Saulo disse...

É campeão!
É isso aí Rui. Temos que comemorar mesmo. O Botafogo fez uma grande partida e dominou o jogo completamente.
A torcida fez uma festa fantástica com 75 mil botafoguenses cantando o tempo todo. E depois dizem que nós não temos torcida e nem futebol.
A resposta está aí.
E NINGUÉM CALA ESSE NOSSO AMOR! E NIGUÉM CALA ESSA TORCIDA!

Ruy Moura disse...

Ninguém nos cala, Saulo! Nem ninguém nos supera! Foram 70.000 botafoguenses no Maracanã! Bela torcida! Bela resposta ao apelo! Sem a perigosidade dos jogos com os urubus nós enchemos estádios!

Saudações Botafoguenses!

Anónimo disse...

É isso ai primo, somos CAMPEÕES!!!

Te espero para a final!

Fogoooooooo!!!!!!

Rodrigo Federman disse...

EU TE AMO, BOTAFOGO!!!
Abs e SA!!!

Cara de 30 disse...

Parabéns, CAMPEÃO!

Já estamos lá, agora é só esperar quem se habilita a nos enfrentar - se é que nós não vamos conseguir papar esse segundo turno também, né?!

Quer mais? Com direito a 75 mil no Maracanã! :)

Fernando Gonzaga disse...

fomos motivo de piada antes da competição começar e agora somos campeões...méritos desta nova diretoria e deste grupo que uniu para a conquista...

abraço!!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Ruy Moura disse...

Oi, Primão!... Está garantido. Na final estarei no Rio!...

Parabéns a todos os botafoguenses da família!

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Rodrigão! A cara da felicidade! PARABÉNS!

Abraços Gloriosos!

Gil disse...

Amigo Rui,
Exatamente isso! Sem a agressividade e irracionalidade dos molambos o Maracanã e imediações tornam-se humanitários.
É lindo ver o estádio em preto e branco.
Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Ruy Moura disse...

Cara de 30, 75.000 botafoguenses é algo que mostra novamente a força do Botafogo!

Se o futebol não estivesse arriscado aos desacatos dos urubus, os estádios estariam muito mais cheios de adeptos!

Parabéns, Cara!

Ruy Moura disse...

Fernando, um grupo unido vale muito mais do que uma montanha de craques individualistas. E esse mérito é realmente do Ney. Ele jo0ga 'politicamente' como a spessoas gostam e já conhecia quase todo o grupo, que são gente oriunda do Cruzeiro e do Ipatinga.

Ademais CUMPRIU-SE NOVAMENTE A ESCRITA: quando há ex-flamenguista na equipa os campeonatos são nossos!... rsrsrs...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

LINDO, JESIEL, LINDO! FICO FELIZ PELA SUA FAMÍLIA O AMAR TANTO! FICO FELIZ POR VOCÊ OS TER DRIBLADO! FICO FELIZ POR VÊ-LO TÃÃÃÃÃOOOOOO FELIZ!

Jesiel, envie as fotos que eu publico. PARABÉÉÉÉÉNS!...

Abraços Gloriosos!

Fernando Lôpo disse...

A grande preocupação era não virar o primeiro tempo vencendo. Esses times menores do Rio sequer têm físico para segurar 90 minutos. Para eles, o mais importante é o primeiro tempo. Se descerem vencendo ou eplo menos empatando, jogam a pressão pro time grande, que pode se desesperar e se desorganizar e então acabar pagando mico.

Desumano jogar às 16h naquele Sol. Imagino os coitados dos jogadores de Mesquita e Americano, que jogaram 13h30. Aliás, mais uma vez Kieza foi o destaque com o gol da vitória do Americano. É para se observar com atenção.

O gol de Reinaldo no 1º tempo matou o jogo. Mais uma vez o time desperdiçou muitas chances e a maioria delas foi criada a partir de bolas roubadas no meio. O time do Resende é muito frágil, não ameaçava nem sustentava uma boa marcação. Botafogo jogou como um grande contra pequeno.

Na rádio CBN os ouvintes no chat vinham pegando muito no pé de Reinaldo e Lucas. Por isso legal que ambos tenham feito gols. Não acho que seja hora de pegar no pé de ninguém. Temos de apoiar os que gostamos e os que não gostamos, pois o elenco é curto.

Menção "honrosa" para o bravo Wellington Junior. Não é qualquer um que consegue a façanha de jogar 10 minutos num jogo ganho, contra um adversário que se arrastava em campo e não esboçava um ataque sequer, e ser expulso bisonhamente. Deve ter aprendido com Túlio Souza, que de vez em quando faz isso.

Não há muito o que comentar sobre um jogo de um time só. Não entendi essa combinação de uniforme. Deveria jogar um time todo de branco e o outro de listrado e calção preto. Fosse eu da diretoria e deixaria o Resende jogar de listrado e entraria todo de branco, em virtude do calor. A combinação usada, o Botafogo de listrado e calção branco e o Rsende de camisa branca e calção preto dá um efeito ruim na TV. Fica confuso.

Eu não tinha muita dúvida da vitória. As duas preocupações eram não fazer logo um gol e ter algum erro de arbitragem a nosso favor antes de matarmos o jogo, pois tentariam manchar nossa vitória o tempo todo batendo nisso.

E vamos pra Taça Rio. Não queroq ue tenha final.

Anónimo disse...

FooooooGooooo! valeu. bela partida. Ontem escrevi que o Lucas Silva faria um gol. Embora ele não tenha jogado nada, fez um gol impotantíssimo. Valeu Fogão! Abs e SA!

Ruy Moura disse...

Fernando, o Wellington é um jogadoraço! Fez a coisa mais difícil no jogo de ontem!

Também gostava de não ir à final do carioca. Até porque se porventura os urubus lá forem, temos arbitragem à perna... como semre... já que É SÓ ASSIM QUE OS URUBUS GANHAM TÍTULOS!

Ruy Moura disse...

Sergio, o Ney, como já escrevi, surpreende muitas vezes. E os outros técnicos receiam-no, curiosamente. Em certos jogos ele amarra o adversário completamente e lê certo o jogo. Substituição nos minutos iniciais da 2ª parte é quase incompreensível, mas afinal foi a resposta adequada ao novo esquema do Resende. Perfeito.

E parabéns por ter acertado no golito do Lucas Silva... O homem não consegue aparecer mesmo...

Saudações Gloriosas!

Botafogo conquista Ouros na 3ª Regata estadual

Premiação do Oito Com Aspirante Feminino. Fonte: Youtube FRERJ, captura de tela, 05.07.2025. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O ...