sexta-feira, 23 de abril de 2010

A ‘nassaum’ espera-o: suma-se, Joel!

.

Após o brilhante título de campeão carioca de futebol conquistado pela equipa do Botafogo, decidi não fazer nenhuma análise avaliativa fosse do que fosse durante a semana. Só o faria a partir da próxima semana numa perspectiva de abordagem ao futuro. Porém, o que li sobre as declarações de Joel Santana fazem-me abrir, desde já, as ‘hostilidades’.

Há tempos, Joel Santana referiu, e bem, que “o Botafogo me [a ele] deu uma oportunidade de voltar a treinar”, agradecendo ao clube. E fê-lo bem, porque fora despedido justamente após uma série de derrotas à frente da Seleção Sul-africana. O Botafogo acolheu-o, Joel agradeceu, conquistou títulos e ficámos gratos.

Mas no domingo Joel vai jantar com um alto dirigente ligado ao Fluminense, e deixa-o pagar o jantar de uma série de amigos seus. Certo que o dito senhor é amigo de Joel, mas sabido o interesse do Fluminense em contratar o treinador do Botafogo, a única atitude honrada de Joel Santana era ele mesmo pagar o jantar aos amigos – que é exatamente o que eu e qualquer pessoa que preza a sua lisura pessoal e profissional faria. Mas Joel preferiu jogar o joguinho da sedução não comprando a fatura do repasto e ‘vendendo-se’ à situação.

Durante a semana as suas atitudes oscilaram estranhamente. Afirmou que tem muito carinho pelo Botafogo e reforçou novamente que “o Botafogo me deu oportunidade de voltar a treinar e de ser campeão. (…) “Estou bem no Botafogo, sou campeão. Ouvi declarações bonitas dos jogadores.” Mas jogou o joguinho da balança e remeteu tudo para o seu ‘procurador’.

Agora Joel Santana ultrapassou as marcas da ética e da responsabilidade social que deveria ter para com quem o tirou do desemprego, e preferiu jogar um novo joguinho da sedução em relação ao Flamengo. Eis as palavras dele:

– “Não posso negar (que recebeu o convite). Estou com o coração dividido. De um lado, o Botafogo, que me acolheu tão bem e do outro o Flamengo, com quem sempre tive uma relação muito especial. É uma decisão difícil. Preciso sentar com o meu empresário (Leo Rabello) e pesar bem as duas coisas. Mas seja qual for o caminho, quero ficar bem com os dois clubes e com o Maurício Assumpção e a Patrícia, dos quais só tenho gentilezas. E a 'nação' é a 'nação', né?”

Está dividido?! Então eu ajudo-o Joel: junte as suas partes divididas, suma-se de General Severiano e vá para o clube da Lagoa já!

Tem uma relação especial com eles? Então eu ajudo-o Joel: suma-se de General Severiano e vá para o clube da Lagoa já!

É difícil a decisão?... Então eu ajudo-o Joel: suma-se de General Severiano e vá para o clube da Lagoa já!

Não sabe ainda qual é o caminho? Então eu ajudo-o Joel: suma-se de General Severiano e vá para o clube da Lagoa já!

E como no final das suas declarações ainda disse que a ‘nação’ é a ‘nação’, então eu ajudo novamente na sua derradeira dúvida que menoriza a 'nação botafoguense', Joel: suma-se de General Severiano e vá para a ‘nassaum’ já!

Vá para a ‘nassaum’ que Ique sugere na charge desta publicação e suma-se de General Severiano, até porque as ‘relações especiais’ devem ser mantidas…

Suma-se, porque um técnico que é tirado do desemprego, que é recebido com carinho, que consegue tantas honrarias públicas ao serviço do Botafogo e que conquista uma das coisas mais difíceis que é a ‘dobradinha’ Taça Guanabara / Taça Rio com uma equipa que se superou a si mesma para que tal acontecesse, não faria isto se tivesse ética. De gente ingrata e sem ética está o Botafogo farto! Suma-se, Joel! Agradeço os títulos, mas… afinal são os objectivos que qualquer profissional de futebol deve prosseguir quando desempenha funções. Apesar disso, agradeço-lhe na mesma, mas… suma-se, Joel! Suma-se para a sua ‘nassaum’ e deixe-nos com a nossa honrada nação!

E ainda quer ficar de bem com Maurício Assumpção e com Patrícia Amorim?!... Não sabe que servir dois senhores só traz desgraças?... Não sabe que servir Deus e o Diabo não é honrado nem dá bom resultado?!...

O Botafogo não precisa de gente com o ‘coração dividido’, Joel, mas apenas de gente com a alma generosa e disponível para o clube da Estrela Solitária, tal como fez Jefferson sem titubear.

Só lamento que a diretoria do Botafogo continue a fazer asneiras e não tenha o mínimo de discernimento. Maurício Assumpção anda, submissamente, a telefonar à presidente do Flamengo, como se ela o atendesse. Nem Joel lhe dá a resposta prometida para hoje, sexta-feira.

E, no meio disto tudo, Joel ainda tem a cara de pau de dizer que quer ficar bem com Maurício e com Patrícia. E provavelmente consegue, porque o presidente (?) do Botafogo parece disposto a seguir a atual moda dos rapazes que trazem as calças nos fundilhos do rabo.

Se a diretoria do Botafogo tivesse um mínimo de discernimento não telefonava à presidente dos catarthiformes (na melhor das hipóteses chamaria Joel Santana e pediria explicações imediatas às suas declarações), cortava relações imediatas com o clube da Gávea e nunca mais lhe cederia as suas instalações até que fosse apresentado formalmente um pedido de desculpas ao Glorioso.

E, simultaneamente, porque não há, no contrato do treinador, cláusula de rescisão de parte a parte até 31 de Maio, a decisão discernente e de salvaguarda da honra botafoguense seria a IMEDIATA DEMISSÃO de Joel Santana, para nunca mais voltar.

Que saudades de quem sabia de futebol e de gestão de um grande clube! E de como fazê-lo honrar-se publicamente!

No dia em que a diretoria tomar atitudes assertivas, discernentes e corajosas ter-me-á ao seu lado incondicionalmente. Mas, geralmente, a coragem e o discernimento pertencem aos melhores, e a diretoria do Botafogo não faz parte de tal grupo até agora.
.

29 comentários:

Unknown disse...

nooooossa,isso tudo é revoltante. como o joel teve essa cara de pau??
nunca mais te quero no meu clube. suma-se para sua 'nassãozinha'
que ódioo!

Marcelo Pereira disse...

Rui,
seu texto é incisivo e urgente, como é a situação.
Assino embaixo de cada frase.
Parabéns!
Marcelo

Edson disse...

Sensacional, Ruy. Desabafo impecável.Parabéns!

Unknown disse...

você conseguiu traduzir em palavras justamente tudo (e um pouco mais) do que estou sentindo!
estou aplaudindo de pé!

Matheus disse...

Se sair de General, nunca mais precisa passar nem na porta.

Se sair, será apenas mais uma "persona non grata" no Botafogo.

Se ganhou título, não fez mais que a obrigação, afinal, és pago pra isso!

Anónimo disse...

Perfeita sua colocação. Repito o que escrevi em outro blog:
O CARA É BOM MAS NÃO É O ÚNICO. SÓ DE FICAR TENTADO PRA MIM JÁ ERA. O BOTAFOGO DEVIA TER UM MÍNIMO DE DIGNIDADE, O BOTAFOGO É MUITO MAIOR QUE O JOEL. NÃO É O BOTAFOGO QUE TEM ESPERAR O JOEL E SIM O JOEL QUE TEM ESPERAR O BOTAFOGO. QUER IR PRO LADO (RUBRO)NEGRO, FODA-SE, SAI FORA. TAMBÉM GOSTO DO CUCA, TÁ NA HORA DELE GANHAR ALGUMA COISA COM A GENTE.

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, meu amigo!! Eu, com minha boca suja ainda mandaria o JS sumir pra Gávea, passando antes na pqp!! rs!
Abs e SA!!!

Aqipossa Informativo disse...

Se não me engano ele é comentarista da FlaGlobo para a Copa, não?

Os jogadores que se engrandeceram. Foram eles que se superaram. Cada um deles. Dentro de suas limitações, mas se não fossem eles, nada teríamos. De resto, é propaganda Global.

Não se iludam. O Joel passa e o Botafogo fica.

Graças a Deus.

Arthur Albuquerque disse...

Eu acho que vc deixou claro o sentimento de todo botafoguense.
Parabéns

Anónimo disse...

Caro Rui, concordo com você em quase tudo que escreveu, menos em relação ao Joel. O Joel, errou sim ao dizer: "a nação é a nação". Mas quanto a ele aceitar a proposta dos mulambos, sinceramente eu não achei algo tão fora do normal. Afinal, ele já fez isso com o proprio flamengo, indo para a África do sul dirigir a seleção. Na minha modesta opinião, caro Rui, a culpa é dessa diretoria de incompetentes que nós temos. Após a demissão do Cuca do fluminense e o resultado desastroso dos mulambos pela libertadores que poderia resultar na demisão de Andrade, já se comentava que um desse dois clubes tentaria contratar o Joel. O que fez nossa diretoria? Nada. Fizeram uma proposta ao Joel, mas pelo que eu andei lendo, não era nehuma maravilha. Antes de tudo, não esqueçamos que o referido treinador é profissional. Agora ligar para a Patricia Amorim, foi o fim da picada. Abraços.

Fernando Gonzaga disse...

imperdoável o que esse cara de pau está fazendo...porém como nossos dirigentes não tem honra e nem respeito pela nossa história, vão aguardar pacientemente o Joel fazer sua decisão...

tomara que ele vá embora e seja eliminado já nesta fase pelo Corinthians, e sua nação peça sua cabeça....daí ele vai ter o que merece, que é o gosto da sarjeta, de onde nunca deveria ter saído...

abraço!!

Eliane Cezar disse...

Disse tudo. Ele, por respeito, por profissionalismo (que ele sempre insiste em ressaltar) poderia ao menos honrar seu contrato calado. Mas se a nassão é a nassão, amigo, que ele vá tarde! Queria apenas q o Botafoguense entendesse que ele é apenas mais um na história do clube e não transformasse uma possível saída na beira do caos. vamos esperar as cenas dos próximos capítulos!

Eliane Cezar disse...

E mais uma coisa. Clube que deseja se fazer respeitar precisa exigir uma postura profissional de quem o compõe. É só!

Ruy Moura disse...

Marcelo, o texto saiu espontaneamente assim que li sobre a 'nassaum'. Foi de alma.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Cella, espero que profissionalmente o cara de pau tenha tanto sucesso futuro como teve na África do Sul.

Abraços Gloirosos!

Anónimo disse...

RUI REPITO - JS NÃO É TUDO QUE FALAM

MOTIVAÇÃO, PALAVRAS DE ORDEM SERVEM ATÉ UM DETERMINADO PERÍODO DEPOIS SE TORNAM REPETITIVAS

ESTRATÉGIAS SIMPLES QUE QUALQUER CONHECEDOR RAZOAVEL DE FUTEBOL FARIA E NÃO CONSEGUIRIA FAZER ALGUMAS BURRADAS QUE COMETEU

QUERO O JOEL SIM

BEM LONGE DE GS E DO BOTAFOGO

OBRIGADO PELA AJUDA MAS VÁ DE ENCONTRO AOS SEUS

SE NÃO MUDAR AGORA APÓS A COPA SE TORNARÁ INVIAVEL E FICAREMOS COM UM PEPINO ENORME E AGANDO QUEM NÃO PRESTA SERVIÇO

SOU FAVORAVEL A CELSO ROTH QUE TEM MAIS PERFIL DE BRASILEIRO - SEI QUE DEMOCRATICAMENTE MUITOS SERÃO CONTRA, MAS GARANTO QUE COM 3 OU 4 CONTRATAÇÕES ACERTADAS CHEGARIAMOS A LIBERTADORES

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS GLORIOSAS

MARCOS VENICIUS

PS - 280.000,00 É DEMAIS

Ruy Moura disse...

Edson, tinha que sair logo o desabafo, senão ficava interiormente entupido e nem conseguia dormir.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

ZuNu, é muito bom saber que há gente que opensa do memso modo, não é?... Apesar do momento meio 'revoltado' com a coisa da 'nassaum', fiquei muito contente com o seu comentário.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Marcos, não tenho nenhum problema com a saída de Joel, mas CUCA NÃO!

É o único treinador que eu não queria no Botafogo. O Joeel fez-nos levantar a cabeça que a choraminguice derrotista do Cuca nos baixou. A nossa moral em baixo durante tanto tempo foi obra do Cuca (além de graves defeitos como treinador).

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Exatamente, Matheus. Fez a obrigação, foi pago por isso, estamosgratos, bye-bye rumo à 'nassaum'.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Estou completamente em desacordo, Rodrigão. Porque essa tal de pqp fica na... Gávea!

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Mauro inspirado por Carlito Rocha: "Os jogadores que se engrandeceram. Foram eles que se superaram. Cada um deles. Dentro de suas limitações, mas se não fossem eles, nada teríamos."

O Joel deu muita moral e fé, mas não entrou em campo, né?...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Obrigado, Arthur.

Abração Gloriosíssimo!

Ruy Moura disse...

Anónimo, concordo que a diretoria tem culpas no processo. Como aíás em todos os processos que exigem um mínimo de discernimento e capacidade de gestão que essas pessoas não têm, mas a referência à 'nassaum' é a menorização do Botafogo. Jamis aceitarei gente a falar de nós desse modo.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Isso, Fernando. Nunca desejo a desgraça dos outros. Pelo contrário. Mas neste caso também torço para que o Joel se dane bem.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Eli, justamente!!! Um profissional não faz isso. Mas ele nunca foi, porque ele sabe ser apenas 'papai'.

Não é desgraça nenhuma, não, amiga. Abel Braga julgo que está disponível e aceitaria. Mas há outros ainda (não incluo Cuca, evidentemente).

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Marcos, confesso que não gosto do Roth. Fica sempre a meio caminho. Perdeu pelo menos duas chances de ser campeão brasileiro. Eu preferia o Abel Braga.

Mas qualquer um serve se for para evitar que Cuca reentre no Botafogo. Se Cuca reentrar o chororô vai novamente chegar. Bem como jogadores rebentados fisicamente a jogar meio tempo, defesas frouxas a tomar muitos gols, etc.

Abraços Gloriosos!

Dig disse...

Parabéns, vc conseguiu escrever exatamente o que penso. Precisamos de ética e presidente de pulso forte.
Apenas mais um detalhe que vc não toca em seu texto: o contrato do Joel é até 31 de dezembro,portanto ele está leiloando seu passe com contrato em vigor. O que existe é apenas uma cláusula de dispensa de multa. Enfim..... Suma-se Joel, e leve as vuvulezas para o time da beira da lagoa.
saudaçõea alvinegras.
Carlos

Ruy Moura disse...

Pois é, Carlos, ele não sumiu, mas pregou uma grande derrota aos cathartiformes agora fora de campo, não tenho dúvida. A Lancenet dizia: "Flamengo atônito e sem plano B". A quadrúpede de 28 patas até parecia ter acabado de chegar de um hospício. E, afinal, o hospício é memso lá.

Abraços Gloriosos!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...