terça-feira, 27 de agosto de 2013

Um botafoguense caipira


Blogue Minha Lauda

Algo que há tempos me encafifa é o que teria levado meu sobrinho de 11 anos, uma criança do interior paulista, a torcer para um time carioca – no caso, o Botafogo.

Já ouvi o pequeno Yan falar em nomes de jogadores gringos do clube, como Loco Abreu e Seedorf. Presenciei, mais de uma vez, sua felicidade ao ganhar de presente uma camisa do alvinegro de alguém recém-chegado de viagem. E enfim, pude observá-lo orgulhoso vestindo a estrela solitária no peito.

Só isso, e tudo isso, foi o suficiente para decidir investigar a origem dessa preferência nada comum.

- Olha o que sua irmã me pergunta. Por que eu torço pro Botafogo?, disse ele ao seu pai, depois do questionamento da tia.

Pensei na hora que o pequeno me zombava, mas não liguei, e fui em frente em busca de uma explicação lógica.

Foi aí que Yan começou a falar, e então descobri que além dele colecionar canecas, copos, canetas, e o que mais houver com o emblema do clube carioca, sua escolha está muito mais ligada a um gênio que fez história no Botafogo, morto há 30 anos, aos 49, do que a craques da atualidade.

- Ah, tia, o vô me contou a história do Garrincha, e eu gostei. Ele foi um dos melhores jogadores do Brasil. Ele era melhor que o Pelé, o vô falava. E ele bebia demais também.

Assim como o craque carioca, seu Gilberto, meu pai e avô do pequeno Yan, não está mais nessa terra. Descubro agora que sua influência sobre os netos foi tanta a ponto de deixar entre nós um pequeno botafoguense paulista, cativado pela trajetória do ídolo alvinegro contada pela sua boca.

Em homenagem a seu Gilberto e ao craque das pernas tortas deixo aqui um trecho de uma crônica esportiva de 1958, de Nelson Rodrigues, para agora explicar um pouco desse gênio do nosso futebol: “Garrincha não pensa. Tudo nele se resolve pelo instinto, pelo jato puro e irresistível do instinto. E, por isso mesmo, chega sempre antes, sempre na frente, porque jamais o raciocínio do adversário terá a velocidade genial do seu instinto”.

Sem comentários:

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...