“Perdemos um dinheirão da empresa que desistiu do Naming rights, então
virou um mico, castelo de areia, (…) o Botafogo não tem condições de fazer
isso. Temos que pegar as chaves e devolver. (…) A reunião [de quinta-feira] é só para
referendar. Isso virou um mico… (…) O Botafogo vai devolver isso para a
Prefeitura.” – Carlos Augusto Montenegro.
Nota de Mundo Botafogo: Esse tal dinheirão não foi perdido;
na verdade apenas não foi ganho, o que muda radicalmente as coisas. Ah… e quem
manda no Botafogo? Carlos Augusto Montenegro (CAM)? E quanto manda Maurício
Assumpção? E que consideração há para com os sócios? CAM está como gosta:
figura de proa na comunicação social e passando por cima de todos os outros,
seja o presidente do Botafogo, seja Sergio Landau, que no mesmo dia o desmentiu
indiretamente afirmando que nem está em debate tal assunto. CAM desestabilizou
permanentemente a presidência de Bebeto de Freitas, atacou por duas vezes
Maurício Assumpção logo que ocorria um desaire grande, e manteve-se calado
quando o Botafogo ‘emergia’.em vez de solidariamente ajudar na qualidade de conselheiro
(???) do clube. CAM está sempre pronto
para desestabilizar o Botafogo, tal como agora. Em minha opinião, é pernicioso
e uma nódoa negra do nosso clube. Ocorre-me perguntar: Ele é mesmo botafoguense,
ou o Botafogo é tão-somente um dos seus trampolins? Ou como um amigo meu
escreveu na troca de emails entre um grupinho restrito de botafoguenses acerca
da pretensão de CAM em devolver o Engenhão: “Vindo de Montenegro já está
carimbado como mau negócio. Se havia dúvida, o CAM desfez”.
14 comentários:
Prezado Rui,
o modo "estabanado" com que apareceu e como faz suas declarações é no mínimo estranho. Há algo aí e não me cheira na bem. Teria a ver com a Globo?
Torçamos para que a estrela solitária ilumine aqueles outros que devem tomar alguma decisão.
Grande abraço, Marlon
Que cheeeeeeeeeeeeeeeiro que eu sinto...
Acho que a decisão vai depender da ousadia ou cobardia de Maurício Assumpção. Em definitivo vamos ver se ele aprendeu alguma ou nada nestes anos.
Abraços Gloriosos!
Caro Rui Moura, sempre visito este ótimo espaço alvinegro e fiquei super à vontade e lhe peço licença para colocar aqui um tópico que escrevi no canalbotafogo O título é: "OS VENDILHÕES DO TEMPLO" e creio que vai ao encontro do que você vem apontando em relação à devolução do Engenhão. Lá vai :
A cobertura do nosso lindo estádio olímpico está comprometida. A partir daí, o Engenhão (assim como o Templo bíblico) deixa de ser o local sagrado para se tornar lugar de poder e – pior – de negociatas. As tardes e noites de futebol do Botafogo no Engenhão perdem, assim, o caráter místico ou sagrado para se tornarem fonte de subserviência e humilhação. Com isso, alimenta-se uma negociata camuflada, espúria e imoral. A atitude da maioria da torcida, como observado no tópico do Mestre Cunha, repudiando as palavras do sr. Montengro, vem, portanto, em resgate do verdadeiro sentido do espaço destinado à própria redenção do Botafogo.A tradição botafoguense no futuro falará desse episódio como “a expulsão dos vendilhões do Engenhão”. (vendilhão, segundo os dicionários, significa aquele que trafica coisas de ordem moral). Essa é ou não a prática dos vendedores da alma alvinegra? Ainda que apresentem para o público externo o amor pelas coisas do Botafogo, esse sentido foi totalmente deturpado pela interpretação errônea e maldosa de uma situação momentânea de dificuldades (não foi a primeira vez que num momento de crise esse sr. joga gasolina na fogueira).
Os últimos anos nos ensinaram que somos capazes de gerir e fazer juz ao que o extraordinário Bebeto de Freitas, com apoio de vários outros botafoguenses, conseguiu para o clube. Um magnífico estádio. Porém, percebemos o orgulho, a inveja, a raiva e o rancor, os vendilhões do mal que impedem que sejamos todos irmanados no amor ao clube da estrela solitária. Hoje precisamos de alguém que tome do chicote e expulse de vez esses sentimentos que não deixam o Botafogo se reencontrar com seu passado glorioso. Que possamos fazer do Engenhão o templo sagrado, o santuário, o local por
excelência do encontro verdadeiro com as glórias que no futuro certamente virão.
A devolução do Engenhão, se concretizada, ficará marcada na história do Glorioso Alvinegro de General Severiano, como a vitória dos vendilhões do Botafogo...
Rui,
O Sergio Landau levou quatro anos para fechar um contrato Naming Rights. Lembra de quantas vezes disseram que estava por pouco a assinatura?
Desconfio de mais essa!
Se o Montenegro é a favor de algo é sinal que é contra e nocivo ao Botafogo!
Abs e Sds, Botafoguenses!!!
Elramo, esteja à vontade no Mundo Botafogo. Falou bem sobre CAM. gosta de jogar gasolina em cima do fogo. Foi assim que sempre agiu no Botafogo, em especial no boicote permanente a Bebeto de Freitas durante seis anos.
Abraços Gloriosos!
"Se o Montenegro é a favor de algo é sinal que é contra e nocivo ao Botafogo!"
Assino em baixo, Gil.
Abraços Gloriosos!
Caro amigo Rui.
Fiz elogios rasgados ao texto do Elramos em outro sítio e repito? aplaudo efusivamente o que ele escreveu e digo amém. Nada a acrescentar
Que bom vê-lo aqui, Ronau. Tenho imensas saudades das nossas conversas. Está tudo bem consigo?
Abraços Gloriosos!
Caro amigo, tudo bem, mesmo tendo que aturar, contrariadamente, as sandices de nossos cartolas e a falta de escrúpulos de nossos governantes.
É, Ronau, em termos de cartolas e governantes, aqui é assim: sandice dos cartolas e má governação dos políticos. Também estou contrariado com um governo incompetente e com um futebol de cartolas que fazem sempre 'inclinar o campo'...
No próximo jogo quer vá tome uma cerveja por mim (rs).
Abraços Gloriosos!
Rui. A cobertura do Engenhão está comprometida mas não vai desabar. Vi um documentário (Canal 51 aqui em Goiânia) feito se não me engano em 2006 pela National Geographic de como a cobertura foi construída. Vi duas vezes. E até eu que sou psicólogo (conserto tudo no meu sítio) sei que é possível recuperar a estrutura. Bastam mais quatro colunas de sustentação (cada uma das 08 colunas tem 45 mil toneladas de concreto, creio ser isto)com as respectivas tesouras de ligação e pronto. Quatro a cinco meses para ficarem prontas. Três dos quatro setores foram cobertos em 6 meses. Mesmo se demorar 01 ano é preciso relativizar o tempo de uso. Doze anos garantidos e mais 20 na renovação. Cale a boca Montenegro. Loris
PS. Gostaria que o LS Cunha que é engenheiro escrevesse tecnicamente sobre o assunto.
Obrigado, Loris. Vou publicar isso, sublinhando que seria interessante o contributo do Luiz Sérgio Cunha.
Abraços Gloriosos!
Vale lembrar que o contrato prevê 20 anos de concessão não prorrogáveis, sendo necessária outra licitação após esse período, se for interesse da prefeitura. Nada garante que teremos o estádio além de 2027, que pode muito bem voltar ao controle do Estado ou ser cedido a um de nossos rivais. Se por um lado sou contra a devolução do Engenhão agora, me parece que seria muito interessante ao Botafogo planejar ter um estádio próprio, que atenda a todas as suas necessidades, após 2027. Não é caro construir um estádio para cerca de 25-30.000 pessoas, sem cobertura, pista de atletismo, cadeiras etc... O complicado é achar um terreno em um local apropriado e conseguir a permissão para construir. O Engengnhão nos dá 14 anos mais para planejar e angariar fundos para um estádio verdadeiramente próprio.
Porém, Antonio, após 20 anos de uso com a marca Botafogo,dificilmente não ganharíamos uma nova licitação.
Em todo o caso, evidentemente que concordo inteiramente sobre termos um estádio realmente nosso. A dificuldade +e essa que aponta. Um estádio teria que ser construído num sítio apropriado. Será viável tal sítio?
Abraços Gloriosos!
Enviar um comentário