terça-feira, 10 de março de 2009

Jogos inesquecíveis: Botafogo 9x2 Flamengo

.
Uma das maiores alegrias dos anos 20 ocorreu a 29 de Maio de 1927, no estádio da Rua Paysandu, quando o Botafogo massacrou o Flamengo por 9x2, a maior goleada da história do clássico.

O Botafogo alinhou com Neiva Couto e Otacílio; Pamplona (Jerônimo), Almo e Rogério; Ariza, Neco Nilo, João e Claudionor. Gols de Nilo (4), Ariza (2), Joãozinho (2), Néco.

Iniciando a partida com grande rapidez, o Botafogo abriu a contagem logo aos 10 minutos através do ponta direita Ariza, que com um chute de pé esquerdo, alto e enviezado, abriu o placar.

Sete minutos depois o Botafogo assinalava o seu 4º gol através de investidas absolutamente irresistíveis, abrindo brechas clamorosas na defesa do Flamengo. O jornal ‘O Imparcial’ relatou:

“Quando o extrema direita Ariza, que atira com ambos os pés, abriu a contagem de canhoto, eram 15,30 e às 15,37 a rede flamenga estremecia pela quarta vez, tocada pelo tiro livre de Néco, batedor do penalty.”

Após o gol de Ariza seguiram-se os de Joãozinho, Nilo, Néco e novamente Ariza. O Flamengo descontou, mas Nilo concretizou mais dois, estabelecendo o placar de 7x1 no final do 1º tempo. ‘O Jornal’ registou o acontecimento:

“A torcida alvinegra, eufórica, carregou Nilo em triunfo no intervalo, quando o placar registrava 7 a 1, e voltou a fazer tal coisa ao término da partida.”

Logo no início do 2º tempo Nilo estabeleceu 8x1, o Flamengo diminuiu após o Botafogo afrouxar, mas Joãozinho acabou por fechar o placar em 9x2.


Em pé: Neiva, Almo, Néco, Ariza, Jeronimo, Nilo, Claudionor, Octacílio; agachados: Pamplona, Couto, Rogério


A análise do jornal ‘O Stadium’ mostrou bem o que foi o ataque avassalador do Botafogo:

“Contra avançadas, como aquelas que o Botafogo ontem poz em prática, qualquer keeper vacila, é vasado, desnorteia. Mesmo um Zamora, o mais completo arqueiro do Universo, não suportaria a impetuosidade daqueles tiros, dados ontem à sombra do arqueiro rubro-negro. (…) Ariza e Néco deslocaram habilmente os halves antagonistas, nos maiores apertos, nas situações mais difíceis. Joãozinho entrou com regularidade quando se lhe deparavam oportunidades. Nilo foi impulsionador inteligente, fugindo dos fouls e avançando constantemente para o arco rubro-negro. Claudionor, na ponta esquerda, shootou ontem de tôda maneira.”

Ficha técnica do jogo:

BOTAFOGO 9x2 FLAMENGO
» Gols: Nilo 11’, 27’, 35’ e 45’, Ariza 8’ e 18’, Joãozinho 10’ e 65’, Neco 13’ (Botafogo); Moderato 28’ e Frederico 55’ (Flamengo)
» Competição: Campeonato Carioca
» Data: 29/05/1927
» Local: Rua Paysandu, Rio de Janeiro
» Árbitro: Mílton de Castro Menezes
» Botafogo: Neiva, Couto e Octacílio; Pamplona (Jeronymo), Almo e Rogério; Ariza, Neco, Nilo, Joãozinho e Claudionor
» Flamengo: Egberto, Hermínio e Hélcio; Benevenuto, Frederico e Flávio Costa; Chrystolino, Pastor, Fragoso, Angenor e Moderato
» Obs: Maior goleada sobre o CR Flamengo
» Fontes: O Imparcial e O Paiz


Fontes:
Acervo e pesquisa de Rui Moura
Acervo e pesquisa de Pedro Varanda
Alceu Castro (1951): O Futebol no Botafogo (1904-1950), Rio de Janeiro
O Imparcial
O Paiz

14 comentários:

Fernando Gonzaga disse...

eu daria tudo pra ver um jogo como este hoje em dia...nem precisava tanto...imagina, uma nova final do estadual contra eles, e um placar de 5 ou 6 0 pra gente, eu estaria nas nuvens...

grande abraço!

Fernando Lôpo disse...

Presidente Maurício Assumpção foi hoje no Arena Sportv.

Sorte dele que lá só tinha paulista alienado que acha que o mundo é só SP e não conhecem rigorosamente nada do Botafogo.

Tivesse alguém ali minimamente informado, como um Mauro Cezar Pereira, e não aturaria calado ele dizer que o projeto de sócio-torcedor "é bem parecido com o do Internacional".

Com que Internacional? O de Limeira?

Eu que não sou sócio-proprietário, não sou conselheiro, não sou nada no clube, apenas um dos paspalhos que vai em todos os jogos, recebe um serviço péssimo no Engenhão e tem apenas uma única e horrorosa opção de plano de sócio-torcedor, achei aquilo ou um deboche, ou um sinal de que ele não sabe como é feito hoje o sócio-torcedor dele.

Aquilo é uma grande porcaria desde que o Botafogo assumiu o Engenhão. No Maracanã, tinha a desculpa de que não era nosso estádio, tudo bem. Mas curiosamente, na época do Maracanã era bem melhor.

Era uma grande porcaria antes e continua um horror agora. E ele diz que "é bem parecido com o do internacional".

Chamou todo mundo de idiota.

Ruy Moura disse...

Grandes resultados!... Eu gostava de ter assistido ao BFR x Millonarios nos anos 60. Eu estava no Rio nessa época, mas o jogo foi no estrangeiro: Botafogo 6 a 5. 11 Gols!!!

Gostava de ter assistido à virada sobre o Galo. de 0x4 para... 5x4!!!

Gosto destes placares mínimos e... alargados!

Mas 6x0 até que também seria interessante ter visto... rsrsrs...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

O Botafogo não tem mentalidade para gerir o Engenhão. Foi brinde excessivo para quem tem uma estrutura amadora. E pelos vistos não há jeito de mudar...

Abraços Gloriosos!

PEDRIN disse...

essa os roubonegros nao devolvem...

Blog do Bader disse...

Tivemos um 6x0 em 15/11/1972 goleada de Jairzinho e cia melando o aniversário do urubu

Ruy Moura disse...

Outro acontecimento mais recente e bem 'sádico' foi ganharmos ao Flamengo por 2x0, contra todas as expectativas, no dia da grande festa flamenguista realizada no estádio comemorando os 60 anos de Zico!!! Abraços Gloriosos.

Unknown disse...

Fogoooooo o maior do mundo.

Ruy Moura disse...

1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e... a maior goleada tomada pelo CRF em toda a sua existência!

Abraços Gloriosos.

Unknown disse...

Verdade

JESUS É NOSSA FORÇA disse...

não tem video do jogo bota 9 x 2 fla porque se fosse ao contrario teria pode dizer por que não tem sabe que não pode apagar o jogo o BRASIL sabe

Ruy Moura disse...

Creio que nessa época não havia filmagens de jogos. O vídeo que existia e foi surripiado é odo 6x0 no aniversário do Flamengo. A mídia flamenguista sumiu com ele.

Abraços Gloriosos.

Unknown disse...

Grande time daquela época ,agora uma calamidade , salários atrasados e um péssimo elenco ,mais eu acredito que ainda vamos dar a volta por cima!

Ruy Moura disse...

Esperemos que sim, amigo.

Abraços Gloriosos.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...