segunda-feira, 4 de maio de 2009

Prepotência ganha


Este jogo faz-me ocorrer diversos comentários, mas vou ser breve e não repetir novamente os problemas que tenho enunciado em diversas ocasiões.

Em primeiro lugar gostaria de realçar que nestas três finais o mito da força da ‘maior torcida do mundo’ caiu como um ídolo com pés de barro. Nesta final ouvi duas vezes a torcida dos urubus em noventa minutos, celebrando os dois gols. Quase completamente muda na primeira parte e estarrecida e gelada na segunda, não é a torcida de que fala a rede Globo comentando inverdades sobre levar o time a vitórias. É uma torcida submissa, inerte e sem chama.

Conclusão I: parabéns, torcida botafoguense por toda a alegria de que pude fazer parte.

Sobre os três títulos dos urubus, todo o mundo sabe que sem os favorecimentos diversos das arbitragens, os urubus não estariam nas finais e muito menos este ano, porque sem a influência das arbitragens o Bangu teria ficado em segundo lugar no grupo.

Conclusão II: os dirigentes cariocas ainda não perceberam que estão cavando uma funda sepultura do futebol carioca com tamanho escândalo nas decisões dos árbitros.

Quero também manifestar que o Botafogo, apesar das arbitragens, também deve muito a si próprio: dois gols contra e uma grande penalidade desperdiçada que nos daria o título.

Também quer manifestar o meu apoio genérico ao treinador Ney Franco, porque sem a sua montagem tática a equipa não iria a lado nenhum. Esta equipa é tecnicamente muito fraca, falhando imensos passes e gols, revelando que o último toque, no passe ou no chute, não tem geralmente técnica. Aliás, muito semelhante à equipa dos urubus, porque em termos técnicos o que se viu no Maracanã foram duas equipas que nada ficavam a dever a times pequenos. Destas notas escapa o único jogador que realmente é diferenciado: Maicosuel. Neste jogo também escapou a entrega dos jogadores, apesar da sua fraca qualidade. Aliás, o empate deve-se à garra e não à qualidade técnica.

D resto, além de Maicosuel penso que há poucos jogadores aceitáveis: Castillo, Juninho, Leandro Guerreiro, Thiaguinho, Gabriel… Reinaldo ainda não se viu realmente… Victor Simões é tecnicamente fraco e chuta a direito, fazendo gol quando a bola não bate em ninguém… Renan já devia ter dado o lugar a Castillo devido às últimas dez exibições frouxas que realizou… Talvez ainda se possa pensar em reserva para Túlio Souza, Wellington e… pouco mais!... Não têm realmente a mínima qualidade Alessandro, Emerson, Fahel, Lucas Silva, Léo Silva, Diego, Jean Carioca, etc…

Conclusão III: se o Botafogo não reforçar o grupo de trabalho e não dispensar os jogadores inúteis, optando por um plantel menor e de melhor qualidade, vai fazer feio no campeonato brasileiro.

FICHA TÉCNICA
Botafogo 2x2 Flamengo
Gols: Juninho 61’ e Túlio Souza 64’; Kleberson 20’ e 38’
Competição: campeonato carioca (final)
Data: 03/05/2009
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro
Arbitragem: Péricles Bassols; Vagner Santos e Vinícius Almeida
Cartões amarelos: Emerson, Leandro Guerreiro, Túlio Souza (Botafogo); Willians, Ibson, Aírton, Fábio Luciano (Flamengo)
Cartão vermelho: Fábio Luciano (Flamengo)
Botafogo: Renan; Leandro Guerreiro, Juninho e Emerson (Jean Carioca); Alessandro, Fahel, Léo Silva, Túlio Souza (Rodrigo Dantas), Eduardo e Thiaguinho (Gabriel); Victor Simões. Técnico: Ney Franco.
Flamengo: Bruno; Aírton, Fábio Luciano e Ronaldo Angelim; Léo Moura, Willians, Ibson, Kleberson e Juan; Erick Flores (Obina) e Emerson (Josiel). Técnico: Cuca.

16 comentários:

Anónimo disse...

Caro amigo Rui. Mais uma vez voce coloca com uma perfeição impecável o raio-x da campanha e elenco do nosso Glorioso.

Sempre coloquei neste blog que a Rede Globo é escancaradamente "urubu". Veja o meu comentário na final da Taça Rio. No jogo de ontem a nossa torcida em número menor mas com toda certeza com uma grandeza enorme em mostrar o seu amor pela "Estrela Solitária". Gritou mais e muito mais do que a torcida adversária.

Porém, vamos ao jogo:

1)O esquema adotado pelo Ney Franco 3-6-1 era um sinal que o fogão jogaria fechado e explorando o contra-ataque. Levamos doi gols sendo que o primeiro foi falha do Renan. O mesmo estava mal posicionado debaixo da trave e como sempre não houve a devida cobertura dos zagueiros.

2) Não condeno esta estratégia do Ney Franco. Temos que entender que o nosso banco de reservas é fraco e que alguns jogadores estão abaixo das expectativas (Renato, Lucas Silva, Teco que se quer consegue estreiar no time).

3) Vem a segunda etapa do jogo, houve mudanças mas credito o empate pela garra dos jogadores. Perder um pênalti ao primeiro minuto do segundo tempo é duro de engolir. Empatamos e novamente recuamos e demos brecha para o "império do mal" sufocar o time nos minutos finais. Talvez aí esteja o erro pois o jogo do adversário é exatamente o toque de bola e consequentemente esses espaços iriam aparecer e como apareceu quando Juan e Leo Moura dominava a bola.

4) A grata surpresa é ver Túlio Souza a voltar apresentar o seu bom futebol quando esteve no Coritiba. Creio que o mesmo poderá ser firmar no time ao longo do brasileirão.

5) Não vou comentar sobre os pênaltis "Acho uma loteria". Temos que avaliar o estado emocional dos jogadores, mas com toda certeza não seria a minha lista de batedores que o Ney entregou ao árbitro.

Amigo Rui, é triste ver o fogão vice de novo e o mais duro é ver os jogadores do flamengo provocar a nós botafoguenses com a maldita música do "chororô". Enfim faz parte do jogo!!!!

O consolo é que o amor supera tudo e a minha paixão pelo Botafogo é maior do que essa tristeza que se abateu na data de hoje em meu coração. Vamos erguer a cabeça e vamos para o brasileiro, porém confesso que sem reforços não iremos a lugar nenhum.

grande abraço

Fogão Brasília

Impasse Livre disse...

Ruy, permito-me como admiradior do seu blog confessar que fiquei triste com a presença da torcida alvinegra na decisão e para mim nada justifica a não ida dos torcedores a uma final. na manhã de ontem foi passada a histórica decisão de 89 e o maraca estava dividido. quanto a cantoria, pela tevê não tive a impressão de ver a torcida do fla muda, muito pelo contrário, mas a posição das cameras e microfones pode ter favorecido a isso. Quanto ao jogo, achei o esquem de ney franco demasiadamente covarde: pra que tantos cabeças de area? porquenão ao menos o jean no lugar do eduardo e o gabriel no lugar do lucas silva? pois é... o Renan falhou no primeiro gol, mas fez boas defesas tb e me permito discordar de vc em relação ao alessandro, pois notei que era o que mais procurava jogo e acertava bons passes no time, pelo menos tentava algo , tanto que o penalti perdido pelo vitor foi em jogada sua e o lance do gol do tulio souza começa em um desarme feito por ele! O juninho sempre bate seus penaltis no meio... e o observador rubro-negro passou todas as batidas para o goleiro. será que com o conhecimento de cuca no alvinegro, algum funcionário passou algo a mais para eles? Acho que no segundo tempo, quando o time mais atacava e iria definir a parada, pesaram o penalti perdido e o medo dos jogadores! que não acreditaram que era possível vencer o jogo. Sinceramente, de modo neutro, não vi maiores interferências da arbitragem no jogo. O único senão, em minha opinião, foi que o bruno deu um passo a frente no penalti do Vitor, mas quase todos fazem isso e se Renan não o fez, acho que foi por sua imaturidade!Era jogo pro Castillo!No mais, fica também o registro de que o urubu só chegou as finais dado o numero de erros dos arbitrops a seu favor no carioca. Abs, e apareça lá no blog (esqueça o post do rubro-negro e dê uma "mao" ao alvinegro souza no post anterior...rs)abs, leandro

Ruy Moura disse...

Amigo Fogão Brasília, para mim certas coisas são mais simples: não li jornais hoje, não fui à Internet (a não ser para possuir a ficha do jogo), não vejo televisão - não convivo com esa gente. Título de urubu, ganho como eles ganham, é coisa que me "entra por um olho e sai por outro".

E não tenho nenhum sentimento para com eles... Nem um sequer... Por exemplo, mesmo ganhando, virem para os blogues botafoguenses dizerem disparates é de gente auto-inferiorizada, sub-inteligente e outras caracteristicos que me abstenho de comentar. Alguns desses torcedores querem humilhar, e quem não sabe comemorar e quer humilhar, é gente bem subdesenvolvida.

Escrevem aqui disparates e eu só apago, não me dou ao trabalho de mais nada. Eu nunca entrei num blogue adversário para dizer mal depois do Botafogo ter ganho. Mas eu tenho a cultura que a maioria deles nem sonham, por isso comemoro nos nossos blogues e não vou ao deles procurar humilhar.

Quem quer humilhar os outros está se humilhando de pequenez a si próprio...

E ir aos blogues deles para ver o quê?... para ler o quê?...

Adoro o meu clube, Fogão Brasília. Enquanto tivermos uma torcida que emudece 75% do Maracanã com os seus 25% de presença alardeante, seremos nobres e galhardos!

Mas basta de falar dos outros! Olhemos para nós, porque podemos construir um bom futuro!

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Amig Leandro, a torcida alvinegra queixa-se muito da violência e das provocações dos urubus. Veja, por exemplo, um jogo entre BFR x CRVG: é um sonho de tranquilidade e alegria mútua. Veja os jogos dos urubus e o "pau come solto". Comreendo isso, porque muitos botafoguenses situam-se em estratos sociais mais refinados e não estão para aturar urubus. Já com os vascaínos não há nenhum problema. No entanto, mesmo assim, os urubus estiveram emudecidos rastejando na sua submissão e falta de criatividade Ao contrário, os botafoguenses encheram de criatividade e alegria o Maracanã. O estádio foi "qualitativamente" nosso.

Quanto ao Alessandro, não o avaliei pelo jogo de ontem, mas por todos os jogos: achoo fraco, faz maus cruzaemntos e desguarnece a defesa.

Somos da mesma pinião sobre o Castillo. O Renan tem-se mostrado muito fraco em posicionamentos e saídas. Mudei de opnião e acho que ele devia aprender um ano mais com o Castillo. Quando o Castillo saisse daqui a um ano, o Renan assumiria. Mas o treinador não gosta de estrangeiros, parece-me...

Quanto a análises das duas equipas tenho algumas dificuldades: acho que ambas não têm jogadores com técnica. Eu não vi um único drible ontem de parte a parte. Mostra a fraqueza de todos em campo...

O único a driblar os urubus puseram fora a final com o beneplácito da arbitragem inacreditável da 1ª final.

Vou dar uma "mãozinha" ao Souza.

Abraços Gloriosos!

Cara de 30 disse...

É triste ver nosso time perder, não?! E você, caro amigo alvinegro, fez uma análise muito boa do nosso time de coração. Concordo contigo em 99% de tudo que foi escrito em seu post mas preciso discordar em relação ao Túlio Souza. Ele vem começando a jogar bem e merece uma chance efetiva na equipe - talvez no lugar de Fahel ou Leo Silva. Com isso nosso glorioso teria um pouco mais de criatividade em detrimento dos passes errados que estes dois senhores nos fazem ver.

Vejo que no Brasileiro deste ano, se não tivermos reforços para todos os setores da equipe, lutaremos para não cair novamente.

Saudações alvinegras. Tristes hoje mas sempre alvinegras!

Ruy Moura disse...

É verdade, Cara de 30, o Túlio talvez esteja, finalmente, a desabrochar. Há quem asegure que se ele desabrochar servir-nos-á muito bem como jogador titular. Faço votos para que seja assim.

Não fique triste muito tempo, amigo, porque amar um clube não depende de mais ou menos conquistas. Conheço quem ame clubes que não são campeões há cinquenta anos!... Lembra-se do Chelsea?... Antes de ser treinado pelo Mourinho esteve 49 anos sem ser campeão - mas os torcedores continuaram a torcer, a amar, a sofrer e a vibrar até serem recompensados.

Viva o único Glorioso do Brasil!

Fernando Lôpo disse...

Sobre torcidas, Rui, no ano passado teve uma final de Copa do Brasil entre Sport x Corínthians em PErnambuco, na Ilha do Retiro. Estádio repleto de torcedores do Sport e meia dúzia de paulistas no local reservado a visitantes. No entanto, durante todo o jogo só se ouvia o canto de meia dúzia de integrantes da organizada do time paulista. Por quê? Porque a Globo pôs um microfone ligado o jogo inteiro na torcida do Corínthians e não pôs na do Sport.

É o mesmo caso de ontem. Embora a "maior torcida muda do mundo", como diz o Thiago Pinheiro, ficasse calada durante todo o jogo, exceto em seus gols, a Globo deixa o microfone das organizadas deles aberto o jogo todo, de modo que as pessoas ouçam aquele canto baixo que todas as organizadas costumam manter durante o jogo, nem que seja por meia dúzia. Mas até isso eles calaram, enquanto do outro lado nós cantávamos a plenos pulmões.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Fernando Lôpo disse...

Sobre o texto acima, postado por um anônimo e tirado de um blog que eu nem leio, digo apenas que estou farto de idiotas qeu ficam xingando, criticando e depreciando a própria torcida do Botafogo. Gente que se acha "mais Botafoguense do que outros". Provavelmente esse cara deve ser um dos meia dúzia de imbecis que estavam vaiando jogadores ontem durante uma final de campeonato em vez de apoiar.

Quero ver esse paspalho chegar para uma família daquelas que sofreu arrastão nas cadeiras azuis do ano apssado e dizer isso. Olhar nos lhos de quem chegou em casa ensanguentado após a final da Taça Rio e dizer essas bobagens. Quero ver chamar de covardes as mães que proíbem seus filhos de comparecerem nesses jogos.

Cansei desse tipo de palhaço. Eu estava no jogo ontem, e não ouso tecer uma linha de crítica a quem não foi. Todos são tão Botafoguenses quanto eu.

E os jogadores, o técnico, os dirigentes devems aber que a torcida do Botafogo não se resume àqueles que ali estão no estádio e tampouco aos que residem no Rio. Pelo que se diz, o Botafogo tem 3 vezes mais torcedores fora do Rio do que no Estado.

Logo, quem entra em campo carrega no peito uma Estrela que representa muita gente, de corpo presente ou não, mas que certamente está junto deles. Que representa o lado sério, o lado honesto do futebol, quase chegando ao ponto de representar o Bem contra o mal como alguns Alvinegros chamam.

Deu público contra o Americano e perdemos. Tivemos um número mais expressivo de torcedores na final da Taça Rio e o clube cumpriu sua pior partida das 3 últimas.

Portanto, vamos parar de culpar quem não vai num jogo de altíssimo risco como esse. Quem foi, se arriscou e cumpriu muito bem seu papel, pois eles ficaram calados a maior aprte do tempo, exceto nos gols dele,s e nós cantamos muito. E dentro de campo não tem microfone da Globo pra enganar, os jogadores certamente nos ouviram bem. E dessa vez nossa torcida priorizou os cantos pró-Botafogo do que so xingamentos ao adversário.

Vão pro inferno os que julgam o torcedor que não vai, que xingam, que ofendem e se acham "mais Botafoguenses do que outros".

Leonel Ventorim disse...

Estou com o Fernando Lôpo em relação ao anónimo. E mais, ora agora eu sou homem para deixar ser garfado 3 anos seguidos e ficar calado? Eu não levo desaforo para casa. O caso das garfadas já ultrapassou o espectro desportivo e entrou no politico. É uma vergonha.
Aqui na Europa o Pepe do Real Madrid fez uma barbaridade com outros jogadores e levou vários jogos de suspensão. E estamos a falar do milionário Real Madrid, não de um Flamengo qualquer...
Eu não sou otário, a luta continua.

Leonel.

Gilson disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Ruy Moura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ruy Moura disse...

Alinho pela generalidade dos comentários do Zé Fogareiro quanto à necessidade de mudança de postura dos botafoguenses, embora a torcida dois urubus seja realmente violenta, arruaceira, mau carácter e outras coisas mais.

Eu fui de Lisboa ao Maracanã, mesmo sem dominar completamente a lógica de acessos, mas precavi-me. Estacionei cedo na UERJ, almocei nas redondezas e entrei cedo. Não tive problemas. Penso que com certos cuidados conseguimos superação do que é mais perigoso, mas nunca se está livre d elevar com os urubus nas redondezas do estádio, na Av. do Brasil ou noutro sítio qualquer de quemn se acha dono do Maracanã e do Rio. Porém, também é certo que a nossa ausência deixa o espaço livre para eles. Nenhuma batalha se conquista deixando espaço ao inimigo...

Por isso fiz oito mil quilómetros e ESTIVE NO MARACANÃ!

Abraços Gloriosos!

Torcida Bostafoguense disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Mauro disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...