terça-feira, 1 de setembro de 2009

O 'piloto' Sabará


por Gerson Soares
.
Cada componente da comissão técnica da vitoriosa delegação da Copa do Mundo de 1958 ganhou um carro: um Renault Dauphine. Entre eles, o roupeiro e massagista Assis, do Vasco. Como não sabia dirigir, vendeu o Dauphine para Sabará, um dos maiores pontas-direitas do nosso futebol.
.
Sabará também não sabia dirigir. Pediu, então, ao craque Escurinho, que fora caminhoneiro em Minas Gerais antes de se tornar um dos maiores ídolos do Fluminense, que passasse a usar o carro. Escurinho levava de carona, além de Sabará, Mané Garrincha, Quarentinha e Clóvis, na época o quarto-zagueiro do Fluminense. Deixava primeiro Sabará no Vasco; depois, Quarentinha e Mané no Botafogo; e seguia com Clóvis para as Laranjeiras. Depois, fazia caminho o inverso.
.
Enquanto dirigia, Escurinho pedia a Sabará que prestasse atenção. Prestastivo, Escurinho parava algumas vezes numa rua deserta da Ilha do Governador, onde todos moravam, para tentar ensinar, na prática, os fundamentos a Sabará. Durante o percurso, Garrincha, sempre brincalhão e provocador com todos, insistia para que Sabará dirigisse, sob protestos dos companheiros. Afinal, Sabará não conseguia passar nem sequer a primeira marcha. Um mês depois, de tanto ouvir Mané dizer que ele estava pronto para assumir o volante, Sabará se encheu de coragem e resolveu levar o carro, para aflição de Quarentinha e Clóvis. Escurinho tentou evitar, mas Sabará disse que, naquela dia, daria carona aos amigos. Mané sorriu.
.
A cada barbeiragem de Sabará pela Avenida Brasil, Quarentinha e Clóvis imploravam para Escurinho expulsá-lo do volante. No entanto, Sabará parecia tranqüilo. A tal ponto que nem percebia as loucuras que fazia. Já próximo de São Cristovão, Escurinho alertou que teria de entrar na segunda rua à direita. Ordenou calma e que prestasse atenção. Mas Sabará entrou na primeira rua e não na segunda.
.
Todos se apavoraram, pois havia uma enorme carreta atravessada. Sabará, nervoso, acelerou e foi diretamente de encontro à carreta. Os companheiros, aos berros, cheios de pavor, puseram as mãos nos olhos. Porém, o Dauphine passou por sob a carreta, arranhando apenas o teto. Um guarda, ao ver a cena, ligou a sirene da sua moto e foi atrás. Emparelhou com Sabará e ordenou que encostasse o carro. Assustado, sem habilitação, Sabará não atendia e continuava em alta velocidade, para desespero de Quarentinha, Clóvis e Escurinho.
.
E de nada adiantavam os apelos dos três para Sabará encostar. Mané, que só fazia sorrir, achou tempo para fazer de suas brincadeiras com Quarentinha, pedindo que pusesse a cabeça para fora do carro para o guarda reconhecê-lo. Quarentinha reagiu, xingando Mané. Quando Sabará conseguiu parar, o guarda se aproximou de arma em punho e disse: "Meu amigo, você é um ás do volante. Passou por debaixo daquela carreta... Que coragem!" O guarda pediu a habilitação. Sabará não tinha. Mandou que todos descessem. Foi a sorte. Ele reconheceu os craques, principalmente o ídolo, Mané Garrincha. Mané disse que precisava chegar cedo ao treino. Mas o guarda percebera que ele corria risco de nem chegar. Para surpresa, o guarda mandou Escurinho assumir o volante do Dauphine. Disse a Mané para subir na garupa de sua moto e o levou em segurança para o treino no Botafogo.

Fonte: www.sosserve.com.br 

9 comentários:

Saulo disse...

Temos que fazer alguma coisa contra essa arbitragem que tá fazendo o torcedor do Botafogo de babaca.

Eu até acho que os torcedores do Rio podiam fazer um grande protesto.

Tem que protestar, reagir. Isso não pode continuar assim.

O que você acha?

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
snoopy em p/b disse...

que figuraça o tal do garrincha...
seu memorial garrincha é fantástico.

p.s.: o comentário excluído é meu.
estava logado em outro e-mail e não havia percebido.

abraço

Miguel Gonzalez disse...

O ano está passando e o Botafogo ainda não implantou nenhuma modalidade esportiva no Engenhão. Nem o Atletismo!

Miguel Gonzalez disse...

Ruy, eu adoro Túnis! Tenho uma camisa do Espérance Sportive Tunis, aureo-rubro!

Ruy Moura disse...

Estou farto de dizer isso, Saulo. Mas as organizadas não se mexem porque parece que têm benefícios de bilhetes, e os torcedores em geral também não se manifestam espontaneamente em protesto.

Se não for o MCR ou qualquer outra organização botafoguesne mais ousada, só com a segundona em cima é que alguém se mexe. Parece que a torcida botafoguense já não é o que era...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Snoopy, ao contrário do que propagandeiam, dizendo que o Garrincha era um ilerado, na verdade ele era genial. Tomara muitos letrados terem o seu espírito arguto e genial.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

O ano passa, Miguel, e o BFR não implementa coisa nenhuma. Não implementa, não gere, não faz nada. A incompetência e a lassidão é generalizada!

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Pois meu amigo Miguel, dispenso completamente a Tunísia. À exceção de uma excelente excursão ao deserto, deixo a Tunísia para quem quiser. Mas, aliás, não é de admirar, porque todos os países árabes qe conheço não são hospitaleiros com os estrangeiros (não incluo todos os países muçulmanos, falo apenas dos países muçulmanos árabes). O hotel, que era de 5 estrelas, tinha uma Internet péssima e o ar condicionado nos corredores era sofrível, a simpatia também era sofrível paa má, a praia privada estava poluída, enfim... Pontos positivos apenas para a excelente piscina e os bons buffets. Nada mais... E a excelente excursão ao deserto, claro. Diverti-me muito mais em França duas semanas antes, percorrendo a rota dos vinhos e dos castelos. Na verdade, sempre achei que não há nada tão bom como o 'mundo ocidental', que conheço praticamente todos (ao contrário de muita gente que se fascina pelos ditos 'países exóticos'). Gosto muito da Europa, do Brasil e do Canadá, principalmente. Também gosto muito da África subsariana.

Abraços Gloriosos!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...