
.
Uma verdadeira lição dos catalães de como não saber ganhar!!!...
.
.
Em várias cidades da Catalunha o cenário de violência foi semelhante. E ganharam!... Já imaginaram se tivessem perdido?!...
Se não sabem "vencer com galhardia" como poderão saber "perder com fidalguia", tal como sugere o hino da Portuguesa carioca?...
.
Creio que o desporto saudável e leal está cada vez mais longe dos ideais de Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin, refundador dos Jogos Olímpicos, e que acreditava que a humanidade seria "cada vez mais ardente, corajosa e pura."
Futebol da era pós-moderna?... Cada vez mais gosto do Botafogo!



2 comentários:
Rui, o Barão de Coubertin é uma boa lembrança. Principalmente numa época em que cada vez menos o espírito olímpico é valorizado. E não só no esporte.
Saudações alvinegras!
Verdade, Biriba. Não é só no esporte, não. É na vida mesmo. Sei que tudo muda sempre e que as lastimações são geracionais. Mas a interação atual é tão grande que não sei como é que os valores se vão reacomodar. É uma sociedade violenta, cheia de controlos e de regras, com os homens dominados pela força dos sistemas por sua própria culpa. Nunca houve tanta liberdade e, simultaneamente, tanto controlo das nossas vidas. Por culpa própria, por culpa da nossa falta de competência para assumir as aprendizagens necessárias a sermos realmente livres.
Abraços Gloriosos!
Enviar um comentário