

O Botafogo tem melhorado muito o seu toque de bola, acertando muito mais passes do que no início do campeonato. Em contrapartida, continua com má finalização, apesar da goleada, e quando não possui a posse de bola permite ao adversário aproximações muito perigosas à sua baliza, designadamente por via de contra-ataques.
A tranquilidade chegou com a cobrança de falta por Maicossuel, mostrando que é um dos pontos fortes em que o Botafogo deve investir. Cobranças de falta e de escanteio podem vir a mostrar-se decisivos na conquista do título.
Victor Simões continua a mostrar muita eficácia e movimentação, caminhando para o Botafogo inscrever mais um artilheiro no campeonato carioca – Dodô (2006 e 2007, com 9 e 13 gols), Wellington Paulista (2008 com 14 gols) e Victor Simões é uma boa sequência (8 gols em 8 jogos).
Realce especial para Maicossuel e Leandro Guerreiro, que realizaram uma boa partida. Uma palavra positiva também para Renato, que estreou marcando um gol, tal como Gabriel fizera no jogo contra o Tigres do Brasil.
A propósito, uma perguntinha ao Ney Franco: Ainda não chegou a hora de barrar Alessandro?... O Tiaguinho fazia melhor figura no lugar dele e em contrapartida o Gabriel podia ser solução de titularidade…
Na rodada gostaria ainda de relevar o excelente empate do Tigres e a contrastante exibição do Bangu no returno, assumindo o 2º lugar do grupo do Botafogo.
Creio que ainda há muito caudal para jorrar no Rio desta Taça…
FICHA TÉCNICA
Botafogo 4x0 Cabofriense
Gols: Victor Simões aos 11’ e 82’, Maicossuel aos 59’ e Renato aos 90’
Data: 15/03/2009
Estádio: Alair Corrêa, em Cabo Frio (RJ)
Arbitragem: Marcelo Venito Pacheco; Marcelo da Silva Cardoso e Rodrigo Figueiredo Henrique Correa
Cartões amarelos: Batista, Léo Silva, Juninho, Thiaguinho (Botafogo); Da Silva, Nata, João Paulo, Demerson (Cabofriense)
Cartão vermelho: Nata (Cabofriense)
Botafogo: Renan, Emerson, Juninho e Leandro Guerreiro; Alessandro, Fahel (Batista), Léo Silva (Lucas Silva), Maicosuel e Thiaguinho; Jean Carioca (Renato) e Victor Simões. Técnico: Ney Franco.
Cabofriense: Flávio, Nata, Demerson, João Paulo e Gérson; Márcio, Da Silva, Guido (Roberto) e Oliveira (Valdir); Anselmo Ramon (Marcelinho) e Maciel. Técnico: Ademir Fonseca.
20 comentários:
Rui, a nossa sorte é que nesse campeonato inchado é praticamente impossível ficar dosi jogos seguidos sem vencer.
Abraços.
Rui, concordo com o Fernando.
E digo mais: Estou começando a rever a minha análise anterior de que temos carências na defesa, laterais e ataque...
Quero dizer, é inegável que elas existem, mas sabe um ponto que está me parecendo bem claro?
Já que o NF não permite que o nosso melhor volante (LG) atue aonde deveria (e consequentemente, qnd atuou foram as duas melhores partidas do Botafogo), está claro que nossos volantes são apenas destruidores!
Não sabem sair jogando e sequer se apresentam aos zagueiros para iniciarem as jogadas.
Repare que pelo menos 90% das nossas jogadas começam com chutões dos zagueiros e/ou recuo do Maicosuel (e pasme, até do VS) até a defesa para pedir a bola.
Enquanto isso, Fahel e LS se escondem...
Abs e SA!!!
Fernando, creio o BFR está sabendo reagir muito bem aos contratempos, ao contrário da época do chororô, que ficavam semanas na mesma conversa mole. Agora não: no nosso espelho retrovisor só se vê alegria e recomeços sem mágoas.
Abraços Gloriosos!
Rodrigo, claro que você tem razão, mas todos dizemos isso sobre os chutões. Todos não, porque no tempo do Cuca os chutões do Renato Silva e do André Luís eram exactamente como os de hoje, mas aí não se criticava o Cuca. Há uma grande diferença no BFR de hoje e de ontem: ontem eram os jogadores as donzelas e o técnico o máximo; hoje é o técnico que tem culpa de tudo, incluindo os jogadores serem maus. Porém, o plantel do Cuca era muito mehor do que este e, no entanto, este conquistou a Taça Guanabara, tem o melhor ataque e uma da smelhore sdefesas. Erros?... Claro!... Mas... Já viu o saldo do Ney desde que comanda o Botafogo?... Se admitir que os jogadores o ano passado perderam interesse por causa dos salários em atraso e só aí é que a fabulosa campanha que nos levou ao G3 começou a falhar, então veja bem os números do Ney: tem o melhor retrospecto, conseguiu a melhor colocação no brasileirão desde 1995 e já conquistou a tal 'tacinha' que conquistamos todos os anos - a do turno ou a do returno.
Em suma, estamos muito melhor e, sobretudo, com combatividade e energia, e não naquele chororô absolutamente insuportável e indigno de quem quer enfrentar a adversidade com o peito estufado.
A propósito, se você fosse presidente do Botafogo, substituia o Ney Franco por quem?... [mas escolha uma opção verosímel, não uma opção impossível]
Abraços Gloriosos!
Rui, concordo que os zagueiros do ano passado tb davam chutões (e isso irritava demais), mas acredito que fossem em muito menor quantidade, pois o Diguinho e Túlio ainda se apresentavam e tinham qualidade para sair com a bola em jogo (além da marcação).
Nem entro na questão Cuca x NF. Menciono a diferença gritante da qualidade técnica - principalmente - dos volantes. Td poderia ser melhor se o LG atuasse no meio, mas o nosso treinador não vê essa necessidade...
Amigo, é pq não sei como está (se ainda trabalha com futebol ou não), mas eu preferia o Carlos Roberto novamente.
Se não, fiquemos mesmo com o NF...até alguém cair (Mancini, Dorival ou Leão).
Abs e SA!!!
olá, rui!
não quero comparar times e treinadores.
isso enche porque gostamos de coisas distintas e não gostamos da mesma forma.
e, obviamente, isso é mais do que natural.
reconheço as virtudes do nosso treinador. esses dias, aliás, escrevi sobre isso em meu blog.
a tarefa dada a ele foi a de montar um time com um orçamento muito menor do que o que foi feito no ano passado. e, com essa missão, ele fez certo.
alguns equívocos, como não poderia deixar de ser. afinal, ele é um ser humano.
agora, é inadmissível que ele insista em erros que ele mesmo cometeu.
é inadmissível que o time seja assim tão "combativo" e deixe tantos espaços em seu sistema defensivo, mesmo com três zagueiros jogando ali no setor.
é inadmissível que ele continue com improvisações burras.
não entendi, por exemplo, porque ele não colocou o laio ontem, uma vez que o jogo estava ganho. mas, por outro lado, ele resolveu colocá-lo na fogueira, quando perdíamos o clássico.
é inadmissível que ele declare que uma derrota de goleada para o rival "está dentro do planejamento".
eu não engulo aquela goleada. foi tudo culpa dele, embora ele tenha dito que foi dos jogadores.
realço os erros dele, porque, o que está bom, pode ser melhor.
se o time foi campeão da taça guanabara com tantos erros, é porque pode evoluir muito. se ele é tão cognitivo quando declara ser, não pode deixar erros seguidos acontecerem.
ele não pode permitir que alessandro continue fazendo o que está fazendo.
amigo, um grande abraço e sds. botafoguenses!!!
Faço coro ao comentário do Fabião!
Abs e SA!!!
Amigo Rodrigo, não temos análises tão diferentes assim. Mas garanto-lhe que continuo - se me permite expressar-me assim - a não engolir que o Cuca nunca era culpado de coisa nenhuma e que o Ney é culpado de tudo em cada texto que os adeptos do Cuca escrevem. Lembra-se do absurdo dos absurdos que foi a insistência em Renato Silva quando a maioria dos gols levavamos por ali?... Lembra-se que foi precisamente sobre o RS que o Cuca fez o Santos jogar e conseguir dois gols e empatar com o BFR o ano passado?... (ele sabia...) Lembra-se que este inclassificável Alessandro sempre foi titularíssimo do Cuca?... Lembra-se que o Cuca mudava a maioria dos jogadores de sítio natural?... Lembra-se das escalações horrorosas do Cuca?... Lembra-se das substituições inócuas?... Lembra-se que o Cuca nunca soube 'ler' jogos durante o jogo?... Lembra-se que o Cuca atirou várias derrotas para cima dos jogadores, como a do River Plate?... E que nunca assumiu uma culpa própria?... [e nem assim eu deixo de saber avaliar o que o Cuca tem de positivo, mesmo não gostando do seu carácter e dos seus métodos...]
Então, meu amigo, não compreendo os ataques ao Ney Franco. Confesso que quando leio os seus ataques ao Ney, assim como noutros blogues (embora aceite mais de si, porque o Rodrigo é um homem temperamental mas com uma alma muito límpida), fico mais ao lado do homem - que até nem é dos que mais aprecio. Eu gostaria de dar, aos detratores do Ney, o M. Sérgio, o Chamusca, o Geninho, o Roth, até mesmo o PC Gusmão...
Definitivamente, enquanto o Ney Franco continuar a ganhar, a conquistar TG's e a pôr-nos pelo menos em 7º lugar no Brasileirão. A manter-nos a esperança de conquistas e a fazer-nos saborear muito mais vitórias do que derrotas, serei a seu favor - até porque não vejo gente capaz que esteja livre.
Saberei quando o seu ciclo encerrar, mas não encerrou ainda. Sempre gostei do treinador do Sporting, e gosto, mas acho que o ciclo dele chegou ao fim. Sei ver isso. Os cuquistas não perceberam que o Cuca fechou o ciclo na Argentina e não querem perceber que o do Ney pode estar se abrindo agora.
Um abraço pessoal muito grande e amigo.
Rui
Snoopy, e quem é que protegeu o Alessandro e permitiu sempre que ele fizesse o que faz?... Em dezembro de 2007 a diretoria ia dispensar Renato Silva e Alessandro, e quem pediu para que eles ficassem?...
E não acredito que um homem tenha a culpa toda das más ocorrências, como você afirma. Isso faz lembrar certos divórcios: para os amigos dela, o marido da dita cuja era uma verdadeira besta e culpado de tudo; para os amigos dele, ela seria... sabe-se lá o quê...
De resto, amigo, penso que você se contradiz ao dizer "porque, o que está bom, pode ser melhor". Ora, no seu blogue, desculpem-me os leitores deste, mas vou citar, você afirma que o Ney é "um treinador de merda". Ora, como poderá um tal treinador produzir algo de bom, como você admite haver no Botafogo?... Ou tudo que temos de bom não tem nada a ver como o Ney?...
Abraços pessoais e Gloriosos!
Rui
rui,
em seu comentário ao rodrigo, entendo definitivamente que você não está considerando dentre os "cuquistas" o snoopy.
e as razões disso já discutimos (no melhor da palavra) intensamente aqui, no meu e em outros blogs.
sobre sua resposta a mim, não estou me contradizendo.
critiquei e critico o que acho que está ruim, claro à luz do que vejo.
asism como elogio o que acho que está bom.
sua pergunta: "Ou tudo que temos de bom não tem nada a ver como o Ney?..." não parece ser dirigida a mim, ou então você não lê meu blog, o que me deixaria triste.
se o time foi campeão da taça guanabara, é porque está bom. mas, mesmo com suscessivos erros do treinador, poderia estar melhor.
enfim, se for pra eu continuar criticando o que acho que está ruim e o time continuar vencendo, que assim seja!
mas é duro engolir de um treinador que, após uma goleada sofrida pelo rival, ele diz que "está tudo dentro do planejamento".
realmente está...
um abraço!
finalizando, agi sob intensa emoção e até parecia que eu estava no estádio quando me dirigi ao computador após o vexame contra o vasco.
eu não deveria ter ido.
mas está lá publicado e não vou retirar. o que fiz foi repreender a mim mesmo.
isso não vai acontecer outra vez, assim como espero que outro vexame como aquele não aconteça mais.
outro abraço!
Grande, Rui! Mas no caso do Cuca, sempre questionamos (criticamos) à sua preferência pelo RS, Alessandro (tb), Felicio, etc..
Quem não se lembra da grosseria que o Cuca cometeu ao pedir a contratação do ridículo Bruno Costa.
Lembro, inclusive, que desci a lenha no antigo treinador, que preferiu o ex-zagueiro do Boavista ao Ferrero.
O que pega nas minhas críticas ao NF nem são as suas preferências, mas um pouco de incoerência e ao meu ver, arrogância mesmo!
Enfim, opiniões são para serem concordadas e discordadas, certo?!rs!
O que importa é o Botafogo! Sempre!
Danem-se Cucas, NF's e todos os outros!
Abs e SA!!!
Snoopy, não concordo com esta sua frase: "se o time foi campeão da taça guanabara, é porque está bom. mas, mesmo com suscessivos erros do treinador, poderia estar melhor".
Há um ano, quando o Cuca tinha meio time desfeito e nos levou à final da Taça Guanabara, todo o mundo elogiava dizendo que 'tirava leite de pedras'. Hoje, quando o Ney tinha um time inteiro desfeito e o remontou em três tempos (contra todas as nossas expectativas, porque na verdade estávamos aterrorizados com a figura que iríamos fazer...) e nos levou à final da Taça Guanabara e... ganhou!... fê-lo na base dos seus erros, não é?.. não na base dos seus acertos, não é mesmo?... Amigo, o pior cego será sempre foi quem nunca quer ver...
Abraços Gloriosos!
É verdade, Rodrigo, mesmo os 'cuquistas' criticavam esses jogadores mas... Já reparou que sobretudo critivavam os jogadores e não o treinador que os cobria?... Nunca li, entre cuquistas, que o treinador fora culpado disto ou daquilo - eram, sempre os jogadores. Como eu sou um sujeito livre e independente, nunca apoiei o Cuca, mas reconhecia-lhe os méritos. Apoio o Ney e reconheço-lhe os defeitos. Mas dar a matar em cima de quem nos montou uma equipa decente e não nos envergonhou, e que nos deu uma taça inesperada, é algo como dar tiros nos pés. E segundo dizem um tiro no pé doi muito... e eu não quero experimentar...
Não esquecer que quando uma parte significativa dos torcedores cairam em cima da diretoria e do Cuca (final do campeonato carioca e eliminação da Copa Brasil) eu produzi um artigo em que me orgulhava do trabalho feito... Elogio também ao Cuca...
Mas não sou 'doido'!... Sou sobretudo botafoguense! Acima de tudo, botafoguense! E quero ganhar mais umas coisitas, se possível... Tiros,só nos outros.
Pergunta-se: não criticarei mais o Ney?... Algumas vezes o fiz e, claro, farei sempre que necessário, mas não de uma forma ofensiva e sem nenhum respeito de cidadania. Sempre afirmei que não admito nenhuma forma de desrespeito de ninguém para comigo, mas para isso tenho que ter o mesmo respeito pelos outros, senão não me posso impor com valores de cidadão do mundo - que é o que sou!
Nunca, em toda a minha vida, chamei de burro fosse quem fosse, mas os treinadores de arquibancada têm sempre mais razão do que o técnico.
Por exemplo, as declarações de alternativas táticas e posicionais que o Ney falou hoje em entrevista, mostra que sabe muito bem quais são as opções. Mas nem ele nem ninguém andará atrás do que dizem os torcedores de bancada. Veja lá se o Cuca foi atrás das minhas críticas... tanto que não foi que até continua a insistir nos mesmos erros por onde passa - Santos, Fluminense, Flamengo... E espero que no Flamengo ainda faça mais erros do que antes... rssrr... (maldade contra os 'irmãos' da Gávea...).
Bem, mas o que interessa é que somos mesmo botafoguenses e eu vou à final da Taça Rio ou à final do carioca ou aos dois... rsrsrs...
Provocação ao snoopy: "Obrigado por eu poder ir à final do campeonato carioca, Ney Franco!"... rsrsrs...
Abraços muito grandes e... Gloriosos!
amigo,
não estou conseguindo chegar aonde deveria. acho que está faltando clareza em meus comentários.
faço minhas análises sobre o ney franco sem considerar o técnico anterior. ele comete erros e acertos e tento abordá-los em meu blog.
agora, é por demais desgastante fazer comparações. tenho tentado fugir delas.
cuca hoje é técnico do flamengo. não estou nem aí pra ele. não quero falar dele. o que mais desejo dele no momento é que afunde ainda mais aquele clube.
critico o ney franco com a expectativa de ver melhorias, já que é ele que nos conduz hoje. e criticava o cuca também, não sei se você se lembra.
mas minhas críticas são simples críticas de um torcedor apaixonado que sou, e olha que nem torcedor de arquibancada eu posso ser, já que moro a mais de 1.000 km do rio de janeiro.
mas, enfim, se não estou conseguindo ser claro, é melhor não continuar com essa discussão (no bom sentido).
que o ney franco continue trazendo as vitórias que vem trazendo e que uma goleada como a da semana passada não mais se repita.
saudações botafoguenses!!!
rui,
só agora li seu comentário ao rodrigo.
eu não entendo o seu comentário como sendo uma provocação a mim.
não entendo porque eu estou torcendo para o ney franco, pelo simples fato de ele ser o treinador do botafogo.
eu também agradeço ao ney franco por ter levado o botafogo à final da taça rio ou do campeonato carioca. tomara que eu também possa estar lá.
ainda sobre seu comentário ao rodrigo, você disse o seguinte: "Nunca li, entre cuquistas, que o treinador fora culpado disto ou daquilo - eram, sempre os jogadores.".
você pode até dizer que nunca viu, mas não pode dizer que isso nunca foi feito.
eu, admirador do cuca que treinou o botafogo, sempre critiquei o treinador quando achei que ele merecia. e posso relatar os momentos que fiz isso:
- primeira partida da semifinal da copa do brasil de 2007, contra o figueirense.
- regresso do zé roberto ao elenco, quando a diretoria havia punido o atleta por seus seguidos atos de indisciplina.
- escalação do time na tragédia do monumental de nuñez.
- ridícula improvisação do guerreiro na final do carioca de 2008.
- apatia do time na mesma final.
- eliminação lamentável da copa do brasil de 2008.
você nunca viu, mas eu fiz.
grande abraço!
rsrsrs... Essas foram críticas fortes e acertadas, sim.
Snoopy, não leve a mal quando disse que lhe ia fazer uma provocação. É que em certas coisas em PT e no BR a interpretação das palavras não é a mesma. Neste caso, foi falha minha, porque deveria ter escrito 'provocação' com aspa. Isso queria dizer que eu estava brincando consigo. Em PT diz-se muito: 'provoca-o', mas é dito em termos de brincadeira, não a sério como a palavra realmente indica. Peço desculpa pelo equívoco. Neste caso, provocá-lo é brincar consigo, 'mexendo' com coisas que lhe podem ser caras, mas em estilo de brincadeira... Diferenças de usos linguísticos...
Por exemplo, os brasileiros dizem: "pode?..." Os portugueses não percebem isso... Cá eu digo muitas vezes: "Não acredito numa coisa dessas..." Mas o que se quer realmente dizer é que acreditamos, só que a coisa é quase tão inacreditável que a gente se expressa daquela forma.
E há problemas piores. Em Portugal, por exemplo, 'puto' significa um rapaz novo... E 'rapariga' é apenas o feminino de rapaz... Por exemplo, em PT, quando me perguntam se tenho filhos respondo naturalmente assim: "Sim, tenho duas raparigas." Já viu se eu respondesse isso no Brasil?... rsrsrs...
Qual é o seu palpite para a final da Taça Rio?...
Abração.
Ah... Snoopy, acho que a apatia do time na final do campeonato de 2008 e a eliminação da Copa do Brasil foi devido a rebentamento físico. O time estoirou em duas finais seguidas da TG e TR porque o Cuca esticou demais. Acho que foi problema físico, sobretudo... O preparador físico era mau e o Cuca nunca foi muito bom em matéria de decidir sobre as questões físicas, quer de preparação quer de departamenbto médico (havia grandes desentendimentos entre ele e médico). Não sei se concorda.
Abraços Gloriosos!
amigo,
já percebi que há interpretações diferentes aqui no brasil e aí em portugal.
não há o que se desculpar, pois, nesse caso, entendi como uma brincadeira sim. hehe
meu palpite... difícil porque vejo a competição muito equilibrada.
mas acho que será vasco x nenCCC.
ou o primeiro x botafogo.
gostaria mais que fosse esta segunda opção.
vamos ver...
sobre seu segundo comentário, eu francamente não sei fazer uma avaliação sobre o aspecto físico.
por exemplo, eu achava que a preparação física do ney franco, que é formado na área, estava sendo bem feita, mas já não acho mais porque não vejo explicação para tantas lesões.
mas acredito que você esteja certo sobre o cuca. entretanto, acho que o que mais pesou ali foi o aspecto emocional. a meu ver, o time já entrou naqueles jogos derrotados pelo treinador.
abração!
Snoopy, eu arrisco BFR x Vasco. Gosto das finais com o Vasco desde que assistia com o meu pai no Maracanã (estive naquele horroroso 0x2 do turno de 1968 e no maravilhoso 4x0 da final de 1968). Se você visse a minha cara de garoto depois do BFR 0x2 Vasco, nem acreditava que era eu!... rsrsrs...
Eu não sei avaliar ainda os conhecimentos do Ney sobre o assunto, mas sei que ele teria obrigação de saber porque licenciou-se em educação física com especialização em futebol. Não é um sujeito qualquer em termos de preparação académica. Mas... quem sabe o que ele saberá realmente?...
Também acho que os jogadores estão tempo de mais lesionados. Sei que no tempo do Cuca era ao contrário: o Cuca forçava e jogadores como o Ferrero chegaram a jogar magoados - daí que o Cuca e os médicos nunca se tivessem entendido bem. Mas agora acho que o inverso também é exagerado, embora não tenha elementos concretos sobre isso. O que sei é que o Reinaldo nunca mais está bom e que o Teco nem vê-lo...
Abraços.
Enviar um comentário