quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O Glorioso de 1911 e 1912

.

Abandonos de 1911
O Botafogo Football Club jogava o campeonato carioca numa partida contra o América que “estava sendo disputada num clima de violência e o placar assinalava empate de 1 a 1. Flávio Ramos recebeu entrada violenta de Gabriel de Carvalho e Abelardo De Lamare o aconselhou a revidar, sendo, então, insultado pelo jogador do América. Em resposta, Abelardo De Lamare deu-lhe um bofetão e aí todo mundo brigou. Depois da confusão, o jogo foi reiniciado, sem que o escore de 1 a 1 fosse alterado. O Botafogo ficou solidário com seu jogador e, antes de qualquer decisão da Liga, resolveu retirar-se do campeonato. De fato, Abelardo De Lamare foi suspenso por 1 (um) ano, Adhemaro De Lamare por 6 meses e Gabriel de Carvalho por 30 (trinta) dias! Os dois capitães foram advertidos por não terem tomado medidas para evitar o jogo violento; e censurada a diretoria do Botafogo por não ter agido para evitar o conflito, porque o jogo foi realizado no campo da Rua Voluntários da Pátria (campo do Glorioso Botafogo). Essas penalidades foram aplicadas pela Liga Metropolitana de Sports Athleticos (LMSA).”

“Também em 1911, 9 (nove) jogadores do Fluminense FC abandonaram o clube e fundaram o futebol no CR Flamengo. Foram eles: Alberto Borgerth, Armando de Almeida (Gallo), Emmanuel Augusto Nery, Ernesto Amarante (Zalacain), Gustavo Adolpho de Carvalho, Lawrence Andrews, Orlando Sampaio de Mattos (Bahiano), Othon de Figueiredo Baena e Píndaro de Carvalho Rodrigues.” [Fontes das citações deste subcapítulo: Roberto Mércio (1994)]

A grande diferença entre Botafogo e Fluminense estabeleceu-se definitivamente no ano de 1911: enquanto o Fluminense preferiu perder quase uma equipa inteira para manter a sua influência, o Botafogo abandonou a Liga em solidariedade com um dos seus jogadores – e nenhum dos campeões de 1910 saiu das fileiras do Botafogo!

Botafogo, campeão de 1912

“Associação de Football do Rio de Janeiro – Botafogo, campeão – domingo passado, no campo do Carioca, no Jardim Botânico, encontraram-se pela terceira vez na actual temporada, as equipes do Americano e do Paulistano, para a disputa do campeonato instituído pela Associação.”

“O match, que esteve falho de interesse, terminou pelo empate 0 a 0.”

“Como é sabido, o return, jogado entre aquelles dous clubs, domingo atrazado, e no qual se verificou também um empate de 2 a 2, fôra annullado em conseqüência de irregularidades havidas no desenrolar do match.”

“Marcado novo encontro para domingo último, nelle confirmou-se o equilíbrio dos teams daquelles clubs pelo empate verificado.”

“Esse resultado veio dar ao Botafogo Football Club a victoria do campeonato da Associação. De resto, o Glorioso club alvi-negro seria, certamente, o campeão dessa liga no caso mesmo de que o Americano, ganhando do Paulistano, tivesse de empatar com elle.”

“Continua pois, o Botafogo a manter o seu honroso título de campeão, graça superioridade de seu team, cujos jogadores deram um bella prova de disciplina, demonstraram grande amizade ao club, conservando-se sempre unidos sob o seu laureado pavilhão.”

“Não dispondo de um campo para seus ensaios (General Severiano estava sendo preparado, desde julho), nem uma sede para as suas reuniões, sujeitando-se a jogarem em outros grounds, vendo-se privados de tomarem parte em matches internacionais, impossibilitados de baterem-se em jogos inter-estaduais, apezar de tudo isso os players campeões jamais pensaram em abandonar o seu club acompanhando este na luta aberta contra a Metropolitana e conformando-se com todos os tropessos a que foi levado o Botafogo pela acção de uma Directoria imprevidente.”

“A conducta dos jogadores do Botafogo é bem digna de louvores. A elles, principalmente a elles, deve o campeão carioca o prestígio, o valor, a superioridade com que para o anno reapparecerá ao seu novo, vasto e confortável campo.”

“Aos valorosos campeões de 1912 apresentamos os nossos mais calorosos applausos.”

“O Botafogo venceu o campeonato por um ponto, devido a não ter nenhum empate, e só uma derrota, o que não succedeu aos demais clubs, sendo que o Americano teve uma derrota e um empate.”

“Nos dez matches jogados, o Botafogo marcou, por conseguinte, 18 pontos, sendo secundado pelo Americano 17.”

“A equipe do Botafogo que disputou o campeonato é composta dos seguintes jogadores: José Gonçalves do Couto (Juca), 8 jogos. Rolando de Lamare, 7. Edgard Soares Dutra, 6. Carlos de Pino, 6. Benjamim de Almeida Sodré (Mimi), 6. Lauro de Almeida Sodré Filho, 6. Álvaro Cordeiro da Rocha Werneck, 6. César Gonçalves, 6. Carlos Villaça, 6. Oswaldo de Lamare, 4. Hugh Edgard Pullen, 4. Luiz Martins da Rocha (Lulú), 4. Carlos Martins da Rocha (Carlito), 3. Antônio Soares Dutra, 2. Arthur Cabral, 2. Carlos Hasche, 2. Mário Pinto Guimarães, 2. Antônio de Souza Bandeira, 1. Emmanuel de Almeida Sodré, 1. Eugênio Lopes Rodrigues, 1. Fernando Alexander, 1. Luiz de Paula e Silva, 1. Nilo Rasteiro, 1. Carlos Bittencourt, 1.”

“A estes jogadores serão conferidas medalhas de ouro e ao club Botafogo uma custosa taça de prata.”

“O campeão carioca na disputa do campeonato da Associação fez um total de 41 gols, tendo sido marcado contra si apenas seis.”

“Dous matches deixou de realizar-se, por não ter comparecido ao campo o adversário. O maior e o menor score do Botafogo verificaram-se nos jogos contra o Germânia: 1 a 0 no primeiro encontro e 10 a 0 no return.”

“Benjamim Sodré (Mimi) foi recordman de goals do certame, tendo marcado 12 durante os jogos. Villaça fez 11 goals, seguindo-se os demais: Pino, 6; Oswaldo, 5; Lulú, 3; Rolando, 2; Juca Couto, 1; Mário Pinto, 1.”

“Apezar de não dispor de campo para o seu training regular (General Severiano estava sendo preparado, desde julho), encontram-se os jogadores só por occasião dos matches do campeonato, o Botafogo bateu facilmente todos os seus adversários e realizou uma partida inter-estadual contra o Sport Club Americano, de S. Paulo, dá qual o seu eleven patenteou as suas excellentes qualidades, desenvolvendo um jogo admirável que só não lhe deu a victoria pelo concurso destas duas causas – a falta de sorte e a falta de training.” [Fontes das citações deste subcapítulo: Gazeta de Notícias e Boletins do Botafogo FR]

Pesquisa: Pedro Varanda
Composição: Rui Moura
Fontes: Boletins do Botafogo FR; Jornal Gazeta de Notícias; Roberto Mércio (1994): A História dos Campeonatos Cariocas de Futebol, Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro

3 comentários:

snoopy em p/b disse...

"A grande diferença entre Botafogo e Fluminense estabeleceu-se definitivamente no ano de 1911: enquanto o Fluminense preferiu perder quase uma equipa inteira para manter a sua influência, o Botafogo abandonou a Liga em solidariedade com um dos seus jogadores – e nenhum dos campeões de 1910 saiu das fileiras do Botafogo!"

amigo, o joio foi separado do trigo logo cedo, hein?

parabéns a ti e ao pedro varanda!

abraços

Ruy Moura disse...

Essa é, em minha opinião, a legítima conclusão que se pode retirar das citações resultantes da pesquisa. Tendo as ocorrências do Botafogo e do Fluminense sido tão próximas, mais ainda se realçou, desde logo, onde estava o trigo e onde estava o joio. Ainda hoje os homens feitos e sem encanto estão num lado; os rapazes rebeldes e atraentes estão no outro.

Abraços Gloriosos!

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Snoopy, por poucos anos que tenha um torcedor fluminense, há-de reparar com ele tem um quê de 'velho'; por muitos anos que tenha um torcedor botafoguense, notará que ele tem um quê de 'novo'.

Abraços Gloriosos!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...