O Botafogo alinhou com Neiva Couto e Otacílio; Pamplona (Jerônimo), Almo e Rogério; Ariza, Neco Nilo, João e Claudionor. Gols de Nilo (4), Ariza (2), Joãozinho (2), Néco.
Iniciando a partida com grande rapidez, o Botafogo abriu a contagem logo aos 10 minutos através do ponta direita Ariza, que com um chute de pé esquerdo, alto e enviezado, abriu o placar.
Sete minutos depois o Botafogo assinalava o seu 4º gol através de investidas absolutamente irresistíveis, abrindo brechas clamorosas na defesa do Flamengo. O jornal ‘O Imparcial’ relatou:
“Quando o extrema direita Ariza, que atira com ambos os pés, abriu a contagem de canhoto, eram 15,30 e às 15,37 a rede flamenga estremecia pela quarta vez, tocada pelo tiro livre de Néco, batedor do penalty.”
Após o gol de Ariza seguiram-se os de Joãozinho, Nilo, Néco e novamente Ariza. O Flamengo descontou, mas Nilo concretizou mais dois, estabelecendo o placar de 7x1 no final do 1º tempo. ‘O Jornal’ registou o acontecimento:
“A torcida alvinegra, eufórica, carregou Nilo em triunfo no intervalo, quando o placar registrava 7 a 1, e voltou a fazer tal coisa ao término da partida.”
Logo no início do 2º tempo Nilo estabeleceu 8x1, o Flamengo diminuiu após o Botafogo afrouxar, mas Joãozinho acabou por fechar o placar em 9x2.

Em pé: Neiva, Almo, Néco, Ariza, Jeronimo, Nilo, Claudionor, Octacílio; agachados: Pamplona, Couto, Rogério
A análise do jornal ‘O Stadium’ mostrou bem o que foi o ataque avassalador do Botafogo:
“Contra avançadas, como aquelas que o Botafogo ontem poz em prática, qualquer keeper vacila, é vasado, desnorteia. Mesmo um Zamora, o mais completo arqueiro do Universo, não suportaria a impetuosidade daqueles tiros, dados ontem à sombra do arqueiro rubro-negro. (…) Ariza e Néco deslocaram habilmente os halves antagonistas, nos maiores apertos, nas situações mais difíceis. Joãozinho entrou com regularidade quando se lhe deparavam oportunidades. Nilo foi impulsionador inteligente, fugindo dos fouls e avançando constantemente para o arco rubro-negro. Claudionor, na ponta esquerda, shootou ontem de tôda maneira.”
Ficha técnica do jogo:
BOTAFOGO 9x2 FLAMENGO
» Gols: Nilo 11’, 27’, 35’ e 45’, Ariza 8’ e 18’, Joãozinho 10’ e 65’, Neco 13’ (Botafogo); Moderato 28’ e Frederico 55’ (Flamengo)
» Competição: Campeonato Carioca
» Data: 29/05/1927
» Local: Rua Paysandu, Rio de Janeiro
» Árbitro: Mílton de Castro Menezes
» Botafogo: Neiva, Couto e Octacílio; Pamplona (Jeronymo), Almo e Rogério; Ariza, Neco, Nilo, Joãozinho e Claudionor
» Flamengo: Egberto, Hermínio e Hélcio; Benevenuto, Frederico e Flávio Costa; Chrystolino, Pastor, Fragoso, Angenor e Moderato
» Obs: Maior goleada sobre o CR Flamengo
» Fontes: O Imparcial e O Paiz
Fontes:
Acervo e pesquisa de Rui Moura
Acervo e pesquisa de Pedro Varanda
Alceu Castro (1951): O Futebol no Botafogo (1904-1950), Rio de Janeiro
O Imparcial
O Paiz
14 comentários:
eu daria tudo pra ver um jogo como este hoje em dia...nem precisava tanto...imagina, uma nova final do estadual contra eles, e um placar de 5 ou 6 0 pra gente, eu estaria nas nuvens...
grande abraço!
Presidente Maurício Assumpção foi hoje no Arena Sportv.
Sorte dele que lá só tinha paulista alienado que acha que o mundo é só SP e não conhecem rigorosamente nada do Botafogo.
Tivesse alguém ali minimamente informado, como um Mauro Cezar Pereira, e não aturaria calado ele dizer que o projeto de sócio-torcedor "é bem parecido com o do Internacional".
Com que Internacional? O de Limeira?
Eu que não sou sócio-proprietário, não sou conselheiro, não sou nada no clube, apenas um dos paspalhos que vai em todos os jogos, recebe um serviço péssimo no Engenhão e tem apenas uma única e horrorosa opção de plano de sócio-torcedor, achei aquilo ou um deboche, ou um sinal de que ele não sabe como é feito hoje o sócio-torcedor dele.
Aquilo é uma grande porcaria desde que o Botafogo assumiu o Engenhão. No Maracanã, tinha a desculpa de que não era nosso estádio, tudo bem. Mas curiosamente, na época do Maracanã era bem melhor.
Era uma grande porcaria antes e continua um horror agora. E ele diz que "é bem parecido com o do internacional".
Chamou todo mundo de idiota.
Grandes resultados!... Eu gostava de ter assistido ao BFR x Millonarios nos anos 60. Eu estava no Rio nessa época, mas o jogo foi no estrangeiro: Botafogo 6 a 5. 11 Gols!!!
Gostava de ter assistido à virada sobre o Galo. de 0x4 para... 5x4!!!
Gosto destes placares mínimos e... alargados!
Mas 6x0 até que também seria interessante ter visto... rsrsrs...
Abraços Gloriosos!
O Botafogo não tem mentalidade para gerir o Engenhão. Foi brinde excessivo para quem tem uma estrutura amadora. E pelos vistos não há jeito de mudar...
Abraços Gloriosos!
essa os roubonegros nao devolvem...
Tivemos um 6x0 em 15/11/1972 goleada de Jairzinho e cia melando o aniversário do urubu
Outro acontecimento mais recente e bem 'sádico' foi ganharmos ao Flamengo por 2x0, contra todas as expectativas, no dia da grande festa flamenguista realizada no estádio comemorando os 60 anos de Zico!!! Abraços Gloriosos.
Fogoooooo o maior do mundo.
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e... a maior goleada tomada pelo CRF em toda a sua existência!
Abraços Gloriosos.
Verdade
não tem video do jogo bota 9 x 2 fla porque se fosse ao contrario teria pode dizer por que não tem sabe que não pode apagar o jogo o BRASIL sabe
Creio que nessa época não havia filmagens de jogos. O vídeo que existia e foi surripiado é odo 6x0 no aniversário do Flamengo. A mídia flamenguista sumiu com ele.
Abraços Gloriosos.
Grande time daquela época ,agora uma calamidade , salários atrasados e um péssimo elenco ,mais eu acredito que ainda vamos dar a volta por cima!
Esperemos que sim, amigo.
Abraços Gloriosos.
Enviar um comentário