terça-feira, 4 de agosto de 2009

Tudo começou em 1907…


A vontade de prejudicar o Botafogo começou muito antes dos ‘grandes’ Flamengo e Vasco da Gama começarem a jogar futebol. Ainda só existia o Fluminense, o Bangu e o América, assim como outros clubes desaparecidos, quando o Fluminense tentou sonegar ao Botafogo o seu primeiro título legítimo em 1907, no campeonato carioca da 1ª divisão.

Essa história é bem conhecida. Menos conhecida é a história ocorrida com os segundos quadros nesse mesmo ano, que não conseguiu impedir que fossemos bicampeões cariocas da categoria (1906-1907).

No dia 19 de maio de 1907 ocorreu na Rua Guanabara o jogo Botafogo 0x0 América, pelo campeonato de 2ºos quadros, que foi cancelado pela Liga Metropolitana. O América saiu da Liga contrariado com a punição que a Metropolitana impôs ao seu player Amílcar Teixeira Pinto, suspenso por quatro jogos. As partidas do América foram canceladas. O Bangu também já havia saído da Metropolitana. (Fonte: Jornal do Brasil).

Entretanto, a situação agravou-se com o jogo entre Botafogo x Riachuelo, ocorrido a 16 de junho na Rua Magalhães Castro.

Versão do Botafogo: O árbitro escalado Ary Werneck não compareceu. O substituto indicado pelo representante da Liga foi Porthos Duque Estrada, do Fluminense, que não aceitou arbitrar, só se fosse um friendly – diz. Então, Riachuelo e Botafogo de comum acordo se enfrentaram amistosamente com vitória do Riachuelo por 1 a 0. Posteriormente o Riachuelo ganhou os pontos na Liga Metropolitana, e esta, ainda, negando seguimento ao nosso recurso! O que foi um absurdo! Vários protestos foram enviados para a Liga e redações de periódicos.

Versão da Gazeta de Notícias e do Jornal do Brasil: O árbitro escalado Ary Werneck não compareceu. O substituto indicado pelo representante da Liga foi Porthos Duque Estrada, do Fluminense, que não aceitou arbitrar, só se fosse um friendly – diz. Outra fonte, que escreveu para Gazeta de Notícias, informou que foi o Botafogo que não aceitou a indicação do árbitro substituto para a partida oficial, retirando-se de campo. Então, Riachuelo e Botafogo de comum acordo se enfrentaram amistosamente com vitória do Riachuelo por 1 a 0 (fonte: Jornal do Brasil). Posteriormente o Riachuelo requereu e ganhou os pontos na Liga Metropolitana (o Conselho de Julgadores da Liga deu razão ao Riachuelo). E este Conselho, ainda, negando seguimento ao nosso recurso! O que foi um absurdo! Vários protestos foram enviados para a Liga e redações de periódicos.

Pergunta-se, então: Por que é que o Riachuelo ganhou os pontos? O clube verde e branco requereu os pontos alegando que Álvaro Werneck estava sem condição de jogo, porque só teria se ao menos tivesse deixado de jogar três vezes consecutivas pelo 1° time do Botafogo, o que não aconteceu. No entender da Liga, aquela partida vencida pelo Riachuelo (1 a 0), foi match-training, mas no entender do Conselho o Botafogo desistiu do confronto perdendo por WO (Walk-Over).

Vícios novos, vícios velhos…

Pesquisa: Pedro Varanda
Texto de Rui Moura (Mundo Botafogo)
Fontes: Gazeta de Notícias e Jornal do Brasil

11 comentários:

Wilson Oliveira disse...

Como vai, meu amigo Rui?

Realmente fica complicado entender essas manobras. Mas eu acredito, existindo esse lado podre do futebol que antigamente era bem pior. Não havia nenhuma fiscalização e era mais dificil contestar pois as pessoas tinham menos acesso as informações.

Lá no meu blog, fiz um post sobre o Botafogo e o Engenhão. Gostaria de contar com a sua opinião e dos demais amigos botafoguenses.

Um grande abraço!

Anónimo disse...

Prezado Rui por favor por motivo ignorado perdi seu endereço - por favor me remeta assim que puder - grato - quanto ao artigo de hoje resta apenas saber que a mais de 100 anos somos como direi para não ser agressivo - ROUBADOS ESCANDALOSAMENTE - mas somos BOTAFOGUENSES e suportamos tudo isso - SAUDAÇÕES ALVINEGRAS - MARCOS VENICIUS - mvdocsp@hotmail.com

Ruy Moura disse...

Estimado amigo Wilson, com todo o respeito e consideração que tenho por si (e é muita), não concordo. E não concordo, sobretudo, porque - e creio que discordamos nisso - o seu Flamengo é constantemente, consecutivamente e escandalosamente favorecido por 'erros básicos' de arbitragens. Antigamente não era assim. Sabe porque é que o Botafogo foi sempre campeão quando merecia?... Porque quem arbitrava finais eram o Mario Vianna e o Gama Malcher. Este, inclusivamente, foi surrado por torcedores e foi parar ao hospital por ser... imparcial!!!

Hoje, meu amigo, os homens do apito chamam-se Djalma Beltrami, Marcelo Lima Henrique e mais não sei quantos flamenguistas que agem como agem. Por isso o seu Flamengo é INJUSTAMENTE tricampeão carioca e o Botafogo é injustamente tri-vice. Acho aterrorizantes as arbitragens. Se o meu BFR ganhasse como o seu CRF, eu desligava-me lentamente do futebol. Destesto ganhar seja o que for sem mérito. Eu sou daquelas pessoas que NUNCA JOGA NA LOTERIA. Vivo bem, mas tudo que ganhei foi com trabalho e com recibos passados. Gosto de ganhar limpo e de viver limpo. Mas o seu Flamengo escolheu a desonra de nunca conseguir ser campeão nos últimos anos sem erros de arbitragens. O seu Flamengo parece que quer ganhar à força e, por isso, perdi todo o respeito por todos aqueles que permitem que o CRF ganhe à força e por todos os seus torcedores que ACEITAM COMEMORAR TÍTULOS GANHOS À FORÇA.

Por isso, meu amigo, comecei a não perdoar ao Flamengo, e só escrevo o nome do clube por respeito a si, porque para mim, enquanto ganharem deste modo são simples 'urubus' - não invejo a herança que o Henfil vos deixou.

Por ter começado a não respeitar o Flamengo ao fim de tantos anos de não lhe querer nenhum mal, deixei de comentar nos blogues dos flamenguistas, porque eu não tenho duas caras, e se comentasse no seu blogue seria incisivo, e não acho que tenha direito de ir ao seu espaço falar mal daquilo que você gosta, ao contrário de muitos flamenguistas execráveis que vêm aqui xingar quando o BFR perde. Eu tive sempre o cuidado de não comentar no seu blogue - e noutros de flamenguistas - a seguir às 'derrocadas' do Flamengo. Não vivo de xingamento, mas os flamenguistas que vêm aqui xingar vivem dessa pequeneza e dessa sub-humanidade. Sabe quando comentam?... Quando o BFR perde...

Sobre a sua postagem, eu já a tinha lido (porque eu leio o seu blogue). Sucede que acho o artigo 'perigoso'. De um lado, você realça o estádio e a necessidade do Botafogo torná-lo o sua casa; doutro lado, ao dizer que o BFR ainda não tomou a casa como sua (e é verdade, sem dúvida, e infelizmente), você está abrindo espaço (admito que sem querer) para introduzir a ideia dos flamenguistas que querem retirar esse espaço ao BFR. Isto é, os flamenguistas acham que se gerissem o estádio, podiam enchê-lo e aproveitá-lo. É?... Então porque não concorreram à licitação?...

Não me leve a mal. Mas já não suporto a lógica primitiva do seu clube. Claro que isso não impede que ache absurdas e de natureza anti-universal as declarações de pessoas responsáveis como o treinador do Goiás. Mas também lhe digo que é a torcida do Flamengo que provoca ódios, raivas, indiferenças e desprezos.

Peço-lhe desculpa pela vivacidade dos meus argumentos, mas este blogue não é como outros blogues botafoguenses que contemporizam com flamenguistas e seus argumentos, e que até brincam com coisas sérias para não parecerem socialmente 'bichos do mato'.

Prefiro ser bicho da mato, porque este blogue é preto e branco por dentro e por fora, no meio e nas pontas, em cima e em baixo... A alternativa era não lhe responder, mas isso eu não podia fazer porque gosto de si, apenas desprezo o seu clube. Peço desculpa por isso.

Saudações Gloriosas!

Ruy Moura disse...

Amigão Marcos, qual endereço?... O da residência?... Ou o do e-mail?...

Abraços Gloriosos!

Saulo disse...

Não é porque sou botafoguense, mas nós samos prejudicados e muito e o pior é que nem temos o direito de reclamar que logo samos chamados de chorões.

Ruy Moura disse...

É isso, Saulo. Os urubus querem descarregar as suas enormes frustrações dos grandes micos de 2007 e 2008 em cima de nós. Não lhes basta ganharem desonradamente os campeonatos cariocas e ainda propagandeiam que somos chorões. Mas eu é que os vi chorar feitos bobocas quando foram eliminados por duas vezes seguidas da Libertadores e perderam outros jogos que pensavam garantidos. São chorões e vulgares.

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Oi, Rui.

Segue duas fichas técnicas dos segundos quadros (segundos times):

BOTAFOGO 3 x 1 FLUMINENSE
Data: 22 / 09 / 1907
Local: Rua Guanabara, Rio de Janeiro
Árbitro: C. Riether
Competição: Campeonato Carioca (2° Quadro)
Gols: Cramer e O. Macedo (1° tempo); Henrique Teixeira e Ricardo Rego (2° tempo)
Botafogo: Coggin, Jorge Portella e Antônio T. Rodrigues; Ricardo Rego, Viveiros de Castro e Zingo; Júlio Werneck, Henrique Teixeira, Cyro Pereira, Arthur César e Cramer
Fluminense: Coimbra, Athos Duque Estrada e A. Macedo; C. Macedo, Porthos Duque Estrada e E. Martins; T. Aranha, A. de Castro, O. Macedo, Lafayette e D. Fox
Fonte: Jornal do Brasil

BOTAFOGO 3 x 0 A.A. INTERNACIONAL
Data: 29 / 09 / 1907
Local: Rua Guanabara, Rio de Janeiro
Árbitro: J. Bardsley
Competição: Campeonato Carioca (2° Quadro)
Gols: Viveiros de Castro, Cramer e Rolando de Lamare (todos no 2° tempo)
Botafogo: Coggin, Jorge Portella e Antônio T. Rodrigues; Ricardo Rego, Viveiros de Castro e Zingo; Júlio Werneck, Henrique Teixeira, Rolando de Lamare, Arthur César e Cramer
A.A. Internacional: Ary Werneck, C. Vianna e E. Paranhos; Botafogo Muniz, C. Paranhos e O. Silva; A. Gomes, P. Ribeiro, R. Gomes, V. Crespo e S. Netto
Obs: O Botafogo conquistou o bicampeonato da Caxambu Cup.
Fontes: Jornal do Brasil e Jornal do Commercio

Saudações Botafoguenses.

Ruy Moura disse...

Vou de férias uns dias, Pedro. Quando vier torno a rever as coisas que mandou. Entretanto, vou publicando algumas pesquisas suas.

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Boas férias e obrigado. E que o nosso BFR tenha melhores resultados.

Saudações Botafoguenses.

Anónimo disse...

Boa noite.

LIGA METROPOLITANA
A Liga Metropolitana, em sessão última, resolveu, entre outras matérias do expediente, não tomar conhecimento do “recurso” pedido pelo B.F.C., relativo ao “match” de 16 corrente entre aquelle club e o Riachuelo F. Club.
Approvaram a negação do recurso os Srs. Directores R. Gomes, Tatam, F. Frias e A. Miranda, não tendo votado o Sr. Pinto.
Fonte: O Paiz, de 30-06-1907.

SBI.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...