quarta-feira, 19 de agosto de 2009

À ‘beira do caos’…


Hoje adormecerei com a tristeza de ver cada vez mais próximo o que se desejava ser um longínquo 2002, devido à incompetência de uma diretoria em geral e de um departamento de futebol inoperante em particular. Que comentar?!... Que dizer?!...

Jogámos no Engenhão e contra um dos grandes candidatos à degola?!...

Afinal, para que serve o Engenhão?!...

Que faz Juninho por ali?!...

Emerson sabe onde por anda a bola?!...

Eduardo deslumbrou-se com as fumaças do seu futebol?!...

Há uma defesa?!...

Jônatas esqueceu-se que ainda é futebolista?!...

Batista?!... ?!... ?!...

E Michael foi contratado para o meio campo ou para a lateral?!...

Há um meio-campo?!...

Victor Simões já jogara futebol antes?!...

André Lima está preocupado com a arquibancada ou com a equipa?!...

Há um ataque?!...

Contrata-se um lateral e escala-se o dito no meio campo?!...

No espaço entre a defesa e o ataque não é suposto haver gente?!...

Quando se tem um jogador a mais não é costume jogar-se pelos extremos?!...

Há uma tática e um padrão de jogo?!... E… já foi mudado o treinador?!...

Não foi o pior desempenho de todo o campeonato?!...

E não há Ney Franco para bode expiatório exclusivo da incapacidade geral… E agora?... E eles pedem torcida no Engenhão?!... Está chegando a hora da torcida ir embora…

***

Nota do Vestiário Alvinegro: “A saída de Ney Franco como um ato isolado não resolverá o problema do Botafogo no Campeonato Brasileiro. Será preciso decisões paralelas.”

Nota do Mundo Botafogo: As decisões para um método radical de contratação de jogadores, para um método moderno de preparação física, para uma mudança de atitude médica, etc., não são precisas no departamento de futebol… Nem a demissão das incompetências que por lá passeiam… Faça-se a fusão do Botafogo com o Fluminense e a soma dos pontos de ambos dá para escapar à segundona… E fazem as pazes após 102 anos de brigas…

***

FICHA TÉCNICA
Botafogo 1x2 Santo André
Gols: André Lima 41’ (Botafogo); Júnior Dutra 4’ e Nunes 15’ (Santo André)
Competição: campeonato brasileiro
Data: 19/08/2009
Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’
Arbitragem: Renato Cardoso da Conceição (MG); Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Janette Mara Arcanjo (MG)
Cartões amarelos: Eduardo, Victor Simões e Batista (Botafogo); Júnior Dutra e Vinícius Orlando (Santo André).
Cartões vermelhos: Vinícius Orlando (Santo André)
Botafogo: Flávio, Emerson, Juninho e Eduardo (Thiaguinho); Alessandro, Leandro Guerreiro, Batista, Jônatas (Reinaldo) e Michael; Victor Simões e André Lima. Técnico: Estevam Soares.
Santo André: Neneca, Vinícius Orlando, Cris e Arthur; Cicinho (Elvis), Fernando, Sidney, Júnior Dutra (Cesinha), Rómulo e Gustavo Nery; Nunes (Malaquias). Técnico: Alexandre Gallo.

20 comentários:

Anónimo disse...

Oi,

Os jogadores do Botafogo parecem mosca de padaria...

São incompetentes a toda prova.

"Gato do Mato" só faz gol em time do interior do Rio.

Assim não dá...

Fernando Lôpo disse...

Botafogo não cai, mas tende a não ser tão tranquilo como eu esperava. É pena porque isso compromete a campanha na Sulamericana.

O problema não era o treinador. Ney Franco assumiu um Coritiba que não vencia há 7 jogos e já bateu o flu no Maracanã (foi um passeio) e hoje conseguiu sua segunda vitória seguida, dessa vez sobre o poderoso Palmeiras.

Se largarem todo o planejamento nas mãos do estevam teremos os mesmos problemas de quando largaram nas mãos do Ney Franco.

Precisamos de um departamento de futebol totalmente profissionalizado e qualificado.

Tem muito ex-jogador se formando por aí em administração esportiva e coisas do gênero. Seria uma boa pesquisar mercado e ver quem é qualificado para a função.

Ruy Moura disse...

Por isso é que ele é 'gato do mato' e não 'pantera da selva'... Muito fraquinho o rapaz, e ainda por cima não compreende as asneiras que faz...

Não há treinador que resista a isto, mas, diga-se também, ainda não tivemos um treinador que assuma posições duras e firmes. Cuca, Geminho eNey foram sempre uns 'molengões'. Este vem de 'faca nos dentes'... Não e preciso; o que é preciso é um treinador esclarecido que potencie as capacidades de cada jogador, sejam quais forem. E nenhum treinador do BFR fez isso ainda. E ontem o ES fez os mesmos erros do Cuca e do Ney. Cada vez mais só há mesmo um Grande treinador brasileiro, dentro e fora do País: o Luxa, queira-se ou não.

Abraços Gloriosos!

Rodrigo Federman disse...

Rui, calma, amigo...
O Botafogo está contratando o grande Maurício, de 19 anos, que nunca disputou uma partida profissional no futebol brasileiro e que estava no time B do Villarreal.
E fico ainda mais tranquilo pq o nosso redondo vice de futebol consultou as estatísticas do jogador no site Soccer Association!
Abs e SA!!!

Anónimo disse...

Rui,

Ontem o Botafogo foi inacreditável!
O Santo André é ridículo!
Perder para um time desses dentro de casa é muito grave.

Náutico, Sport, Flor e ... Nããããããooooooooooo
Nãããããããooooooooooooooooo

Um abraço.

Anónimo disse...

Só o Atlético-Pr pode nos salvar, ou talvez o Vitória, ou talvez o próprio Santo André,...

Estou mais esperançoso na ruindade dos outros do que nas nossas qualidades.

Um abraço.

Ruy Moura disse...

Fernando, uns atacaram sempre, desde o início - intencionalmente e sem razões, a não ser pela 'orfandade' que sentiam do Cuca - o treinador Ney Franco, mesmo com 14 jogos invicto; outros achavam-no o máximo e tudo lhe perdoam; eu mantive-me até há bem pouco tempo na posição intermédia e crítica (como, aliás, é prudente e meu costume). Até porque antes dizia-se que o Cuca não fazia mais por causa da equipa; ora, o Ney fez o mesmo - TG e Vice - com equipas substancialmente inferiores, tendo por isso o mesmo direito a ser ilibado por aqueles que ilibavam o Cuca. Portanto, o Ney e o Cuca equiparam-se, com alguma vantagem para o Ney que, apesar de tudo, é pessoa mais séria do que o manipulador Cuca (viu-se finalmente a cara dele no Flamengo).

No entanto, acho que era tempo de encontrarmos treinadores que não fossem molengões nem fizessem erros de palmatória, como o Cuca e o Ney que nos ocuparam três preciosos anos com conversa mole, apesar das equipas de 2007 e 2008 serem muito boas devido ao investimento feito pelo Bebeto de Freitas.

Por isso eu preferia como treinador ou o do Vasco ou o do Avaí. Veio este, que referi logo nunca se ter fixado como treinador em lado nenhum e não ter curriculum de campeão.

Mas, após o 1º jogo, acalentei esperanças porque escalou dentro das possibilidades e não substituiu mal. E havia esquema tático razoável. Porém, ontem foi um desastre maior do que o Cuca ou o Ney na maioria dos casos. Certo que ainda é preciso acertar as peças, mas o tempo escapa...

Se o E.S. não perceber, JÁ!, que tem que ser radical nas escalações, que tem que dar novas chances ao Wellingtonm, ao Gabriel e até mesmo ao Túlio, por exemplo, então continuaremos com Emerson, Juninho, Fahel, Léo Silva e etc. Aliás, se continuarem para o ano conseguirão estar no lugar: na 2ª divisão com o nosso maltratado Glorioso.

Concordo que foi um enorme erro entregar todo o futebol do Botafogo ao Cuca e depois ao Ney. E vai continuar a ser assim porque há muitos anos que ninguém percebe de futebol no Botafogo. Nem Bebeto, nem Maurício nem quem eles nomearam. Vai ser difícil contruir uma equipa vitoriosa.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Ah... Rodrigo, nesse caso peço desculpa e fico muito mais tranquilo, amigo. Esse Maurício será o Grande Artilheiro de 2009 e, claro, com as estatísticas que o vice do futebol consultou - algumas das quais reportam-se a dois anos atrás - então seremos vice-campeões (e só não avanço para 'campeão' porque as arbitragens não deixariam).

Que tristeza tanta falta de qualidade, tanta incapacidade e, sobretudo, tanto vácuo de aprendizagem que ninguém quer fazer...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

"Estou mais esperançoso na ruindade dos outros do que nas nossas qualidades."

Essa frase é lapidar, Phoquinha!

E que triste é termos que ficar com essas medíocres esperanças!... Merecíamos bem mais...

Creio que para salvarmo-nos da segundona nesta fase adiantada do campeonato (o Ney deveria ter sido demitido após os 4x1 do Goiás para o novo treinador ter mais tempo de ajustamentos), somente uma atitude radical do E.S. sacando pelo menos metade dos titulares da equipa, trabalhar a mente dos mais novos e arrancar pontos na 'raça'. Mas para isso não podemos escalar Emerson, Fahel, Léo Silva, Victor Simões, etc. E Juninho deslocado para o meio do campo, porque na zaga entregará tudo até final do campeonato. Se este treinador não mostrar 'raça' e não for capaz de colocar a equipa em sentido, estaremos perdidos. Porque pelo que vi ontem tecnicamente dele, parece que só a 'raça' dele e dos jogadores poderá safar este grupo medíocre, incapacitado e, sobretudo, mentalmente atrasado a jogar.

Ainda bem que vou outra vez de férias! E desta vez vou para o deserto do sahara, que é mais distante ainda da absoluta 'não qualidade' destes homens ineptos com quem perdemos o nosso precioso tempo de botafoguenses honrados.

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Muito triste. O Botafogo precisava de um reformulação já no começo do campeonato masdiretoria preferiu empurrar com a barriga até o insustentável. Temo que tomaram uma atitude tarde demais. Agora o técnico não tem tempo para treinar e daqui a pouco nem para contratar.

Patrick Dias

Ruy Moura disse...

"Mas a diretoria preferiu empurrar com a barriga até o insustentável. Temo que tomaram uma atitude tarde demais. Agora o técnico não tem tempo para treinar e daqui a pouco nem para contratar."

Exatamente, Patrick!!! Avisei, inclusive o presidente, mas não respondeu sequer ao meu apelo privado...

Abraços Gloriosos!

snoopy em p/b disse...

a mudança de treinador por si só não mudará a situação do time.
assim como não podemos esperar que o treinador que chegue faça milagres logo de cara, vendo seus dois zagueiros em campo entregando o jogo.

cara, como é difícil torcer para o botafogo!!!

abraço

Ruy Moura disse...

Fartei-me de dizer, Snoopy. O Ney também foi produto da incapacidade da diretoria. Se tudo o resto funcionasse bem, o Ney - mesmo com os seus erros - conseguia sucesso. Pelo menos teria sido campeão carioca, mas a diretoria decidiu ir almoçar com um senhor chamado Kleber... Assim não há treinador que resista.

O pior de tudo é nesta altura do campeonato, a única chance é mesmo uma tirada de 'raça' do E.S. para cima destes perebas.

Não há quem possa ter sucesso com tais perebas. Nem Ney, Nem E.S., nem ninguém. Resta o treinador radicalizar para não irmos para a 2ª duvisão. E é só.

Podes voltar a contar os pontos no teu blogue...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Alguém estará oferecendo alguma coisa a alguém para acontecer o que está acontecendo?...

Abraços Gloriosos!

snoopy em p/b disse...

amigo,
que absurdo sua última pergunta...
está suspeitando de algo? hehehe

Ruy Moura disse...

Pois é, Snoopy... Acho que estou suspeitando que há suspeitos sobre coisas suspeitas e que suspeitamente acontecem com alguma suspeição...

Que tristeza este Botafogo. Às tantas até o anormal do Flávio Prado tem razão: "Timeco pequenino", "Baba de time", "Vivem do passado" - porque o presente envergonha.

Eu acho que o senhor Maurício 'Omissão' devia renunciar. É que os clientes da sua cadeira de dentista podem vir a fazer uma associação entre o seu desempenho no Botafogo e o desempenho na sua profissão...

Abraços Gloriosos!

Luis Eduardo Carmo disse...

Rui,

Como presidente de um clube de futebol profissional Maurício Assumpção se parece com um mau dentista. O Botafogo está pior do que uma boca banguela, já que uma boa prótese dá jeito nesta e um dentista não serve para aquele.

O jogo de ontem foi um horror, mas a nova equipe ainda não teve tempo para fazer mudanças.

Concordo que se continuarmos insistindo com os jogadores dos empresários mais influentes vamos nos afundar cada vez mais.

Veremos como será contra o Curíntia.

SA!

Ruy Moura disse...

Biriba, o seu sono foi embora novamente, não foi?... O Botafogo nunca sossega... Está na 'massa do sangue'... Quando tudo estiver bem, alguém há-de arrumar um 'trinta e um'... Também gosto de agitação, dinâmica e originalidade, mas não em sistema de bagunça e sim em sistema de criatividade... E isso não temos...

Abraços Gloriosos!

Luis Eduardo Carmo disse...

Realmente meu sono voltou ao seu nível normal ao ver que o jogo de palavras-cruzadas mais uma vez levou uma sacudidela. E das fortes.

Não dá pra dormir em serviço. A atual gestão do Botafogo não tem capacidade pra criar uma sensação de segurança suficientmente estável ou durável, pra que uma atmosfera paternalista possa convidar os torcedores à letargia.

Tanto melhor.

SA!

Ruy Moura disse...

Eu diria que entre 8 e 80, o nível de stress deveria andar pelos 60. É que com tantas oscilações e sempre em confusão a 80 ainda temos uma paragem cardíaca e lá se vão mais dois torcedores botafoguenses p'ro brejo...

Abraços Gloriosos!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...