quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Quem manda no BFR, realmente?...

.

Os leitores deste blogue responderam à pergunta sobre quem manda no BFR, realmente. A enquete decorreu entre 30/07 e 19/08/2009 e votaram 220 leitores.

Os resultados foram os seguintes:

» C. A. Montenegro: 24 (11%)
» Cláudio Good: 12 (5%)
» Manoel Renha: 03 (1%)
» Maurício Assumpção: 50 (23%)
» Mauro Ney Palmeiro: 05 (2%)
» Kleber Leite: 18 (8%)
» Pato Donald: 46 (21%)
» Outro qualquer: 04 (2%)
» Ninguém: 58 (27%)

Quando bolei esta enquete pensei num modo de torná-la simultaneamente séria e humorística; ‘séria’ porque em se tratando de Botafogo a coisa para mim é séria; ‘humorística’ porque as práticas, as atitudes e os comportamentos da nossa diretoria e de outros colaboradores é simplesmente hilariante.

O resultado da ‘miscelânea’ que fiz entre a ‘seriedade’ e o ‘humorismo’ revelou o que a maioria de nós pensa sobre o vazio que é hoje o poder botafoguense em termos de visibilidade externa.

Realmente, a opção ‘Ninguém’ (27%) vence à frente do próprio presidente Maurício Assumpção (23%) e, a seguir, encontra-se a opção ‘Pato Donald’ (21%). Isto é, ‘Ninguém’ e o ‘Pato Donald’ obtêm praticamente metade dos votos (48%) e fazem uma coligação vencedora. O que é desesperante em se tratando do maior clube brasileiro de futebol em termos de geração de craques para a seleção nacional e de campeões do mundo.

Seguem-se a opção ‘C. A. Montenegro’ (11%) e ‘Kleber Leite’ (8%), as quais são bem votadas e merecem alguma atenção. Montenegro tem sido o homem que nunca se calou quando se tratava de detonar a equipa e afrontar Bebeto de Freitas, mantendo-se agora calado quando há uma diretoria lançada por ele e o regresso de Ney Palmeiro à primeira linha do clube. A opção do flamenguista não é ‘séria’, mas também não se deve desconsiderar, sobretudo levando em conta um almoço que teve com dirigentes do Botafogo antes das nossas ’pífias’ atuações nas finais do campeonato carioca e as ligações empresariais que existem.

Se somarmos as últimas quatro opções num grupo e as cinco primeiras noutro grupo, teremos que a opção ‘humorística’ vence folgadamente a opção ‘seriedade’ por 58% contra 42%, revelando que a maioria de nós não leva a sério as práticas, as atitudes e os comportamentos desta diretoria.

Após vacilar, optei por votar numa opção ‘seriedade’ e a minha escolha relaciona-se muito com o súbito e prolongado silêncio de Montenegro e pelo regresso de Mauro Ney Palmeiro logo a seguir às eleições. Maurício Assumpção revela, na imagem, uma profunda ligação a ambos e reforça-se ladeado por Antonio Carlos Mantuano e Luiz Eduardo Miranda. Faltará mais alguém?... Ah… sim… talvez José Luiz Rolim. Aliás, Maurício Assumpção tomou posse ao lado desta gente e continua a reforçar tão 'excelsas' amizades durante – como sublinha o blogue Movimento Carlito Rocha – as “festinhas à la lions club”. Por isso a minha escolha sobre quem manda realmente no Botafogo recaiu em Carlos Augusto Montenegro (‘y sus muchachos’). Infelizmente…

Um clube sem uma diretoria capaz de liderar um projeto estratégico ambicioso e de gerar uma nova visão, nunca será mais do que aquilo que já é.

Foto: AGIF PRESS

9 comentários:

PEDRIN disse...

Na mosca! Acertou em cheio, meu caro. Isso é assustador para o futuro sustentável do Botafogo, pois o Sr. montenegro está na origem da dívida monstruosa e no seu crescimento pavoroso que aflige as finanças do nosso querido glorioso. Depois dele vieram rolim, mauro ney e aí já se viu, né? Querer profissionalismo com o atual presidente, filhote direto da trinca citada acima, é sonhar um sonho de verão!
Só espero que neste difícil brasileirão tudo termine bem, com o clube se mantendo na primeira divisão.

Ruy Moura disse...

Pedrin, o bebeto não se pode candidatar em 2011?!...

Eu sei que ele não quereria, mas é pena. O Bebeto não entende nada de futebol, mas tem a grandeza de um líder (mesmo com os seus defeitos). À exceção do chororô em que infelizmente participou com o o Cuca e o Túlio, nunca o ouvi dizer os disparates horrendos que o BFR de hoje diz.

Estou cada vez mais satisfeito com o Balanço que fiz do seu mandato e que publiquei no Arena Alvinegra após a sua saída.

Abraços Gloriosos!

snoopy em p/b disse...

rui,
eu votei no kléber leite, não sei se pensando na influência de sua empresa de publicidade ou se pensando no fato de que, ao comprarmos artigos oficiais do botafogo, o nome do fra vem na nota.
talvez, também, por causa do nefasto almoço.
mas a escolha cairia bem também no montenegro....

PEDRIN disse...

Caro Rui Moura,
Uma das coisas que mais me incomodaram na assunção do Maurício Assunção (é só um trocadilho infame) ao cargo máximo de Presidente do imortal Botafogo, foi que ele não honrou a palavra empenhada. A outra, foi de não aproveitar a capacidade, o conhecimento, a expertise do Bebeto de Freitas para ser Presidente da Cia Botafogo. Remunerado evidentemente. Um homem que não honra a palavra dada nos deixa em dúvidas em relação ao seu caráter. Além disso, aquele que não consegue enxergar potencialidades nas pessoas que poderiam lhe ajudar nos deixa em dúvidas em relação à sua grandeza e competência.
Acho que a hora do Bebeto já passou e a de sua volta, ainda não chegou!
Talvez, em 2011. Quem sabe?

Ruy Moura disse...

Snoopy, eu acho que estas respostas são bem possíveis na atual situação botafoguense: Montenegro, Kleber Leite, Pato Donald e... Ninguém. Se eu votasse na hipótese 'humorística' talvez escolhesse, entre estes três últimos, o Pato Donald. É que o Pato Donald é tonto, incapaz, improdutivo, desleixado, etc.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Pedrin, a promessa de Maurício começou logo por ser alterada na prática antes de ser eleito e ele deu a outros certos lugares já prometidos A pessoas próximas do MCR. Daí ter havido a ruptura na lista, e ainda hoje estou convencido que pode ser feito 'impeachment' por causa das condições de substituição da lista candidata às eleições. Os adversários conseguiranm tudo e o MCR, que foi politicamente inocente, perdeu em toda a linha, infelizmente.

Mas o Pedro acha que foi o líder da lista que decidiu aquilo?... Ou que foi instigado por alguém politicamente mais matreiro e que pretendia justamente alcançar o resultado obtido?... Desde o início, bem vistas as coisas, a diretoria ficou entregue a quem nós sabemos. Daí que fosse impossível considerar-se o contributo de Bebeto, porque a candidatura de Maurício tem origem nos adversários de Bebeto. E em seis anos o que se pretendeu foi sempre boicotar Bebeto de Freitas.

Certas pessoas fizeram tanto mal e tanta pressão sobre o Bebeto que ele acabou por sair precipitadamente. A torcida, que ignora o que se passou, ainda tomou partido contra Bebeto. Mas a história ridícula do broche mostrou à evidência que o que se queria era 'enxovalhar' o Bebeto, 'destruí-lo' socialmente, mesmo à custa do prejuízo da imagem pública do Botafogo. E isso eu nunca aceitarei. Quem não colocar em primeiro lugar o Botafogo tem o meu combate eterno! E Bebeto - apesar de certas falhas - punha o BFR à frente de muita coisa, ao contrário de certas pessoas.

Sempre disse que não sou Bebetista, porque o que sou realmente é Botafoguista, mas para mim o Bebeto foi o que de melhor passou pela presidência do BFR nas últimas décadas. Mesmo sem saber de futebol e com uma gestão amadora, mas isso parece que é comum no Botafogo...

Creio que Bebeto não regressará, porque não se predispõe a aturar mais tanta disputa política à margem dos reais interessses do Botafogo.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Pedrin, além de quererem denegrir o Bebeto com a história do broche (ele pode ter culpa no extravio, mas isso não deve ser motivo para discussão em praça pública), ainda pretenderem que ele foi um traidor ao ir para o Atlético Mneiro. Puro disparate por várias razões.

1) Bebeto já fora antes funcionário do CAM por duas vezes;

2) Pode-se ser funcionário de outro clube se a pessoa tiver lealdade no cargo;

3) Bebeto precisa trabalhar para viver, ao contrário de outros;

4) Bebeto é amigo íntimo do presidente do CAM;

5) Bebeto não foi presidente da Cia. Botafogo por não querer, mas porque não o deixariam ser.

Abraços Gloriosos!

Luis Eduardo Carmo disse...

Rui,

Estes senhores que estão na foto não deveriam nem ter acesso à sede.

O comando atual do Botafogo é lamentável.

E concordo plenamente que o Bebeto fez a melhor gestão em décadas. Uma injustiça o que fizeram com a sua imagem.

Agora o que temos? Um despreparado cercado de figuras asquerosas e igualmente despreparadas.

SA!

Ruy Moura disse...

Lamentável, lastimável, deplorável, miserável e detestável.

Se Maurício 'Omissão' não arrumar maneira de destituir André Silva e Anderson Barros, o fundo não terá fundo, a vergonha há-de emigrar, o despudor há-de alastrar, o vale-tudo há-de imperar.

Mas acho que André Silva, que confessa não perceber nada de futebol, e Cláudio Good, que confessa não saber que as contas estavam tão más, são para ficarem de pedra e cal.

De pedra e cal mesmo que alguém como o JIM diga que quer um "Vice Presidente de Futebol que entenda mais de futebol do que de coca-colas, hamburgers e cachorros quentes".

Abraços Gloriosos!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...