quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Habemus Papa!


O presidente Maurício Assumpção anunciou, há algumas semanas, que Ney Franco era o treinador com o qual queria ir até ao fim do seu mandato. Felizmente que foi pressionado para mudar de ideias. Por um lado é bom, porque o Botafogo precisa de se reconstruir com seriedade. Mas, por outro lado, o presidente mostrou não ter convicções sérias de comando e viver ao sabor das marés (ou a mando de outros...), e muito receio pelas futuras decisões desta diretoria. As súbitas mudanças de atitude deste presidente fazem lembrar as súbitas mudanças de atitude de um certo ex-presidente... Há relação?... Parece-me bem que sim...

Receio um presidente que depois de afirmar que há um plano rigorosamente elaborado, diga – como o fez esta semana – que o Botafogo está em “reformulação constante e diária”... É grave não sabermos o que acontecerá amanhã com o nosso clube, mas este agora parece ser o novo paradigma do presidente após erros sucessivos atrás de erros sucessivos... Mas falemos do novo treinador.

Finalmente sinto-me contente com a forma como o Botafogo foi encarado por terceiros. Ao deixar o Barueri em 5° lugar, em zona de Libertadores, e assumir o Botafogo em 15° lugar e praticamente em zona de degola, Estevam Soares evidenciou que o Botafogo vale a pena, que pode fazer carreira nele e que acredita no futuro do clube. Confesso que a sensação é boa.

Acompanhando o técnico chegam também o auxiliar Gerson Sodré e o preparador físico Lino Fachin.

Estevam Eduardo Lemos Soares nasceu a 10 de Junho de 1956 em Cafelândia (SP). Eis o seu curriculum vitae:

Clubes
1992: Primavera-SP
1993: Internacional de Limeira-SP
1994: ABC-RN
1995: Primavera/SP
1996: Guarani-SP
1997: América-RN
1999: CSA-AL
2000: Ponte Preta-SP
2001: Náutico-PE
2002: Olympic Beyrouth - Líbano
2003: CRB-AL
2003: Gama-DF
2004: Ponte Preta-SP
2004-2005: Palmeiras-SP
2005: São Caetano-SP
2005: Ponte Preta-SP
2006: Coritiba-PR
2006-2007: América-RN
2007: Barueri-SP
2007-2008: Al Ittihad - Arábia Saudita
2008-2009: Portuguesa-SP
2009: Guaratinguetá - SP
2009: Grêmio Barueri - SP
Títulos
1995 - Campeão Paulista Série B1 Primavera/SP
1997 – Campeão Potiguar – América/RN

Estevam Soares mudou excessivamente de clube e não é um consagrado, mas... quem sabe?... A partir de agora é o 'meu' treinador e todos desejamos que quando chegar a sua hora de partir, possa ter colecionado títulos importantes para a sua carreira...
.
Fonte
Dados de carreira colhidos em Globoesporte.com

13 comentários:

Saulo disse...

Eu acredito no Estevam Soares apesar de muita gente dizer que ele fez a maior burrada da vida dele.

Gil disse...

Rui,

Tenho observado as entrevistas do ES e o mesmo demonstra conhecer nosso passado e com muito tesão por estar trabalhando no nosso BOTAFOGO.
Passa muita confiança e segurança nas entrevistas.

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Gil disse...

Rui,

Segue o twitter do nosso novo técnico. No twitter, também, informa o seu site.

http://twitter.com/estevamsoares

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Fernando Gonzaga disse...

estou confiante no trabalho do estevam...o cara vai colocar o clube nos eixos...não vai ter espaço para chinelinhos, nem para panelas...vai jogar quem fizer por merecer e assim deve ser...

abraço!!

Ruy Moura disse...

Acho que nao, Saulo. Penso que foi esperto. O Barueri já está em queda e ele sai melhor deixando-o em quinto lugar. Sai fazendo um brilharete.

E se recuperar o BFR para o meio da tabela, o que nao é difícil, faz outro brilharete. E ganha dupla credibilidade.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

1) Concordo, Gil.

2) Obrigado pela sugestao, mas nao vou seguir o twitter. Nao tenho paciência para isso. E prefiro as interpretaçoes exteriores.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Fernando, a maior esperança que tenho é que ele dê a energia que a equipa nao tem e acabe com as panelinhas. Também espero outro preparo físico, outro treino para goleiros e, se possível, que se entrose com o dpto. médico para saber exatamente o que se passa por lá.

Abraços Gloriosos!

Lorismario disse...

Rui. sedrá que melhoraremos com os cabeças de bagre que temos lá? Lorismario.

Fernando Lôpo disse...

Na verdade o Barueri estava a ponto de se desmanchar e ele sabia disso.

O time sofre com problemas de atrasos nos salários, brigas entre prefeitura e dirigentes, dizem que Thiago Humberto já assinou com o Inter e Fernandinho não joga mais pelo clube. basta ver os resultados do time sem ele para verificar a sua importância.

Além disso, a carreira de Estevam desceu e nunca mais se ergueu desde sua passagem pelo Palmeiras, onde mostrou despreparo psicológico para trabalhar em clube grande.

Parece ter amadurecido e o Botafogo é uma oportunidade de ouro para ele. Pega um elenco fraco, mas que não vai cair, e que até onde se sabe não tem problemas internos.

A tendência é ficarmos estabilizados na faixa da Sulamericana e o grande objetivo do resto do ano tem de ser a competição internacional.

Ruy Moura disse...

É verdade, Loris. Cabeças de bagre. Se a dupla André-Anderson nao fizer melhor agora, teremos um Brasileirao de terror... Desce nao desce... Mas o novo treinador tem a energia que faltam ao Cuca, ao Geninho e ao Ney. Vamos acreditar.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Perfeito, Fernando. Como sempre. A aposta de Estevam é claramente na carreira dele. O Barueri desce, desmancha-se e ele nao é afetado. O BFR sobe, estabiliza na sul-americana e ele brilha duas vezes seguidas. E talvez já com estofo para equipa grande. Talvez...

Seria porque teria tempo para preparar a 'sua' equipa para 2010.

Abraços Gloriosos!

Luis Eduardo Carmo disse...

Rui,

O homem critica nos treinos tudo o que criticamos sem que possamos estar presentes. É uma sensação muito grande de alívio. E de vingança. rs

SA!

Ruy Moura disse...

Isso, Biriba. Mas convém sermos prudentes. Quando o Ney chegou, criticou e emendou todos os erros do Cuca e estivemos 14 jogos sem perder. Eu estava eufórico e escrevi um artigo de rasgado elogio, mas depois...

Mas este parece querer vencer mesmo na vida. Esperemos que sim!

Abraços Gloriosos!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...