domingo, 13 de setembro de 2020

1964: Taça do Jubileu de Ouro

 
por PEDRO VARANDA

Colaborador do Mundo Botafogo

 

O Botafogo conquistou a Taça do Jubileu de Ouro ao sagrar-se campeão do Torneio Jubileu de Ouro da Associação de Futebol, em La Paz, no dia 15 de março de 1964, vencendo o Boca Juniors (Argentina) após derrotar sucessivamente Banik Ostrava (Checoslováquia), Racing (Uruguai) e The Strongest (Bolívia).

 

Eis a ficha técnica da decisão:

 

BOTAFOGO 2x1 BOCA JUNIORS (Argentina)

» Gols: Gérson, de falta, aos 32’ e Jairzinho, de cabeça, aos 55’ (Botafogo); Sanfilippo 44’ (Boca Juniors)

» Competição: Torneio Jubileu de Ouro da Associação de Futebol de La Paz

» Data: 15.03.1964

» Local: Hernán Siles (La Paz)

» Árbitro: Arturo Ortube

» Disciplina: Expulsão de Silveira (Boca Juniors)

» Botafogo: Manga, Joel, Zé Carlos, Nílton Santos e Rildo; Élton e Gérson; Garrincha, Arlindo, Jairzinho (Amoroso) e Zagallo. Técnico: Zoulo Rabello.

» Boca Juniors: Roma, Simeone, Magdalena, Orlando e Marzoline; Rattin e Silveira; Rulli, Ferreyra (Perez), Sanfilippo e González. Técnico: Aristóbulo Deambrosi.

 

Classificação: BOTAFOGO, 8 pontos; Boca Juniors, 5 pontos; Banik Ostrava, 4 pontos; The Strongest, 3 pontos; Racing de Montevideo, 0 pontos.

 

Fontes: Boletim do Botafogo FR, Jornal do Brasil, Jornal dos Sports e O Globo.

 

Veja a campanha completa em 1964: Botafogo, campeão internacional em La Paz 

2 comentários:

Unknown disse...

Prezado Rui, gostaria de sugerir dois assuntos da historia do futebol do Botafogo: O primeiro seria sobre o craque Arlindo. Por que saiu tão cedo do Botafogo? O Segundo: quais foram a circunstâncias das vendas de Gérson e Paulo César? Saudações Alvinegras.

Ruy Moura disse...

Arlindo era bom, mas naquelas equipes fabulosas do Botafogo, tinha que lutar pela titularidade. Acabou vendidopor um bom preço oferecido por um clube mexicano. Foi para o México e nunca mais voltou a jogar futebol no Brasil, penso eu.

Creio que o Gerson foi simplesmente por dinheiro. As diretorias delapidaram esse dinheiro sabe-se lá para onde... Vender a muita gente e acabamos por ficar sem sede devidoa aos esquemas financeiros. O Gerson deu boa grana...

O Paulo César foi corrido do Botafogo, porque lhe atribuída a derrota de 1971 no Carioca. Com umavantagem de duas vitórias e um empate, o Botafogo parecia ter o campeonato ganho e os adversários aceitavam a superu«ioridade. Então, num jogo, o Paulo Cesar resolveu fazer embaixadinhas humilhando os adversários. E desde aí todos estiveram cointra o Botafogo, tudo começou a correr mal em campo até ao toque final do gol ilegal que deu o título ao Fluminense. PC foi sempre assim... Ainda hoje é arrogante...

Abraços Gloriosos.

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...