sábado, 15 de agosto de 2009

15 de Agosto

.

1. No dia 15 de Agosto de 1909 aconteceu a Tragédia da Piedade, na qual perdeu a vida o famoso escritor Euclides da Cunha e, mais tarde, devido a lesões de balas nesse dia, o campeão de 1910, Dinorah de Assis, suicidou-se.

Dilermando Cândido de Assis, aspirante do exército e irmão de Dinorah, jogador do Botafogo Football Club que viria a ser campeão carioca em 1910, perdeu-se de amores em 1905, com apenas 17 anos de idade, por Anna Sólon da Cunha, então com 30 anos, filha do general Sólon Ribeiro e esposa de Euclides da Cunha, engenheiro militar e famoso escritor autor da obra ‘Os Sertões’. O resto da história o leitor pode conferir em Dinorah de Assis, entre o drama e a glória.
.

2. No dia 15 de Agosto de 1910 o Botafogo conquistou o Troféu Interestadual Rio – São Paulo (jogo único) ao vencer o A. A. Palmeiras por 7x2 com gols de Abelardo de Lamare (3), Décio Viccari (3) e Mimi Sodré.

O Botafogo alinhou com Coggin, Edgard Pullen e Dinorah; Juca Couto, Lulú Rocha e Rolando de Lamare; Emmanuel Sodré, Abelardo de Lamare, Décio Viccari, Mimi Sodré e Lauro Sodré.
.


3. No dia 15 de Agosto de 1919 a luxuosa sede do Botafogo de Regatas – projeto de Bahiana & Fortes, conhecido como ‘Palacete Mourisco’ – teve sua pedra fundamental lançada em 1º de Julho de 1919, e foi inaugurada em 15 de Agosto de 1920.

Fontes
Acervo e pesquisas de Rui Moura
Fotos
Charge do jornal Correio da Manhã; equipa de 1910 do Arquivo do Botafogo de futebol e Regatas; Palacete Mourisco do Google Image

6 comentários:

Luis Eduardo Carmo disse...

Rui,

Entre a tragédia e a glória, um dia marcante na história do Botafogo.

Que em 2009 este dia fique marcado pela glória.

Saudações alvinegras!

Ruy Moura disse...

Ainda hoje há quem defenda que Dilermando começou por agir em legítima defesa e que acabou por matar intencionalmente o escritor. Mas, na veradde, foi o escritor que invadiu a casa de Dielrmando, que proferira a sentença de morte e que disparara. Vendo o inocente irmão Dinorah baleado pelo marido da amante, que restava a Dilermando fazer?...

A verdade é que, ao tentar apartar os dois homens - o marido traído e o amante de Anna Solon -, o campeão botafoguense de 1910 acabou por ter que abandonar o futebol devido às balas disparadas pelo escritor contra si, e que iam direitinho para o peito do irmão Dilermando, a quem salvou. A grande vítima não foi o marido traído que invadiu, com o intuito claro do crime, casa alheia. A grande vítima foi Dinorah, que, em minha opinião, foi indiretamente 'assassinado' pelo escritor. Foi a bala na sua coluna que o levou à paralisia e ao suicídio.

Sobre o jogo: não torço tanto pela vitória botafoguense, mas mais por uma exibição que mostre que estamos no campeonato e que não vai ser fácil passar por nós.

Abraços Gloriosos!

Luis Eduardo Carmo disse...

Eu li sua postagem com a história. Concidentemente, já faz alguns dias que estou fazendo, aos poucos, uma montagem de imagens com fotos históricas de equipes botafoguenses. E o Dinorah está lá, à direita, na foto de 1910. Uma história heróica, porém muito triste.

A respeito disso. Por acaso você teria arquivadas as fotos das equipes campeãs? As que tenho foram conseguidas pela internet. A de 1912 é lastimável. A de 1930 não tem a indentificação dos jogadores. E por aí vai.

Quanto ao jogo, o pensamento aqui é o mesmo. Postei um comentário mais triunfalista que o que se passa em minha cabeça. Coisa de torcedor em dia de jogo e empolgado com a mudança de técnico.

Seja como for, acho que o time vai se mostrar muito mais aguerrido que o que vimos durante o campeonato.

Saudações alvinegras!

Ruy Moura disse...

Irei ver, Biriba. Mas acho que também não tenho melhores fotos.

Abraços Gloriosos!

Luis Eduardo Carmo disse...

Obrigado, Rui.

Se pelo menos conseguíssemos identificar os jogadores da razoável foto de 1930, seria muito bom. Foi uma ótima década em termos de conquistas.

SA!

Anónimo disse...

Oi,
A Associação Athletica das Palmeiras foi um dos clubes paulista que apoiou o Botafogo na luta contra a Metropolitana, em 1911.

BOTAFOGO 7 x 2 A. A. PALMEIRAS
Data: 15 / 08 / 1910
Local: Velódromo, São Paulo
Árbitro: Hermann Friesi
Competição: Amistoso (Troféu Interestadual)
Gols: Abelardo de Lamare (3), Décio Viccari (3) e Mimi Sodré p/o Botafogo; M. Andrew e Eurico Mendes p/a A. A. Palmeiras
Botafogo: Coggin, Edgard Pullen e Dinorah; Juca Couto, Lulú Rocha e Rolando de Lamare; Emmanuel Sodré, Abelardo de Lamare, Décio Viccari, Mimi Sodré e Lauro Sodré
A. A. Palmeiras: S. Penteado, Salerno e Urbano; M. Andrew, T. Collet e O. Egydio; Jarbas Fritz, Eurico Mendes, M. Egydio, Raphael Sampaio e Deodoro
Obs: O Botafogo conquistou o Troféu Interestadual
Fonte: Jornal do Commercio

Saudações Alvinegras.

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...