segunda-feira, 23 de março de 2009

Pedro Silva rejeita a medalha

.

O árbitro Lucílio Baptista assinalou escandalosamente uma grande penalidade absolutamente inexistente a favor do Benfica na final da Taça da Liga portuguesa, que se revelaria fundamental para o título não ir para o Sporting, conforme merecimento em campo.

No final, aquando do recebimento da medalha de 2º lugar, o brasileiro Pedro Silva atirou a medalha para longe. Parece que ficou todo o mundo escandalizado, mas eu estou escandalizado é com o senhor Lucílio Baptista e com a emudecida Comissão de Arbitragem portuguesa.

Pedro Silva pediu desculpas:

- “Aquilo que aconteceu me prejudicou. Mas sei que não fui correto e tenho de pedir desculpa a todos: colegas, treinadores, ao clube, torcedores e... a Lucílio Baptista. Disse coisas a ele que não se devem dizer. Errar é humano, eu sei, mas aquele erro nos tirou um título. Também sei que a atitude com a medalha não é digna de um profissional, mas estava indignado” – explicou Pedro Silva, em entrevista ao jornal português “Record”.

Os leitores do blogue sabem que sou sereno na generalidade das minhas observações e defendo o civismo desportivo. Porém, não condeno a atitude de Pedro Silva, porque sempre defendi que não se deve levar desaforo para casa e aquele foi o único modo de afirmação de Pedro Silva, impotente perante as incompetências – para não dizer pior – das arbitragens, que são soberanas e não podem ser atacadas do tipo “fomos roubados”, etc. É claro que há clubes que são 'roubados'.

A medalha atirada para longe era dele e ele fez dela o que entendeu que devia fazer. Não feriu ninguém, não ofendeu ninguém, não prejudicou ninguém, ao contrário do que fez o senhor incompetente juiz Lucílio Baptista, que prejudicou uma equipa inteira assinalando uma grande penalidade escandalosamente inexistente. Com disse o treinador do Sporting, o juiz marcou o penalty porque foi a sua vontade - uma bola cortada com o peito e fora da área! Acredito que Paulo Bento tem razão na sua afirmação.

Errar é humano, e haverá sempre erros no desporto. Mas há erros indesculpáveis. Eu admito que um árbitro não veja algo que aconteceu em campo e não assinale a ocorrência, mas não admito que veja uma ocorrência que jamais aconteceu. Aí entra a vontade dele.

Eu faria o que Pedro Silva fez! Mas lamento que o jogador tenha pedido desculpas ao senhor Lucílio Baptista, porque ao Sporting ninguém pediu desculpas, a Pedro Silva o árbitro não pediu desculpas e a Comissão de Arbitragem emudeceu. E, além disso, a taça não será entregue na Galeria dos Leões. E se a atitude do atleta, utilizando as suas próprias palavras, é uma atitude indigna de um profissional de futebol, eu diria que a atitude do juiz é indigna de um profissional de arbitragem.

Assertivo e honrado como sempre, Paulo Bento, treinador do Sporting, manteve hoje as contundentes acusações feitas ao árbitro ontem e não retira uma vírgula do que disse.

12 comentários:

Gil disse...

Amigo Rui,
Tenho certeza que a atitude do PS foi à soma de vários equívocos em todo o campeonato contra o Sporting. Em algum momento o ser humano não agüenta mais tanta injustiça e pede socorro ou demonstra a sua indignação contra aqueles que o prejudicam.
Ontem, fui ao jogo do BOTAFOGO e depois, correndo, fui ver o time da colina (comentei no blog do Snoopy). No segundo tempo o goleiro do time que sempre é beneficiado pelas entidades, aqui no Rio, deu uma entrada criminosa no jogador Edu Pina que teve corte e deslocamento do lóbulo da orelha e problemas na têmpora. Teve que ser levado para um hospital. O juiz viu e não fez nada. A maior parte da imprensa não comentou.
Como conheces o que ocorreu nas decisões passadas, teve um jogo em que certo procurador processou vários profissionais do nosso BOTAFOGO, mesmo sem ter sido apontado pelo juiz de campo. E agora, o que vai acontecer?
Simplesmente nada!

Como dizia o nosso inesquecível João Saldanha, e nesse caso infelizmente, vida que segue.

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Ruy Moura disse...

Foi isso mesmo, Gil. Por conta das injustiças contra o Sporting e também pelos favorecimentos ao Porto e ao Benfica, simultaneamente.

Por exemplo, o Braga está longe da disputa do título porque em duas semanas seguidas foi prejudicado precisamente contra o Porto e o Benfica - e não são só os pontos, mas a moral que é lesada. No jogo contra o Benfica, o Braga perdeu por 1x0 com um gol irregular do Benfica, tendo um gol legal do Braga sido anulado e duas grandes penalidades não assinaladas a seu favor. É mole?...

Saudações Gloriosas!

Tite disse...

Amigo Rui,

Não posso estar mais de acordo com as tuas pensadas palavras.
Mas ainda agora a procissão vai no adro...
Depois da saída do Sporting da Liga de Clubes haverá Reunião da mesma já marcada para amanhã.
Hoje FSF falará no programa da SIC Dia Seguinte o que levará a mais declarações de intenções e outros queixumes.
Por outro lado o Benfica vem agora dizer que o Sporting está a reagir assim porque tem "MAU PERDER".
Será que é assim que se combate "Apitos Dourados, Finais ou Vermelhos"?
Eles nem sequer estavam a ser o alvo da nossa revolta.
Porque não se calam?

Ruy Moura disse...

Benfiquistas são como flamenguistas: uns são abutres e os outros são urubus. Uns têm a preferência dos árbitros, os outros têm árbitros de preferência. O último título nacional dos abutres foi devido a um gol de falta em cima do goleiro do Sporting e agora uma grande penalidade surreal; os dois últimos títulos dos urubus foram no campeonato carioca à custa do árbitro Beltrami e do árbitro Lima Henrique.

Portanto, neste século, os abutres têm um título nacional e uma taça da Liga por favorecimento do apito; o Sporting tem dois títulos nacionais, duas taças de Portugal e duas Supertaças sem favorecimento. Além de um campeonato perdido para o Porto por um gol com a mão do adversário e uma taça da liga agora...

Seremos sempre os melhores, porque os que são 'maiores' são aves que rastejam em cima de cadáveres para se alimentarem. Há quem goste de se alimentar assim... em vez de comer carne limpa... Eu só gosto de carne limpa, de 1ª.

Abraços Leoninos!

Tite disse...

Só tu Rui para me fazeres gargalhar com esta tua comparação de aves de rapina.

Abraços

Fernando Lôpo disse...

Uma coisa importante: o 1º gol do flor contra o Bangu, o gol de empate, SAIU NA 5ª FALTA QUE O FLOR BATEU PRA DENTRO DA ÁREA.

Nosso time é mestre em fazer essas faltinhas cretinas no adversário de costas, no adversário marcado, no adversário sem ter o que fazer com a bola. Leandro, Fahel, juninho, vivem transformando jogadas mortas em lances de extremo perigo.

Demos vários desses contra o flor mas não aproveitaram, pois Thiago "Passo Atrás" Fezes não estava feliz nos cruzamentos.

Espero que isso não se repita no sábado e que a defesa evite as faltas próximas à área.

Fernando Lôpo disse...

Rui, isso varia de temperamento. Tem jogador que "sente" mais esse tipo de coisa e outros que sentem menos.

Está errado o jogador? Claro que sim. mas é preciso relativizar a atitude dele proque o sentimento é de total impotência. Árbitros fazem o que querem e não há nada que se possa falar ou fazer.

É angustiante.

Ruy Moura disse...

Fernando, esse é um problema que, por acaso, não tenho referido, mas que é muito pertinente. Uma dessas 'faltinhas' pode resolver um jogo. Temos que ter cuidado, porque muitas dessas faltas são mesmo bobas.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Fernando, se o mundo fosse sempre certo e etico, é claro que a atitude do PS seria condenável, mas, como diz, nestes casos deve-se relativizar porque a impotência perante o descaramento é fatal. Defendo incondicionalmente a tecnologia no futebol. Eles resistem, ma shão-de ceder um dia. E aí haverá muito mais verdade desportiva.

Abraços Gloriosos!

Leonel Ventorim disse...

Mandou a medalha fora e fez muito bem.
Eu faria o mesmo.

Ruy Moura disse...

Já somos três, Leonel do Chapéu!

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

A verdade é só uma. Tudo o que aqui li são ideias que defendo. Esse blog ganhou um link no meu não só por isso, mas por me ter despertado curiosidade. Quem sabe, o Botafogo não ganha mais um simpatizante deste lado do oceano.

Grande abraço sportinguista!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...