sábado, 6 de abril de 2013

Voz de Pelé



É sempre um grande prazer retornar a General Severiano. Pena que os meus queridos amigos não estão mais aqui. Conversando com o Anderson Silva, comecei a falar de bons jogadores do Botafogo que muitos não chegaram a ver em campo, como Quarentinha, Garrincha, Amarildo, Zagallo, aí comecei a falar em Carlos Alberto Torres, e não parei mais... Falei 10 nomes em apenas um segundo. Botafogo e Santos foram os dois melhores clubes do Brasil. (…) Quando se encontravam, não dava para jogar, nem na Vila Belmiro, nem em General Severiano, tinha que jogar no Maracanã ou estádio grande, pois lotava. Não cabia mais ninguém. (…) Santos e Botafogo viviam viajando por todo o mundo, só faltou jogarmos na lua. E isso o Brasil deve para nós, pois nós fizemos essa promoção do futebol brasileiro.” – Pelé, ex-jogador do Santos e da Seleção Brasileira em visita a General Severiano para gravar um comercial de televisão com o lutador MMA Anderson Silva.

Nota de Mundo Botafogo: São interessantes as declarações de Pelé sobre a importância do Botafogo e do Santos que foram os maiores embaixadores de sempre do futebol brasileiro no estrangeiro. Todavia, quanto aos craques do Botafogo, e especialmente a Garrincha, Pelé nunca elogiou Garrincha como ele merecia. Todos sabemos que o bicampeonato do Brasil em 1958-1962 seria ganho sem Pelé, tal como o de 1970. Efetivamente, os titulares dos ataques brasileiros dessas Copas eram quase todos atletas do Botafogo, e o Santos limitava-se a ter os seus atacantes como reservas – sendo Pelé o único titular, mas por pouco tempo. Isso é claramente espelhado nos dois jogadores eleitos os melhores dessas Copas: Didi em 1958 e Garrincha em 1962. Mesmo assim, Pelé continua a não revelar apreço especial por Garrincha na medida em que afirma: “Conversando com o Anderson Silva, comecei a falar de bons jogadores do Botafogo que muitos não chegaram a ver em campo, como Quarentinha, Garrincha, Amarildo, Zagallo.” Então Garrincha era apenas ‘bom’ jogador?!?!?! Garrincha foi o maior fenómeno do futebol mundial de todos os tempos!!! Pelé continua igual a si próprio: vaidoso, socialmente vulgar e crente de que excecional mesmo só ele. Os grandes homens reconhecem os demais, Pelé, jamais!
. 
Foto: BFR Divulgação

6 comentários:

Gil disse...

Grande Rui!

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

Já viste, Gil? Ele não homenageia Garrincha como deve ser, e em General Severiano ainda lhe dizem: Obrigado!

Abraços Gloriosos!

Unknown disse...

Grande Rui (2)

Ruy Moura disse...

Ronau, em minha opinião, devíamos ser mais assertivos e menos puxa saco quando recebemos figuras públicas de destaque.

Unknown disse...

O Botafogo, já a muito, vem adquirindo a síndrome do cachorro viralata.

Ruy Moura disse...

Exatamente, Ronau! Lá vão os tempos que o Botafogo era cão de raça com alto pedigree.

Apesar disso,vejo algumas possibilidades de progresso, embora isso dependa muito da capacidade e da postura da futura diretoria.

Para já vejo duas coisas muitíssimo melhoradas por via das substituições no departamento médico e no apoio psicológico: a equipa está muito mais confiante e evidencia uma preparação física bem melhor.

Botafogo 3x1 Juventude: CR9, o artista improvável, emerge no Glorioso!

Crédito: Vitor Silva / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo Em um jogo onde a improbabilidade conjunta de acontecimentos f...