quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Finalmente, Estevam!...


São 3h45m em Lisboa. Apesar do que vem acontecendo à equipa eu tinha uma forte esperança que esta gente quebrasse o enguiço, já que, apesar de ser um jogo eliminatório, a pressão seria menor do que jogar para o campeonato brasileiro com a obrigação de sair da zona da degola.

Ganhámos e merecemos, é certo. Temos chances de seguir às quartas de final, é certo. Mas o Botafogo mantém-se exatamente como estava. Continuamos a levar dois gols por partida. Continuamos a não ‘matar’ o jogo. Continuamos a errar muitos passes e fazendo muito chutão para a frente. Continuamos a ter sempre alguém para falhar nos momentos cruciais: ou falha Emerson, ou Alessandro, ou Juninho, ou até mesmo Leandro Guerreiro, ou, em última análise, os goleiros: e Castillo mostrou que não está em forma. Foi um frangão! Bem pode agradecer ao Wellington não ser ‘pendurado’ no fim…

Além disso não temos realmente ataque: André Lima, Reinaldo e Victor Simões falharam gols quase feitos. Apenas houve gol de penalty e de dois zagueiros. É inacreditável a ruindade de André Lima desde que fez o gol com a mão, é irritante a lentidão de Reinaldo e é desesperante a desafinação do chute de Victor Simões, cujos gols desapareceram completamente desde que Maicosuel partiu. E o Ricardinho servirá para alguma coisa?...

E tivemos sorte com os momentos do 1º gol e do 3º gol, feitos em minutos cruciais do jogo. E com os próprios gols.
.
Este poderá ser o nosso arranque em frente?... Poderá ser o início da tranquilização da equipa?... Seria muito bom que sim para sairmos da degola, mas não consigo vislumbrar como podemos não tomar dois gols por partida e como fazer os atacantes acertarem as redes.

Vamos ao Emelec!

FICHA TÉCNICA
Botafogo 3x2 Atlético Paranaense
» Gols: Lúcio Flávio (pen.) 45’, Gabriel 59’ e Wellington 38’ (Botafogo); Wesley 31’ e 36’
» Competição: Copa Sul-Americana
» Data: 16/09/2009
» Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’
» Arbitragem: Wilson Luiz Seneme (SP); Ednílson Corona (SP) e Carlos Berkenbrock (SC)
» Cartões amarelos: Leandro Guerreiro (Botafogo); Patrick, Valencia e Bruno Costa (Atlético Paranaense)
» Botafogo: Castillo; Emerson, Juninho, Wellington; Alessandro (Thiaguinho), Leandro Guerreiro, Jônatas, Lúcio Flávio e Gabriel (Eduardo); Reinaldo Victor Simões) e André Lima. Técnico: Estevam Soares.
» Atlético Paranaense: Galatto; Manoel, Fransérgio e Bruno Costa; Raul (Nei), Rafael Miranda (Jhonatan), Valência, Marcinho e Wesley; Wallyson e Alex Mineiro (Patrick). Técnico Antônio Soares.

11 comentários:

Anónimo disse...

Rui,

O Ricardinho é muito fraco. Eu tenho um amigo palmeirense e vi muitos jogos dele atuando por aquela equipe. Não tem condições de nos ajudar em nada.

Quanto ao time, eu fico preocupado com quem nos levará ao ataque com velocidade, LF e Jonatas possuem a mesma característica e ficam se trombando em campo. Uma possibilidade é contar com Thiaguinho e Gabriel nas laterais. Para isso temos que ter uma defesa mais sólida. E acho que o André Lima se redimiu no final ao segurar perfeitamente a bola no ataque.
Patrick Dias

snoopy em p/b disse...

ricardinho, amigo?
hehe

concordo plenamente com sua análise e estou positivista com relação ao seu último parágrafo.
ainda acredito.

abraços e sds. botafoguenses!!!

Rodrigo Federman disse...

Rui, e o mais desesperador é que, em minha opinião, o Alessandro não tem reserva! eheheh!
Abs e SA!!!

Ruy Moura disse...

Não há ninguém em velocidade, Patrick. Não temos equipa para contra-ataque, num mundo futebolístico em que o contra-ataque é essencial para desequilibrar. Por isso o Estevam fez a opção a que se referiur em coonferência de imprensa. Quanto ao André Lima, eu era fã dele, mas chorão como anda e pereba como está, não sei se nos servirá de muito no ataque. Onde está o AL de um famoso BFR 3x2 Internacional em que marcou dois belos gols em 2007?...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Acreditar, acreditamos, Snoopy. Mas como dizia em tempos um amigo meu a outro: "Que tu acredites, é problema teu. Mas estamos a falar de ciência e a crença não entra". Fora isso, o que vale é que estamos a falar de futebol, onde tudo é (quase) sempre possível...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Rodrigo, não tem reserva porque os senhores Cuca e Ney Franco sempre o acharam titular absoluto. E como fisicamente está quase sempre bem, nem seria preciso - segundo esses dois 'sábios' - prever outro no lugar. Eu insistiria no Thiaguinho em lugar do Alessandro. Com o Gabriel pela esquerda.

Abraços Gloriosos!

Miguel Gonzalez disse...

Gostaria de saber qualquer coisa sobre o time de vôlei masculino que o Botafogo está montando.

Miguel Gonzalez disse...

O Miguel Angelo da Luz é maluco. Reúne a imprensa para dizer que vai utilizar o Engenhão para diversos esportes, incluindo o Atletismo. Os meses passam e nada.

Ele fala em montar um time de basquete adulto e outro de vôlei adulto. Até agora nada também!

Mas a imprensa toda deu destaque quando ele falou isso no início do ano.

Reinaldo disse...

Enquanto vejo em outras equipes, atacantes rápidos, que dominam bem a bola, matam quase todas as jogadas, que não atuam como postes enfiados dentro da área, tenho que aguentar esses três mamutes enfiados lá no meio da defesa adversária, sem qualquer qualidade técnica e matando sim, nós torcedores de raiva.
Gostaria de sugerir, e acho que ele já começou pelo Gabriel, que o Estevam escalasse dois atacantes leves e ágeis, nessa altura do campeonato pode ser o Ricardinho e Laio mesmo, chegou por lá, hoje, um fuska, mas que os deixassem obter entrosamento com o restante do grupo, dois, três jogos seguidos, sem esse entra e sai constante, tenho certeza que farão mais que os três atuais mamutes (como são ruins) que não propiciam qualquer condição de uma jogada mais elaborada pelo meio campo e alas.

Ruy Moura disse...

Meu amigo Miguel, confesso que cada vez menos estou atento às promessas da diretoria. Não creio nelas porque não vejo nenhuma ação positiva. Li várias coisas sobre os desportos amadores do BFR e também não compreendo nada do que está acontecendo.

Agora, o tal M. A. Luz que parecia um cracão destas coisas anuncia que vai participar no nacional de voleibol feminino contando paar isso com atletas do juvenil e do infanto-juvenil?!?!?!...

Não dá...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Tem toda a razão, Reinaldo. Até faz impressão, mas pelo que vi até agora do Ricardinho e do Laio parece que... são piores!... Seria bom que melhorassem e fossem alternativas, mas confesso que não creio neles, não.

Aliás, cada vez mais penso que o BFR devia treinar intensamente, todos os dias, penalties, faltas e escanteios - e com mais do que um jogador, não somente o LF. É por aí que podemos obter alguns resultados, porque ataque não há e o Jônatas e o LF também não são rápidos.

Enfim... se o Estevam não se mostrar treinador capaz de explorar o que há de E tendo em conta a inexistência de um padrão de jogo após 45 dias de Estevam, começo a temer pelo pior. Será que ele dá a volta?...

Abraços Gloriosos!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...