terça-feira, 12 de maio de 2009

12 de Maio


No dia 12 de Maio de 2001 faleceu, no Rio de Janeiro, Valdir Pereira, o Didi.

Didi foi um dos quatro maiores craques de futebol do Botafogo juntamente com Heleno de Freitas, Mané Garrincha e Nilton Santos. Didi foi campeão carioca pelo Botafogo em 1957, 1961 e 1962 e campeão do Torneio Rio-São Paulo em 1962. Didi, o inventor da ‘folha seca’, foi campeão do mundo em 1958 e considerado pela crítica internacional como o melhor jogador do certame.

Na passada sexta-feira, dia 8 de Maio, as netas de Didi estiveram no Engenhão para conhecer o estádio do Glorioso. As quatro meninas parece incorporarem o DNA do craque, porque defendem a equipa do Ottawa Fure, no Canadá. Janaína (20 anos), Carina (22 anos), Andréa (14 anos) e Rachel (15 anos) estão no Brasil através de um programa de intercâmbio. Carina ainda chegou a ser treinada pelo avô.


Provavelmente, Nilton Santos já não poderá fazer o que sempre fez no dia de hoje, mas fica aqui a lembrança do seu ritual para com os ex-companheiros que partiram:

“Todo 12 de maio vou acender uma vela e conversar com Didi, como faço com Garrincha todo o dia 20 de janeiro. Tomara que exista outro mundo, porque a gente se encontrará lá.”

Talvez Nilton Santos não acenda uma vela a Didi, mas certamente conversará com ele durante o dia de hoje.

Fontes
Acervo de Rui Moura
Globoesporte.globo.com

6 comentários:

Sergio Di Sabbato disse...

Que jogador fantástico foi o Didi. E hoje temos que aturar, bom, deixa prá lá. Abs e SA!

andré rj disse...

Rui, confesso que deu nó na garganta ao ver o video abaixo:

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1028444-7824-EM+MORRE+O+EXJOGADOR+DE+FUTEBOL+DIDI,00.html

Sem mais,

Saudações

André Lira

Ruy Moura disse...

Sérgio, vá lá que o homem que faz o papel de Didi é o nosso melhor jogador: Maicosuel. Vá lá, vá lá... O pior mesmo é não termos ninguém decente para o papel de Nilton Santos, Garrincha, Heleno de Freitas e Paulo César Caju...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

André, Didi faz parte dos cinco deuses do futebol brasileiro: Garrincha, Pelé, Nilton Santos, Heleno de Freitas e... ele!

Só não vi jogar o Heleno e asseguro que dos outros quatro Didi tinha o futebol de maior beleza e elegância. Um bem único para os olhos e para a alma!

Abraços Gloriosos!

Fernando Lôpo disse...

Lembroq ue na reinauguração do busto do Garrincha no Maracanã, peguei autógrafo com Didi. Peguei também com Jairzinho (enquanto este dava entrevista) e PC Caju, que puxou papo e ficou conversando enquanto os outros davam entrevistas.

Mestre Didi, já com grandes dificuldades para se locomover, era de incrível atenção tanto com repórteres, personalidades e torcedores que o abordavam.

O próprio Zico, que treinou o Fenerbahce, disse que Didi é o treinador brasileiro mais respeitado naquele País, pois realizou grande trabalho lá.

Mais uma grande figura que se foi mais cedo do que deveria.

Uma pena que dos nossos times históricos dos anos 1950 e começo dos anos 1962 haja tantos já falecidos.

Ruy Moura disse...

Didi era um homem super-inteligente. Como treinador continuou a ganhar imensos títulos! Eu acho que jogadores e treinadores ainda teriam muito a aprender com o Didi se observassem bem o modo dele jogar e os esquemas de jogo que utilizava. E era de poucas falas...

Abraços Gloriosos!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...