terça-feira, 26 de maio de 2009

Há oitenta anos…


Há oitenta anos a escrita era diferente dos dias de hoje - o que mostra a pertinência dos acordos ortográficos - e o modo de relatar o que se passava num jogo de futebol também. Por curiosidade, e para os que gostam de coisas antigas não vividas pessoalmente, transcrevo uma notícia de um jogo entre o Botafogo e o São Cristóvão, a qual foi publicada no dia 26.05.1931 no Jornal dos Sports.

Os dois textos que se seguem não contêm erros ortográficos, porque correspondem à escrita original da época. O artigo era acompanhado por uma fotografia de ‘Carlos Leite’ com casaco e gravata (ver foto digitalizada), porque nesse mesmo dia Carvalho Leite aniversariava e o jornal também publicou a notícia.

Sobre o seu aniversário pode-se ler textualmente:

“CARLOS LEITE ESTÁ FICANDO VELHO…
O grande forward botafoguense completa hoje 19 annos

Passa, hoje, a data do anniversario do center-forward do Botafogo, e do scratch Carioca, Carlos de Carvalho Leite, que é tão bom footballer como estudante de medicina. Commemorando o acontecimento, que é de grande significação para o sport patrio, de que Carlos é um dos astros mais fulgurantes, o dr. Carvalho Leite, pae do anniversariante reúne hoje, na sua propriedade, em Petropolis, a Hermitagem, alguns amigos do seu filho e lhes offerece um almoço, naquella cidade serrana.”

Quanto à narração do jogo, o texto integral é o seguinte:
“A LUTA DOS ALVI-NEGROS
O Botafogo venceu o S. Christovão numa peleja muito animada

Se bem que não se tivesse revestido das características dos grandes jogos, todavia foi interessante e offereceu alguns momentos de emoção, a partida de domingo, entre o Botafogo e o S. Christovão. Ambos se portaram com bravura, caracterizando-se, o jogo, por duas phases distinctas: no tempo inicial, o S. Christovão agiu melhor, mais coheso e poz em cheque o adversário, que se viu premido por um assédio mais intenso. Todavia, o Botafogo reagiu, estabelecendo, por vezes, equilíbrio nas jogadas, tanto que a elle coube abrir o score da tarde, por intermédio de Benedicto, que bateu um hands de Ernesto a 30 jardas do goal. Natal atirou-se ao chão e deteria a pelota não fora um accidente do terreno que lhe alterou o curso. Pouco depois, o S. Christovão empatou a partida, por intermédio de Gradin, que aninhou a bola no goal em virtude de uma rebatida do keeper. O 1º tempo terminou empatado de 1-1.

Nessa phase, os que melhor se portaram foram Pedrosa, Benedicto, Pamplona, Carlos Leite e Cartolano.

Do S. Christovão, Natal, Zé Luiz, Octávio, a linha media, especialmente Agrícola, e Gradin, muito trabalhadores. Contra ambos foram tirados corners sem resultado.

Na phase final o Botafogo reagiu, imprimindo à sua acção um vigor maior, com melhor actuação dos médios, especialmente Pamplona e Martin, que, apoiando a linha, deram ensejo a que ella se pudesse mover com mais efficiencia, marcando os dois tentos da victoria. O primeiro foi feito por Carlos Leite, em lindo estylo, escorando com o peito um centro de Celso. O 2º por este, após um trabalho fatigante de fintas ruschs, que rematou com um tiro cruzado no canto esquerdo, achando-se, elle, que é extremo esquerdo, na direita!

O S. Christovão, nessa phase, realizou alguns ataques perigosos, inclusive um que proporcionou a Pedrosa uma defesa electrizante de um tiro de Vicente, a poucas jardas.

Como referee actuou o Sr. Marinho, do Fluminense, que se portou com imparcialidade e energia. As falhas que teve, aliás poucas, não prejudicaram o brilho da sua actuação.

O jogo decorreu sem incidentes, havendo, de parte a parte, a máxima correcção.

Eis os teams:

Botafogo – Pedrosa, Octacilio e Benedicto; Canale, Martim e Pamplona; Cartolano, Juca (depois Almir), C. Leite, Paulo e Celso.

S. Christovão – Natal, Zé Luiz e Octavio; Agrícola, Amadeu e Ernesto; Tinduca (depois Lopes), Gradin, Vicente, Arthur e Gaúcho.”

Texto e pesquisa de Rui Moura (Mundo Botafogo)
Fonte: Jornal dos Sports digitalizado cedido gentilmente por Claudio Falcão

11 comentários:

andré rj disse...

Bom dia, Rui.

É sempre bom começar o dia lendo essas narrativas. Só o Botafogo para prpoporcionar tudo isso.
Salve Carvalho Leite!!
Rui, andei lendo outros fóruns neste último fim de semana, e me deparei com um assunto que só havia lido anteriormente no Arena Alvinegra: A polarizaçao, dinanceiramente falando, dos clubes brasileiros. Houve uma reportagem, não lembro de que canal, que estipulou um ranking entre os 16 integrantes do clube dos treze, quanto à arrecadação anual. Pois bem, segundo essa pesquisa, ficamos em 12º lugar, o penúltimo entre os 13 e o último entre os considerados grandes. ficamos muito pouco à frente da Portuguesa-SP. Fizeram um paralelo com o que houve na Europa onde clubes como Benfica, Sporting, Ajax,Feyenoord, que já foram potências e hoje brigam para chegar longe na Liga européia, quando se classificam.
Na sua opinião, estaria acontecendo a mesma coisa aqui no Brasil? Você acredita nessa "elitização" dos clubes aqui no Brasil?

Saudações

André Lira

andré rj disse...

* ondes está "dinanceiramente", leia-se financeiramente.

Miguel Gonzalez disse...

Ruy, meu comentário nada que tem a ver com teu texto. Mas é para falar do Sporting. Tem tudo a ver com você este clube. Não é à toa que você torce para o alvi-verdem em Portugal. Veja o post no meu blog sobre a entrada do Sporting na Superleague e todos os esportes em que o clube lisboeta compete.

Amigos, visitem http://esporterio.blogspot.com

Ruy Moura disse...

André, tudo indica que essa bipolarização se vai vai fazer por conta da profissionalização e da capacidade financeira. Repare que, no Rio, tudo tem sido feito para que dois clubes tenham poder económico: urubus e pós de arroz.

No panorama nacional vejo que crescerão o São Paulo, o Internacional, o Cruzeiro e o Corinthians.


Os outros tenderão a 2º grupo. Se a tendência for como na Europa, a América Latina ficará reduzida a 'dez gigantes' que comerão os títulos importantes todos.

No nosso clube só um projecto com muitíssimo profissionalismo nos poderia guindar a outro estatuto. Mas pelo que tenho visto da nova diretoria, não acredito nisso. Seremos médios ou pequenos - e digo-o com muita tristeza. Nãon temos massa cinzenta lá dentro.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Miguel, resposta em duas notas:

1. Vou publicar o seu artigo sobre o SCP no blogue, indicando-o como autor. Posso?...

2. Talvez o Miguel não saiba, mas o clube com mais títulos mundiais e continentais no conjunto de todas as modalidades desportivas é o Barcelona. O segundo lugar é do Sporting!

Eu publicarei os títulos internacionais do Sporting um dia destes...

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Rui:

Este jogo contra o São Cristóvão (3x1, com gols de Benedicto, Carvalho Leite e Celso Linhares) ocorreu no dia 24 de maio de 1931, pelo Campeonato Carioca.

Abraços,
Marcelão

Ruy Moura disse...

Amigo Marcelão, muito agradeço a sua nota, mas eu sei que o jogo ocorreu no dia 24. Porém, a notícia é do dia 26 de Maio.

A publicação que fiz foi apenas para reproduzir um jornal da época com aquele português antigo de há 80 anos, e aproveitei a nota de aniversário de Carvalho Leite.

O texto que reproduzi desse jornal é integral.

Abraços Gloriosos!

Miguel Gonzalez disse...

Pode publicar, Ruy.

Ruy Moura disse...

Obrigado, Miguel.

Um abraço.

Fernando Lôpo disse...

Quando houve uma reforma modificando essa escrita? Hoje é muito mais simplificado.

Ruy Moura disse...

Creio que houve mais do que uma reforma. Em PT e em BR. Em PT também se escrevia assim. As reformas em separado fizeram ortografias diferentes. Então, se a escrita está sempre a mudar, porque não mudá-la em conjunto nos países que falam a mesma língua?... É a única língua do mundo com duas grafias distintas. Sou absolutamente a favor da maior unificação possível para o reforço da língua no palco internacional. Se quem fala castelhano se esforça para impor a língua, porque não nós também já que somos a 5ª língua mais falada em todo o mundo.

Abraços Gloriosos!

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...