sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O campeão botafoguense Carlos Kuhn

.
Carlos Alberto Fontura Kuhn é recordista de títulos de futebol de mesa em terras gaúchas, apresentando-se, desde há vários anos, com a equipa do Botafogo de Futebol e Regatas.

Oportunamente, Carlos Kuhn e a sua equipa botafoguense de futebol de mesa foi alvo de um artigo no nosso blogue, intitulado Botafogo campeão do futebol de mesa gaúcho.

Entretanto, o técnico de futebol de mesa tornou-se ‘seguidor’ do blogue e, por solicitação nossa, enviou-nos o seguinte texto:

"Conforme solicitação, e a título de colaboração, informo meus 16 títulos internos do Departamento Futebol de Mesa do Grêmio Porto Alegrense, na regra brasileira, sempre fardando a gloriosa camisa do Botafogo.

2003 – 1º Ranking
Troféu Tricolor Gaúcho
Copa do Brasil

2004
Copa Fernando Kroeff
Copa Mosqueteiro
Copa Tricolor Gaúcho

2005 – 1º Ranking
Copa Grêmio
Troféu Tricolor Gaúcho
Copa dos Campeões

2007 – 1º Ranking
Copa Mimo
Troféu Grêmio
Troféu Tricolor Gaúcho
Copa dos Campeões

2008 – 1º Ranking
Copa Mimo
Copa Grêmio
Copa Tricolor Gaúcho
Copa dos Campeões

Anexo envio foto de um dos meus times do Botafogo (modalidade liso), uma verdadeira relíquia que possuo desde 1993. Os "pins" de metal são originários da lojinha do Botafogo, encomendados do Rio de Janeiro e mandados embutir.

Os goleiros, pela ordem da esquerda para a direita, são: Ubirajara, Flávio Ramos (homenagem ao idealizador, 1º presidente) e Manga."



***

Das vitórias de 2008 possuo duas notas acerca dos feitos de Carlos Kuhn e da equipa botafoguense. Vejamos as sínteses de dois momentos épicos:

Campeão da Copa Grémio 2008

A Copa reuniu 14 equipas e na 1ª fase classificaram-se, pela chave A, o Botafogo de Kuhn e o Coritiba de Saul. Eis os derradeiros jogos:

Semifinal
» Botafogo (Carlos Kuhn) 1x0 Real Madrid (Luís Márcio)

Final
» Botafogo (Carlos Kuhn) 1x1 Milan (Roberto Moreira)

Na final, Zagallo inaugurou o marcador e o Milan precisava virar a partida, porque o Botafogo iniciou a jogo com a vantagem do empate. No segundo tempo o Milan pressionou e empatou através de Seedorf, mas o Botafogo de Kuhn resistiu até ao fim e sagrou-se campeão da Copa Grêmio 2008.

Campeão da Copa Mimo 2008

Na Copa Mimo 2008 o Grêmio era considerado o mais forte candidato ao título, mas o título ficou para o Botafogo. O blogue Manchester FM relata assim o título:

“O que já se tornou rotina em nosso departamento é o festejo da torcida do Botafogo com gritos de "…é campeão, é campeão". E neste domingo não foi diferente pois, treinado pelo excelente Carlos Alberto Fontura Kuhn, o maior vitorioso no departamento até o momento, técnico de uma quantidade de títulos invejavel, o "Fogão", (…) acabou sagrando-se campeão da Copa Mimo, primeira competição oficial da temporada do Departamento de Futebol de Mesa do Grêmio, modalidade cavado. [http://manchesterfm.blogspot.com/search?q=kuhn]

A Copa reuniu 18 equipas. Eis os derradeiros jogos:

Semifinal
» Botafogo (Carlos Kuhn) 2x1 Grêmio (Roberto Azambuja)

Final
» Botafogo (Carlos Kuhn) 1x0 Nacional (Foschiera)

Na final, o Botafogo fez um espetacular golaço de cruzada pela ponta esquerda, quase sem ângulo, com a bola a embater no poste oposto antes de entrar. Foi a primeira competição da temporada do ano passado, que culminou em quatro títulos do Botafogo de Kuhn e o 1º lugar no ranking anual.

3 comentários:

Carlos Kuhn disse...

Prezado Rui!

Muito legal a matéria. Fico muito honrado em participar mais uma vêz neste prestigiado blog onde sou leitor assíduo.
Obrigado ao dar espaço a este esporte que tanto amamos que é o futebol de mesa.
Também gostaria de externar os meus sinceros parabéns na sua luta pela causa do Botafogo. Torço muito para que saiamos desta embaraçosa situação o mais rápido possível.
Sempre a disposição do amigo, envio-lhe um grande abraço, extensivo a todos os botafoguenses.

Ruy Moura disse...

Obrigado, Carlos. Eu adoro futebol de mesa. A minha infância foi feita de futebol de campo e futsal(fui campeão escolar em ambos como goleiro), futebol de mesa, de pipas, pimbolim e autorama, além de muitos livros, muitos jornais e muitas velharias dos baús do sótão - e dos meus amigos morcegos que habitavam o sótão... Mas futebol de mesa era especial. Eu tive um grande time e fui vice-campeão escolar nos anos sessenta. Claro que o Manga era a grande 'arma secreta' do meu time.

O Botafogo, pelo seu passado notável, merece tudo de nós; merece que arredemos esta diretoria do poder para que não seja destruído e encontre um presidente 'a sério' e uma diretoria capaz.

Sempre que o Carlos queira enviar notícias e artigos sobre futebol de mesa, esteja à vontade. Desde que seja sobre o glorisíssimo Botafogo e... sobre o campeoníssimo e celebradíssimo Kuhn!... (rs)

Abraços Gloriosos!

Lorismario disse...

Prezado Carlos Kuhn. Nós é que ficamos agradecidos a você por honrar o nosso querido Botafogo F.R. Conrinue assim. Abraços. Lorismario

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...