segunda-feira, 16 de março de 2009

Sporting nota 10


O Jornal dos Sports publica, todas as segundas-feiras, uma coluna designada Bola de Portugal. Hoje publicou o seguinte texto:
.
AMOR DE MALANDRO

José Roberto Tedesco
tedesco@jsports.com.br

Não sei se é um povo muito educado ou se, realmente, Portugal é um país de «brandos costumes». Acho que são as duas coisas. Xingam, choram, pintam muros, como sinal de protesto, mas quando a sua equipe entra em campo, tudo é esquecido. Acaba toda a raiva. Parece até «amor de malandro». O «cara» chega tarde em casa, bêbado, com baton nas cuecas e a «Amélia» o recebe de braços abertos.

Tudo isto, para lhes contar, que a torcida do Sporting deu um grande espetáculo no sábado passado. Ela é igual a todas, mas desta vez mostrou grande maturidade. Não consigo imaginar a torcida de um grande clube brasileiro, um destes do Clube dos Treze, por exemplo, ser eliminado de uma Taça Libertadores, a mais importante competição de clubes das Américas, ser eliminado, em dois jogos, pelo placar de 12 a 1. E ser recebido assim.

O Sporting já havia sido derrotado, na primeira partida, por 5 a 0 em seu estádio, em Alvalade. Na terça-feira passada, seguiu para a Alemanha disposto a fazer história. E fez. Tomou de 7 a 1 do Bayern, lá em Munique. A humilhação foi grande, a partida foi transmitida ao vivo para todo o país.

Por aqui, as rádios e as TVs, tem o costume de programas ao vivo, tipo «povo fala» ou «opinião pública». O cara liga e dá o seu recado. Na noite, da pesada derrota, e no dia seguinte, eram só pessoas a falar mal do todo time do Sporting, eram torcedores dos «Leões», e outros só para debochar da desgraça alheia, caso de adeptos do FC Porto e do Benfica. Foram dias de grande tensão para os lados de Alvalade.

Mas veio o sábado passado. Em casa, meio estádio cheio, jogariam Sporting vs Rio Ave pela 22ª rodada do Campeonato Português. Nos alambrados, só faixas de incentivo e palmas quando o time entrou campo. A alegria aumentou quando João Moutinho fez 1 a 0 para o Sporting, aos 22 minutos de jogo, e tudo ficou melhor com o 2 a 0 conseguido pelo brasileiro Rochemback, no último minuto do primeiro tempo. Para culminar a alegria dos torcedores dos Leões, momentos depois, o Benfica era derrotado, no Estádio da Luz, pelo Vitória de Guimarães, por 1 a 0. Com estes resultados, o FC Porto continua na liderança, mas o Sporting agora é o segundo, e o Benfica passou para o terceiro lugar na classificação.

E o Sporting de Braga continua a fazer bonito na Taça da Uefa: empatou a zero com Paris Saint-Germain, no Parque dos Príncipes. Esta quinta-feira joga no Minho, em seu estádio, para decidir quem segue em frente na competição.

Fonte
http://jsports.uol.com.br/portal/processa.php?modulo=montasecao&secao=76&materia=80686

4 comentários:

Tite disse...

Gostei de ler este artigo publicado no Brasil.
E claro que os adeptos extravasaram toda a sua tristeza. Mas como faltam várias jornadas (neste momento 8) para terminar o campeonato, e como a esperança é a última que morre, temos todos que nos unir aos jogadores para, quem sabe, ainda chegar ao 1º lugar se o Porto tiver algum momento de desinspiração.
Este artigo, só vem demonstrar que o artigo da Bola de hoje, sobre afirmações da SAD que justifica as precauções policiais devido a ameaças de morte que terá recebido.
Amigo Rui, acreditas nisso? Eu também não.

Ruy Moura disse...

Tite, não creio também, embora possa admitir a ocorrência, mas em todo caso não acredito que tenha sido algo convicto. Em Portugal não há história de casos de 'morte' por coisas tão banais. Aliás, os casos de morte são raríssimos em qualquer circunstância, e muito especialmente nessa.

No Iraque é que um adepto acabou de matar a tiro um jogador, a partir da arquibancada, porque meteu um gol contra a sua equipa...

Se a moda pega...

Abraços leoninos!

Tite disse...

O meu repúdio pela atitude da Direcção do meu clube é tal que nem acabo a exposição do meu raciocínio
(risos).
No parágrafo...
"Este artigo, só vem demonstrar que o artigo da Bola de hoje, sobre afirmações da SAD que justifica as precauções policiais devido a ameaças de morte que terá recebido, não faz qualquer sentido."
Não é tradição no nosso país nem por outras coisas mais graves quanto mais no futebol.

Abraços amigo Rui

Ruy Moura disse...

Eu percebi... Os botafoguenses também são assim... Aliás, acho que todos os torcedores são assim... Enervam-se demais e... às vezes falam demais e criticam demais... O pior é que outras vezes aceitam demais...

Abraços Leoninos!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...